É preciso saber a hora de partir
Estava eu lembrando do meu casamento anterior e o por quê de ter acabado.
Acredito que havia várias pequenas coisas que não estávamos alinhados, mas um dos principais motivos foi o estresse que meu emprego me causava.
Eu era workaholic e trabalhava das 7h as 22h e para piorar, não tinha um controle emocional forte, motivo pelo qual me abalava profundamente quando percebia injustiças no trabalho.
Tudo isso foi gerando estresse e para piorar, carregava esse estresse para casa. Lembro que meu ex-marido me aconselhou por diversas vezes para eu largar meu emprego, mas meu orgulho (besta, diga-se de passagem) não deixava sair do emprego para ficar desempregada, mesmo que isso custasse a minha saúde psicológica.
Estudei muito para passar em um concurso e de fato eu passei, mas quem já prestou concurso sabe que as coisas demoram para acontecer.
Foram apenas alguns meses, talvez 1 ano. Me chamaram rápido, mas demorado o suficiente para desgastar o meu casamento.
E acabamos nos divorciando.
Talvez se eu não fosse orgulhosa e tivesse largado meu emprego eu poderia estar casada com ele? (meu atual marido me agradece intensamente por eu ter sido orgulhosa rs).
Posso dar outro exemplo. Meu salário ainda é alto se comparado a média salarial da minha categoria. Mas por não receber reajustes anuais por anos, em algum momento da minha vida sei que o meu salário não será bom.
Vou ficar esperando esse dia chegar? Definitivamente não. Desta vez eu vou saber a hora de partir.
Todos os dias dou um passo a mais para o destino onde quero chegar. Leio textos, converso com pessoas, estudo, vejo vídeos, faço cursos, tudo para me preparar para quando o momento de partir chegar.
Quando falo em “partir”, pode servir para qualquer situação em que estamos…
Um casamento que já não está bom.
Um emprego que nos traz sofrimento.
Um amigo que nos faz sentir mal.
Um bairro que se tornou perigoso.
Lembranças que já não fazem mais sentido.
Aproveite este fim de ano para listar tudo o que pode partir da sua vida.
Um Feliz Natal para todos.
~ Yuka ~
Verdade, Yuka! Mudanças são necessárias, mas ás vezes não percebemos isso, pois nos apegamos a várias situações e coisas que achamos tão essenciais que não abrimos nosso olhar a novas possibilidades!
CurtirCurtir
Sim, Silvia. E muitas vezes temos tanto medo da mudança que não conseguimos enxergar que depois da curva coisas melhores podem estar nos esperando. Beijos pra você.
CurtirCurtir
Ótimo texto!
CurtirCurtir
Obrigada Lucas. Beijos.
CurtirCurtir
Obrigada, Yuca. Seus posts são genais. Gostei muito deste também. Um lindo final de ano pra vc e um excelente 2018. Obrigada por compartilhar suas reflexões e vivências. Bjs Isabel.
CurtirCurtir
Obrigada Isabel. Um grande beijo pra você. Feliz Natal.
CurtirCurtir
Yuka,
Precisamos ter sabedoria e coragem para conseguir tirar de nossas vidas muitas coisas que consideramos importantes, mas que no final das contas, mais nos atrapalham do que ajudam, como as da lista que você fez.
Gostei de ter citado lembranças, pois muitas vezes guardamos mesmo tantas delas (físicas ou mentais) que fizeram muito sentido algum dia, mas que hoje não significam mais nada para nós. Há momento para retê-las e momento para deixá-las partir.
Abraços,
CurtirCurtir
Oi Rosana, eu acabei nem comentando nada no blog, mas essa semana eu mudei de apartamento. Eu gostava do lugar que morava, do bairro, mas descobri que estava grávida semanas depois que mudei para o apartamento. E como o apartamento tinha quartos pequenos, eu já sabia que em breve eu teria que me mudar, pois não caberiam 2 camas no quarto das minhas filhas. Por isso eu nunca me senti fixa nesse lugar, sabia que seria um lugar temporário. Meu marido não se conformava no início, dizendo que a gente morava há menos de 1 ano e meio, e que teríamos que enfrentar novamente uma mudança. Mas como diz o título do post, é preciso saber a hora de partir. Nesse apartamento que estou morando agora, esse sim, sinto que é um lar. Um lugar onde ficarei por anos, talvez décadas. Será o lar onde minhas filhas terão lembranças boas. Estou escrevendo isso no meio de um monte de caixa de papelão, mas toda feliz por ter partido no momento certo. Beijos!!
CurtirCurtir
Oi Yuka! Quero dizer que seus textos me fizeram muito bem esse ano…e queto aprender mais em 2018. Te desejo um feliz natal e um ótimo ano Novo!!! Que Deus te de força para vc alcançar tudo o que acha importante e te faz Feliz! Bjos
CurtirCurtir
Oi Jucélia, vamos aprendendo todas juntas. Esse blog é um grande diário pra mim. Que bom que há pessoas como você que gostam de ler as coisas que escrevo. Te desejo um feliz Natal! 🎄
CurtirCurtir
Ótimo texto, Yuka! Feliz Natal!
CurtirCurtir
Obrigada Fernanda, um Feliz Natal pra você também. 🎄
CurtirCurtir
Boas festas e feliz 2018!
Bj e fk c Deus
Nana – procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br
CurtirCurtir
Obrigada Nana. Um feliz 2018 para você também. Beijos.
CurtirCurtir
Acho que para conseguirmos sentir o momento de deixar ir de certas coisas, pessoas ou situações é preciso cultivar todos os dias muita presença, estarmos em nós, sentir o nosso corpo, ouvir os susurros da nossa intuição. É um grande desafio no mundo de hoje, mas vamos lá…
CurtirCurtir
Sim, é um desafio constante e é necessário fazer revisão das prioridades de tempos em tempos. O que era prioridade antes, pode não ser mais, precisando desta forma “deixar partir” para permitir que novas coisas entrem na nossa vida. Beijos.
CurtirCurtir
Obrigado ρara outro excelente post. Ondе mаіs poderia
ninguém que tiⲣo de informaçõеs ԁe tal um perfeito mét᧐do
dа escrita? Τenho umɑ apresentação próxima semana, е eu sou
na procurar tais informaçõеs .
CurtirCurtir