Minimalismo

Viver Sem Pressa: ensinando com leveza, disciplina e liberdade

Hoje gostaria de trazer um texto que foi escrito pelo Renato, do Reminiscências.

Alguns de vocês devem lembrar de um comentário que ele escreveu em um dos meus textos, que acabou originando este post aqui: A vantagem de aliar a jornada FIRE com o minimalismo.

Há algumas semanas, ele publicou um texto sobre o meu blog, e eu gostei tanto que gostaria de compartilhar aqui com vocês.

Viver sem Pressa: ensinando com leveza, disciplina e liberdade – Blog Reminiscências

Viver sem pressa é um site que acompanho e defino como “despretensiosamente revolucionário”, sobre a jornada e descobertas de Yuka, a autora. O site gira principalmente torno de dois temas, entre outros:

  • minimalismo, apresentado pela autora como uma ferramenta para se livrar dos excessos e se concentrar no que é realmente importante para alcançar a realização pessoal, liberdade e felicidade
  • FIRE, um termo em inglês usado para se referir à busca por independência financeira e aposentadoria antecipada, através de economias e investimentos.

Esse foco no que realmente importa diz muito sobre a visão de minimalismo e independência econômica da autora. Apesar de dar muita atenção aos dois temas e estudar ambos com profundidade ela sempre deixa claro que ambos são ferramentas: meios para alcançar uma vida mais feliz.

Enquanto alguns autores apresentam suas jornadas como épicos cheios de riscos e sacrifícios, Yuka apresenta seus pontos com leveza: como escolhas, decisões que tem custos e benefícios. Ela aceita que independência financeira é um objetivo que não será alcançado rápido. Uma vez lhe disse que sua abordagem é como uma maratona, ela escolheu um objetivo e definiu um ritmo confortável, porém constante e determinado. Essa disciplina suave é outro dos seus diferenciais.

De forma sutil e magistral ela também alinhou o minimalismo e a independência financeira, uma estratégia que faz com que os dois temas se complementem, o que fica bem visível em seu texto sobre como quem precisa de menos pode ser mais rico do que quem tem mais. Ela também evita as armadilhas da nossa sociedade consumista ao refletir sobre a diferença entre ser rico e parecer rico.

Um reflexo dessa estratégia inteligente foi o foco nos pequenos prazeres. Eles são pequenos, baratos e ótimos para diferenciar a alegria da euforia. O que também reflete seu desapego com questões de ego e status. Eu sempre achei divertido observar é como a autora é discreta. Especialmente para esses tempos narcisistas de influencers, coaches e outras criaturas de redes sociais.

Ainda que apresente muito de sua visão pessoal e escolhas de vida, Yuka nunca fala seu nome completo ou sequer a cidade onde mora. Alguns poderiam considerar isso uma estratégia de marketing para criar mistério, mas a forma discreta como esses dados não são apresentados me parece ter tudo haver com seu foco: falar sobre as ideias e experiências que realmente importam, mais do que despertar a indevida curiosidade do leitor sobre sua identidade.

No entanto, essa leveza com que ela encara a vida não foi resultado de uma vida fácil ou despreocupada, mas de uma escolha consciente. Apesar de assumir já ter sofrido violência, se divorciado e até mesmo sofrido crises de pânico, ela não escondeu, enfeitou ou se abateu por isso. Em O que você faz com as pedras do seu caminho ela fala como esses problemas a influenciaram e nas mudanças que precisou fazer. Yuka também fala sobre suas crises de ansiedade e como aprendeu a lidar com um assunto delicado como saúde mental. Essa preocupação com o aprendizado a partir das experiências de vida também pode ser visto em suas reflexões sobre a vida em família.

Na selva a internet, especialmente nos vales da autoajuda, o trabalho de Yuka é um bem-vindo oásis de leveza, humildade e praticidade. Nos últimos tempos, autocompaixão e felicidade tem surgido entre os tópicos abordados com mais frequência, o que me parece ser o sinal de uma justa boa fase. E ainda se dá ao trabalho de ler os comentários (uma atividade de internet eventualmente insalubre) e respondê-los. Ela consegue encontrar a felicidade de forma simples e ainda se dispõe a sugerir um caminho… ela merece.

– Texto de Renato, do Reminiscências – link para o texto original aqui

13 comentários em “Viver Sem Pressa: ensinando com leveza, disciplina e liberdade

  1. Que texto agradável!
    O autor captou muito bem a essência do seu blog e resumiu em um texto inteligente e interessante! Parabéns a vc Yuka, parabéns ao Renato!
    Um abraço e uma ótima semana a todos!

    Curtir

  2. Você é maravilhosa Yuca ,aprendo muito c você, cada texto seu que leio sempre tiro algo para a mudança que tanto quero na minha vida,muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos com nós.

    Curtir

  3. Yuka,

    Seus textos são únicos.

    Textos leves, sinceros, honestos e íntegros.

    Textos que resultam de uma vida coerente.

    Textos que mostram que o resultado positivo alcançado até agora não foi fruto do acaso ou de uma vida tranquila, mas de passos bem delineados, passos decididos de alguém que sabe onde quer chegar. E que estudou e ponderou muito até encontrar o caminho ideal.

    Seus textos são do tipo para serem lidos com calma.

    Textos inspiradores, que me ajudam a me tornar uma pessoa melhor. Agradeço por suas postagens.

    O excelente texto do Renato refletem bem o que sempre vejo aqui no Viver sem pressa. Aliás, fiz uma rápida visita no blog Reminiscências e gostei. Vou acompanhar também. 🙂

    Aliás, escrevi há algum tempo um texto chamado: um pequeno post para você ler com calma. Deixo aqui o link para você e para seus leitores:
    https://simplicidadeeharmonia.com/um-pequeno-post-para-voce-ler-com-calma/

    Boa semana!

    Curtir

    1. Oi Rosana, obrigada pelo elogio, fico bastante feliz. Escrever me acalma, e foi bom descobrir isso, porque antes do blog, eu achava que era terrível na escrita rsrsrs. Um grande beijo!

      Curtir

Deixe um comentário