Minimalismo

Autocuidado de verdade

Recentemente, li o livro escrito por Pooja Lakshmin: “Autocuidado de Verdade”.

Posso dizer que comecei a ler este livro de forma despretensiosa, mas que acabou me surpreendendo positivamente, pois o livro aborda o conceito do autocuidado de forma mais completa, que vai além de simplesmente tomar banhos relaxantes, tomar sucos desintoxicantes, fazer aulas de yoga, praticar meditação, comprar lençóis fios de bambu, cristais, etc.

Claro que toda intervenção é bem-vinda, principalmente quando estamos muito cansadas, mas o autocuidado vendido pela indústria, surge como se fosse a cura de todos os nossos problemas. Esse autocuidado, que vem de fora, traz sim um alívio imediato e temporário, serve como uma válvula de escape da vida cotidiana, mas não resolve o cerne do problema: nosso esgotamento mental.

A autora aborda no livro, a importância de como cuidar de si mesma de verdade, ou seja, o verdadeiro autocuidado envolve um compromisso profundo e contínuo com o bem-estar emocional, físico e espiritual.

Este é um livro focado principalmente na sobrecarga das mulheres, que são condicionadas sistematicamente para que deixemos as necessidades e preferências dos outros à frente das nossas próprias.

Conforme avançava as páginas do livro, reconheci diversos comportamentos meus que me fizeram adoecer, nos exemplos que a Pooja Lakshmin descrevia.

Eu frequentemente ultrapassava meus limites a todo momento, até que chegou um momento, em que comecei a precisar me hospedar em hotéis para fazer a tal da descompressão citada no livro. Hoje eu reconheço que precisava muito desse espaço, foi um refúgio, um lugar para descansar, uma intervenção emergencial, algo como um remédio antidepressivo que me deu forças para levantar e seguir adiante, mas entendi que não era autocuidado de verdade.

A partir do momento que passei a praticar o “autocuidado de verdade”, a necessidade que eu sentia de me hospedar em hotéis sozinha, passou.

A autora defende uma abordagem baseada na compaixão, que reconhece a importância de aceitar e honrar todas as partes de nós mesmos, incluindo as partes mais difíceis e imperfeitas.

O livro fornece ferramentas para fazer o trabalho radical de cuidar de si mesmo de verdade, de dentro para fora.

Há 4 princípios básicos do autocuidado de verdade:

  • Estabelecer limites para os outros.
  • Mudar a forma como você fala consigo mesma.
  • Lembrar o que importa para você.
  • Usar seu poder para o bem.

Ou seja, há uma maneira melhor de cuidar de nós: de dentro para fora.

O autocuidado é um processo que envolve tomar decisões difíceis que irão valer a pena no longo prazo. Envolve o processo interno de definir limites, de aprender a se tratar com compaixão, de fazer escolhas que aproximem a pessoa a levar uma vida alinhada com os próprios valores.

É um trabalho duro, e que diferentemente de soluções prontas, o livro mostra que a solução de outra pessoa nunca poderá ser sua, afinal, as respostas só podem vir de dentro, dentro de você.

~ Yuka ~

8 comentários em “Autocuidado de verdade

  1. Oi Yuka, estou gostando muito dessa nova série de posts (se assim podemos chamar). Deixar de se preocupar com a sobrevivência traz novos conhecimentos.
    Mais um dos benefícios do FIRE.
    Abraço
    Glaucia

    Curtir

    1. Oi Gláucia, tudo bem? É exatamente isso que eu sinto, sabia? Desde que a parte financeira deixou de ser uma preocupação, começaram a surgir outros temas de interesse, que no momento é sobre saúde, longevidade e autocuidado. Um grande beijo!

      Curtir

    1. Oi Dani, tudo bem? Exato! Eu descobri que tenho dificuldade em estabelecer meus limites, como diz uma amiga, meu sarrafo é muito alto, o que faz com que eu ultrapasse meus limites de tempos em tempos, o que gera a tal da sobrecarga, estafa etc. Estou em um momento atual do trabalho em que estou bastante sobrecarregada, mas pela primeira vez entendi que quem tem que dar o limite sou eu, ou seja, se for necessário, o trabalho deixará de ser executado em parte (o que para mim é muito difícil, mas enfim, né?). Beijos.

      Curtir

  2. Boa noite Excelente texto. Gostaria de sua autorização para reprodução nas aulas de Projeto de Vida do 8° e 9° ano, no Colégio Átrio em Santos (com os devidos créditos, claro). Material somente de uso interno e para fins pedagógicos. Aguardo retorno. Desde já, agradeço Analú Cremoneze.

    Curtir

Deixe um comentário