Minimalismo

Os 5 gastos mais úteis do ano de 2023

Fonte: Pixabay

Mais um ano passou, e vamos com a tradição dos “5 gastos mais úteis do ano”. Lembrando, são os gastos que considero mais úteis para mim, independentemente do preço, ou seja, não necessariamente o que eu paguei mais caro é o mais importante, e o mais barato, menos importante.

Por ter entrado em uma nova fase da independência financeira, os gastos de 2023 deram uma mudada:

1.) Alimentação orgânica

Praticamente tudo que eu preparo em casa em relação a alimentação, possui o selo orgânico.

Há exceções como os laticínios (leite, manteiga, queijo etc) e alguns alimentos orientais (alga, arroz japonês, etc), mas praticamente todo o resto já é orgânico.

Apesar de abastecer a despensa e a geladeira com produtos livre de agrotóxicos, eu não estou obcecada a ponto de parar de comer em restaurantes, almoçar na casa dos amigos, nem larguei totalmente os alimentos industrializados. Está tudo certo!

2.) Máquina de lava-louça

Há muitos anos, ganhei uma lava-louça e eu tinha odiado. Essa era a minha experiência com a máquina de lava-louça. Hoje pensando, vejo que a lava-louça era pequena e que não cabia muita coisa.

No segundo semestre do ano passado, eu comprei uma máquina de lava-louça e posso dizer que tem sido uma mão na roda.

A lava-louça que eu tenho é grande, para 10 serviços e é bem alta (quase da mesma altura que uma máquina de lavar roupa), ou seja, cabe até uma panela de pressão, o que agiliza bastante o dia-a-dia.

Lavo tudo: panelas, bowls, talheres e louças do café da manhã até o jantar.

Também coloco os legumes, verduras e frutas que compro do mercado para lavar na lava-louça. Oi? Isso mesmo. A máquina que eu comprei, tem a função higienizar compras, então eu coloco itens da feira. Ao invés do sabão, coloco água sanitária e pronto, a máquina trabalha para mim. A primeira vez que fiz isso, o marido achou um absurdo, disse que era o cúmulo da preguiça hahaha, mas hoje me dá razão (como sempre) e diz que é muito bom poder contar com a ajuda da máquina para fazer serviços chatos e repetitivos.

Olha aqui como elas saem lavadinhas:

3.) Viagens

As viagens que fiz no ano passado, foram viagens nacionais, próximas de São Paulo.

Fiz diversas viagens com marido e minhas filhas.

Fiz uma viagem com uma amiga só eu e ela (fomos de novo para o Congresso da Felicidade).

E também viajamos em um grupo de amigos. São amigos da faculdade que também têm filhos da mesma idade, que para a nossa alegria, as crianças são amigas.

4.) Rede de balanço

Sempre gostei de rede de balanço. Eu comprei uma melhor, ou seja, substituí a que eu tinha, e uso todos os dias, sem exceção. É muito aconchegante e relaxante deitar na rede. Eu amo.

5.) Livros

Gente, como eu compro livros… eu adoro ler livros, leio simultaneamente uns 5 livros ao mesmo tempo. As pessoas ao meu redor acham estranho esse meu hábito de ler livros de categorias totalmente diferentes ao mesmo tempo, mas é bem simples de entender. Para mim, livro, é como se fosse televisão. E na televisão há várias programações… tem desenho, tem novela, tem notícias, tem filmes… Tem hora que você está com vontade de assistir algum noticiário, outra hora quer uma novela, em outro momento um bom filme, e por aí vai. Com o livro, é a mesma coisa. Tem momentos em que a minha cabeça está fresca, então quero ler algo mais científico. Em outro momento, quero ler algo que possa acrescentar algo para a minha vida. Em outro momento, um romance, uma poesia, ou até mesmo um livro de suspense.

E para você? Quais foram os gastos mais importantes de 2023?

~ Yuka ~

9 comentários em “Os 5 gastos mais úteis do ano de 2023

  1. Os meus foram com hábitos que tinha na infância e voltei agora na vida adulta: leitura e dança. Não faltei um dia às aulas, li 8 livros no ano passado (grossinhos) e natação. Ainda não tenho a vida financeira como vislumbro, mas vou chegar lá.

    Curtir

    1. O meu foi um robô inteligente que aspira e passa pano na casa toda. Programo tudo pelo aplicativo e em seguida ele executa, entre outras funções.

      A minha máquina só lava louças e já acho ótimo, não conhecia esse modelo que higieniza os legumes, genial kkk Abs

      Curtir

  2. Olá, Yuka!
    Acompanho seu blog há muitos anos e é a primeira vez que comento!
    Fico feliz quando vejo que tem post novo! Me identifico muito com sua forma de ver a vida e seus posts muitos vezes me inspiram ou me fazem refletir em algum aspecto da minha vida.
    Este ano quero tentar ser mais analógica e uma das formas seria adicionando mais leituras ao meu dia-a-dia.
    Já que você é uma leitora voraz, gostaria de pedir um post com dicas de livros, especialmente de ficção!
    Obrigada pela partilha

    Curtir

    1. Olá tudo bem? Desculpe a demora na resposta! Eu tenho uma indicação de um livro… Já leu O dia do curinga, do Jostein Gaarder? É o mesmo autor do consagrado livro O mundo de Sofia. O livro é bem doido, mas ao mesmo tempo muito leve (o livro é grosso rsrs) e gostoso de ler. Depois conta se gostou. Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário