Minimalismo

A arte de criar memórias felizes

Fonte da foto: Pexels

Andei pensando…

Queria casar de novo…

E que nesse casamento, minhas filhas estivessem presentes, já que obviamente, elas nem tinham nascido.

Já faz alguns anos que eu e o marido flertamos com a ideia de renovar os votos do casamento.

Nos conhecemos em 2000 quando eu tinha 18 anos, ou seja, somos amigos há 23 anos. Em 2010, começamos a namorar e em 2013 nos casamos. E cá estamos nós, em 2024.

Quando estava pensando na possibilidade de renovar os votos do casamento em 2024, percebi que a somatória dos anos que estou casada é um número atípico para uma comemoração.. 11 anos de casamento, 14 anos se incluir o período do namoro… Além de ser um número primo, o que 11 representa? Mas de verdade? Quem se importa?

A verdade, é que eu ando numa fase de querer apertar o botão do pausa (ou seria o botão do fod@-se?), e achei que renovar os votos do casamento seria essa pausa que estava procurando.

Minhas filhas estão com 8 e 6 anos. Uma fase em que já está acontecendo aos poucos a transição de um mundo de fantasia para o mundo real.

Quero renovar os votos enquanto elas ainda me olham com olhar inocente. Há tanto encanto em seus olhos, e é justamente esse olhar que eu gostaria de guardar na memória.

Quero que elas lembrem de terem me ajudado a escolher os vestidos que usamos no dia da renovação dos votos. De como escolhemos as flores da decoração. As músicas tocadas no dia do evento. Quero que elas lembrem desse dia com carinho, de como elas estavam envolvidas pelo amor: pelo nosso amor (amor dos pais), das avós, dos familiares, dos amigos.

Clóvis de Barros disse em uma de suas palestras que a felicidade é um pequeno segundo da vida, um pequeno instante que gostaríamos de repetir. São aqueles segundos que não queremos que acabe, mas como tudo tem um fim, utilizamos da inteligência para repetir.

E eu percebi que era justamente isso que eu estava fazendo, ao fechar contrato com uma empresa de casamento. Sim, já assinei o contrato.

E diferentemente do primeiro casamento, onde organizei tudo por conta própria (porque o dinheiro era escasso), dessa vez, contratei uma empresa de casamento que vai tomar conta de tudo, desde a coordenação, decoração, cardápio, bolo, lembrancinhas, etc.

Assim como foi no casamento, a renovação dos votos também será algo bem pequena e intimista.

Obs.: aliás, peguei o título deste post do livro que estou lendo atualmente: A arte de criar memórias felizes, do mesmo autor que publicou O livro do HYGGE.

~ Yuka ~

19 comentários em “A arte de criar memórias felizes

  1. Yuka,
    Bom dia… estava com saudades… e estava pensando em você quando abri a caixa de email e lá estava seu artigo, que felicidade receber notícias suas…
    Acredito que você criou em mim momentos felizes, marcou a minha vida com lindos pontos de luz de felicidade!!!
    Você e sua família merecem muitos momentos felizes, votos de uma festa linda e cheia de alegrias para vocês.
    Um grande abraço,
    Bete

    Curtir

  2. Querida Yuka, te acompanho a muito tempo… mas realmente é a primeira vez que escrevo aqui.

    Estava com saudades e hoje fiquei muito feliz, seu email foi um presente de aniversario que me disse exatamente o que eu desejo para hoje: criar memórias felizes com as pessoas que eu amo.

    Obrigada e te desejo muitas felicidades! Que sua nova festa seja tão marcante e mais feliz e amorosa que a primeira, aproveite e se divirtam.

    Priscila

    Curtir

    1. Oi Priscila, tudo bem? Seu aniversário é hoje? Feliz aniversário! Ultimamente, tenho lido bastante coisas a respeito sobre felicidade e memórias felizes. Não por achar que não sou feliz, mas justamente para viver de forma plena e sem grandes arrependimentos. Criar marcos simbólicos e comemorar pequenas conquistas com pessoas que amamos é um desses passos. Apesar de ter diminuído a frequência dos posts, não pretendo abandonar o blog, então continue me acompanhando por aqui. Um grande beijo!

      Curtir

  3. Querida Yuka, te acompanho a muito tempo… mas realmente é primeira vez que te envio uma mensagem.
    Estava com saudades e hoje meu aniversário fiquei muito feliz em ver seu email, pois me disse exatamente o que desejo criar hoje: criar memorias felizes com as pessoas que eu amo.
    Aliás varias vezes pensei que estivesse escrevendo para mim nesses varios anos, desde dos posts diários, semanais, as mudanças…
    Espero que seu casamento seja muito marcante, ainda mais feliz e amoroso que foi o primeiro.

    Curtir

    1. Ah aqui tive a confirmação de que hoje é mesmo seu aniversário. Aproveite que é seu momento de renovação de ciclo para anotar tudo o que você quer para o ano de 2024. Eu já estou fazendo isso por aqui também. Eu realmente acredito que fazer isso é uma forma de visualizar e tornar claro o que é importante, e aí as chances de tornar real aumenta. Um grande beijo!

      Curtir

  4. Yuka, como é bom receber notícias, e tão boas 🙂
    E que felicidade poder realizar pequenos sonhos que ainda por cima vão gerar grandes lembranças ❤
    Não deixa de mandar notícias, seus posts são um oásis no meio do deserto da internet…

    Curtir

    1. Oi anon, tudo bem? Ando postando numa frequência menor, mas não pretendo abandonar o blog não rsrs. Obrigada por me acompanhar, comentários como o seu faz toda diferença para blogs pequenos como o meu. Um grande beijo.

      Curtir

  5. Bom dia Yuka, tudo bem? Primeira vez que escrevo aqui para você, mas saiba que seus textos fazem falta na minha rotina viu? Adoro aprender sua ótica sobre a vida e como relaciona aos investimentos de foram equilibrada.

    Se puder, poderia destrinchar mais como será essa festa? Estou querendo realizar meu casamento no próximo ano, porém não tenho ideia de como fazer uma festa intimista e que não custe um rim.

    Obrigado!

    Curtir

  6. Oi Yuka.
    Que bom que você voltou! Estava com saudades.
    Muito certeiras as suas observações sobre criar memórias. Atualmente, já com os filhos criados(28 e 26 anos) e cuidando de suas vidas é ótimo ter recordações de momentos legais vividos com a turma . Inclusive, sempre me alegro quando repenso escolhas feitas na infância deles ( como por exemplo, ficar em um trabalho que não permitiu tanto crescimento, mas dava folga para estar com as crianças pela manhã nas pracinhas) e vejo que acertei sim.
    Felicidade na renovação dos votos, tenho te acompanhado desde o começo e sei o quanto você merece ter muitas alegrias com os seus Queridos .
    Seja sempre feliz.

    Curtir

    1. Oi anon, tudo bem? Você que já está com filhos adultos, vê que o tempo passa rápido demais, não é mesmo? Eu também sinto isso e fico tentando desacelerar o tempo para aproveitar essa fase que é tão gostosa. Mais 10 anos e minha filha mais velha terá 18 anos, idade que eu saí de casa para fazer faculdade. Sempre lembro que não tenho propriedade sobre a memórias delas, ou seja, não sei o que elas irão lembrar, de todas as coisas que estamos vivendo juntas. Fiquei muito feliz com o seu comentário, muito obrigada pelo carinho! Beijos.

      Curtir

  7. As memórias felizes são tudo. Eu tenho poucas memórias com meu pai. Ele era um polonês traumatizado pela infância violenta que teve e passou para nós. Teve uma vez que perdi uma ida para o planetário com a minha escola pública porque a minha mãe acordou tarde para o serviço dela. Eu chorei muito pois queria muito ir para esse passeio. Meu pai falou que me levaria mas não acreditei. No final de semana, ele foi comigo para o planetário. Ele dormiu nos primeiros minutos e roncou forte, tão forte que o pessoal reclamou :-). Mas eu só me lembro de ter ido com ele. Me lembro até hj que Marte estava mais perto da Terra e por isso a sessão se chamava “Marte, el planeta rojo”. Que fomos nos postos de livros usados e compramos um livro que tenho até hj, 40 anos depois, para ler com meus filhos. Memórias felizes te formam. E muitas vezes ajudam a entender às pessoas que amamos mas nos machucaram. Abraços, e que a renovação de votos seja uma memória feliz para vcs e suas filhas.

    Curtir

  8. Eu entrei no seu blog hoje, adorei. Mas fiquei confusa com a questão do divorcio, se você fala que casou com 18 anos e está até hoje, o divorcio foi antes dos 18 anos hehe desculpe a curiosidade.

    Curtir

Deixe um comentário