Minimalismo

Uma carta para a Yuka de 25 anos

Fonte: Pixabay

Querida Yuka, como vai?

Sou a sua versão 17 anos mais velha. Você acabou de completar 25 e eu estou com 42 anos.

Escrevo esta carta, para dizer que tudo vai ficar bem.

Sei que ainda não consegue acreditar, pois está ressentida com o recém-divórcio… mas e se eu te disser que em breve reencontrará um grande amigo, vocês se apaixonarão perdidamente e serão pais de 2 lindas meninas? Incrível, não?

Seu coração será preenchido pelo amor mais puro dessas 3 pessoas, que irão amá-la mais que tudo nesta vida.

Daqui a 10 anos, terá 35 anos, idade em que nosso pai morreu, e não, nós não iremos morrer tão cedo, muito pelo contrário, conquistaremos tantas coisas que iremos nos surpreender com a nossa capacidade de reerguer.

Você não sabe o que significa esse termo, mas entraremos de cabeça na jornada FIRE (Financial Independence, Retire Early), e após 7 anos, quando nossa filha mais velha também completar 7 anos de idade, alcançaremos uma tranquilidade financeira jamais imaginada. O dinheiro não será mais problema, e muitos dos nossos medos oriundos do dinheiro irão evaporar.

De todas as conquistas, iremos reconhecer a tempo, que a mais importante, é a nossa família, a saúde física e mental.

Sabe aquelas listas intermináveis que gostávamos tanto de fazer? Não fazemos mais, consegue acreditar? Pois acredite. Nada como uma boa terapia.

Terapia? Sim, depois de anos evitando encarar o passado, finalmente iniciamos uma terapia… e posso dizer? Está sendo muito bom. Deveríamos ter começado mais cedo.

Agora a ordem é viver o presente, o tal do mindfulness. Não precisamos mais fugir para o futuro toda vez que lembramos do nosso tenebroso passado. Tudo isso tem ficado para trás. Nós não somos mais vítimas… somos sobreviventes.

Hoje, com 42 anos, posso dizer que estou no meu melhor momento. Eu já era feliz e sempre suspeitei disso, mas hoje, sinto a felicidade mais sólida, mais consolidada, mais robusta, quase palpável.

Entre você e eu, temos uma diferença de 17 anos, e posso dizer que apesar de ter amadurecido, de ter envelhecido, eu ainda sou você. Ou seja, vejo em mim muito de você, e fico feliz em saber que apesar de tanto tempo, ainda temos tantas coisas em comum.

Posso dar um único conselho? Continue sendo você. Continue sendo essa pessoa sem noção, essa pessoa que é intensa em tudo o que faz. Esse seu jeito alegre e despojado de ser, pode até irritar algumas pessoas, mas tenha certeza que as pessoas mais importantes da sua vida estarão sempre do seu lado.

E sim, você sabe escolher ótimos amigos. E sim, você escolheu o homem certo para compartilhar a sua vida.

Posso dizer com orgulho, que hoje estou exatamente onde quero estar, não quero estar em nenhum outro lugar.

A Yuka de 42 anos.

35 comentários em “Uma carta para a Yuka de 25 anos

  1. Nossa, que lindo!
    Vem cá, como fez para dinheiro não ser problema? Eu hoje sou FIRE, tenho quase 4 milhões mas não deixou de ser um problema. tenho muito medo de gastar mais do que eu planejei e por isso não gasto com nada. Vivo como miserável mesmo podendo gastar e se gasto quase nao consigo dormir. Isto é terrível. A jornada fire me deixou tão bitolada e muquirana que nao consigo mais desligar… O que fazer?

    Curtir

  2. Nossa, que lindo!
    Vem cá, como fez para dinheiro não ser problema? Eu hoje sou FIRE, tenho quase 4 milhões mas não deixou de ser um problema. tenho muito medo de gastar mais do que eu planejei e por isso não gasto com nada. Vivo como miserável mesmo podendo gastar e se gasto quase nao consigo dormir. Isto é terrível. A jornada fire me deixou tão bitolada e muquirana que nao consigo mais desligar… O que fazer?

    Curtir

    1. Oi Leandra, bom dia

      Posso imaginar sua angústia, no momento estou a menos de dois anos para alcançar o FIRE. Comecei a ter momentos de ansiedade e insônias sobre a perda de recursos financeiros.

      A solução que eu adotei? Ter sessões de terapia “financeira” que tem trabalhado meu psicológico. Conhecer a si mesmo tem ajudado a conter a angústia e o medo do futuro.

      Ainda foram poucas sessões, porém já me sinto mais leve e confiante. Cada um comporta-se de uma forma, mas essa seria minha sugestão para você.

      Abraço

      Curtir

    2. Aliás, foi depois de ler esse livro que eu relaxei em relação ao dinheiro, entendi que já tinha juntado dinheiro suficiente para a minha aposentadoria. Eu continuo trabalhando, isso também é outro fator tranquilizador, já que meu dinheiro continua guardado, enquanto uso o salário para viver.

      Curtir

  3. Parabéns, Yuka!!
    É espetacular envelhecer com sabedoria e autoconhecimento…
    É agradável deixar um rastro de estrelas que mostra o caminho do céu de uma trajetória que vale a pena estar sendo vivida!!
    Beijo no coração e tudo de bom para você e sua família.

    Curtir

  4. É lindo poder olhar para trás e se enxergar na pessoa que é hoje, mas com mais experiência e bem resolvida. O tempo pode fazer muito bem para as pessoas, pena que alguns se perdem pelo caminho. Parabéns pelo texto e pela evolução espiritual, fantástico!

    Curtir

  5. Linda mensagem, Yuka. Gosto da forma como escreve, é praticamente um diário mas todos nós conseguimos nos identificar pois, afinal, todos passamos por sentimentos semelhantes.

    Hoje estou com 33, ainda passando por alguns problemas (graças a Deus financeiro não é um deles no momento), mas com bastante terapia e reflexão espero chegar nesse estado de felicidade que se encontra. É engraçado fazer essas retrospectivas e ver o quanto andamos, mudamos, tivemos experiências, mas que no fim ainda somos a mesma pessoa na essência.

    Muita paz pra ti e tua família.

    Curtir

    1. Olá, verdade, é praticamente um diário mesmo. Olha, a terapia é realmente um divisor de águas, no sentido de que as coisas podem ser resolvidas de forma mais fácil. Sem a terapia, também é possível, claro, mas vejo que é mais custoso, mas doloroso, mais solitário. Um beijo!

      Curtir

  6. Obrigada por sua amizade Yuka. As vezes quando leio seus posts fico pensando que queria ter vc em minha vida, mas parando pra pensar de novo vejo que já tenho. Então só desejo sua felicidade. Beijos.

    Curtir

Deixe um comentário