Meus devaneios…

Desde que entendi que já tinha acumulado dinheiro suficiente, e que a partir daquele momento não precisava mais poupar como fiz durante os últimos anos, algumas coisas aconteceram.

A vida anda leve.

Eu sempre gostei de valorizar a jornada do auto-conhecimento, de olhar para dentro, de reconhecer a importância das necessidades individuais.

Este blog nasceu com esse propósito, de compartilhar uma parte do meu olhar, a minha vivência, compartilhar meus erros e aprendizados. Acabou se tornando um lugar de conversa, um espaço de acolhimento onde podemos trocar experiências sem sermos apedrejados.

Às vezes, leio meus posts antigos e o que mais me orgulho não são meus textos…. são os comentários de vocês. Os comentários são repletos de maturidade, de acolhimento, de empatia.

Em um mundo polarizado, com pessoas que tem pressa, aqui, encontro pessoas que ainda estão dispostas a ler um texto de um blog qualquer.

Há muitas partes de mim que vocês ainda não conhecem, já que o blog retrata apenas um pequeno recorte do que sou. Quem me segue há mais tempo sabe que este blog fala sobre tudo e sobre nada. São devaneios sobre o meu estado atual… falo sobre minimalismo, sobre organização e planejamento, sobre economizar, sobre relacionamentos, sobre filhos, sobre artesanato, sobre culinária, sobre jardinagem, sobre independência financeira, sobre FIRE.

Na fase atual em que me encontro, há uma frase que sempre vêm à tona: “Ainda bem que acreditamos sobre FIRE e agimos no momento certo”.

Nos últimos meses, tenho me sentido livre para dar passos largos em qualquer direção.

Eu sinto muita gratidão quando olho para a minha vida e vejo tudo o que conquistei, desde amigos da vida inteira, um marido apaixonado, filhas saudáveis, um lugar para chamar de lar, um bom emprego.

A independência financeira era a cereja do bolo que faltava para conseguir aproveitar o presente.

Meu foco atual tem sido valorizar o tempo, tentar me distanciar mais do virtual e estar mais presente, motivo pelo qual não postei nas últimas semanas.

Não se preocupem, não me distanciarei do blog, nem farei pausa, pois aqui é o meu cantinho preferido.

“Chegou o momento de não mais escrever sobre o final feliz.

Quero jogar luzes sobre o durante feliz.”

Ana Claudia Quintana Arantes

Com carinho, Yuka.

46 Comments on “Meus devaneios…”

    • Oi Rose, exatamente, a diversão está no caminho, na jornada. Tenho lido bastante a respeito da atenção plena, e li um trecho de um livro em que fala que se não soubermos apreciar e estar presente lavando a louça, também não seremos capazes de apreciar o chá que tomaremos depois. Nossa sociedade está muito acelerada, sempre pensando no amanhã, e tenho tentado focar no presente, valorizar as coisas que me rodeiam, meu casamento, minhas filhas, minha família, meus amigos. Em breve escrevo um post sobre esse assunto. Um beijo.

      Curtir

  1. Que saudades dos seus textos!!! O seu blog é dos poucos que leio e que agrega. Nunca nos deixe. 😃 Gosto tanto das suas reflexões.
    Um beijinho,
    Vânia

    Curtir

  2. Ah, que bom que permanecerá no blog. Senti falta de seus textos.
    Sempre aprendendo e refletindo com suas análises. Compartilho muito com sua forma de pensar.
    Abc,

    Curtir

  3. Fico feliz dessa notícia, a não pausa ou despedida desse blog, como já falaram, seu blog é um dos poucos que realmente agregam valores, saberes e vivênvias que possam trazer reflexões. Que sobrem dias de tranquilidade e paz para que possas aproveitar o tempo da melhor maneira possível, pois, esse é o bem que não tem preço, o nosso tempo.

    Curtir

    • Oi Jeronimo, tenho refletido muito esses dias sobre a importância de desacelerar e de estar mais presente. É algo que estamos desaprendendo cada vez mais. Faço das suas palavras a minha: “que sobrem dias de tranquilidade e paz para aproveitar o tempo da melhor maneira, pois, esse é o bem que não tem preço, o nosso tempo”. Um beijo.

      Curtir

  4. Acho que essa leveza é um sinal de que o seu foco está nas coisas certas, e não no dinheiro. Quem foca no dinheiro nunca acha que tem o suficiente, quer sempre acumular mais e não consegue aproveitar o que construiu. Parabéns pelo mindset.

    Curtir

    • Grata pela delicadeza de se compartilhar conosco Yuka!

      Textos sempre inspiradores, são uma brisa suave, uma luz por um ângulo que estava descoberto aos olhos.

      Grata sempre por nos valorizar tanto aqui no blog.
      Bjs!

      Curtir

      • Oi Cinthia, eu que tenho que agradecer por você sempre estar presente aqui no blog. Os comentários são definitivamente a forma de entendermos que não estamos sozinhas. Beijos.

        Curtir

    • Oi FT, sim, o problema do dinheiro é que a gente acha que nunca tem o suficiente. Eu, pelas minhas contas de padaria, queria ter o dobro do patrimônio que tenho hoje, porque queria ser FAT FIRE. Mas no meio do caminho, quando descobri que meus rendimentos dos investimentos já poderiam me dar a aposentadoria antecipada, percebi que não precisava ser FAT FIRE, principalmente porque minha opinião sobre trabalho mudou na pandemia. Agora é aproveitar o hoje, o presente. Um beijo.

      Curtir

  5. Você já conquistou muito Yuka. Uma condição financeira que te permite ter certa tranquilidade, já é algo acima da média no Brasil.
    Boa parte da população brasileira está endividada, outros milhões estão entre o desemprego e empregos que pagam até 2k/mês. Então frente a essa realidade você pode se sentir realizada.
    Outro fato é que você demonstra estar bem resolvida quanto a questão familiar. Apesar que no seu post você disse que mostra apenas uma face aqui (e acho que você deve mostrar o que se sente confortável), acredito que você esteja satisfeita no papel de mãe e esposa, o que sem dúvida é muito importante.

    Curtir

    • Olá Anon, sim, eu me sinto bastante satisfeita no papel de mãe e de esposa. Também estou bem satisfeita no meu papel profissional. Eu sempre tive o costume de olhar para a frente, planejar o futuro, o que deu muito certo. Mas agora também estou reconhecendo a importância de estar presente, focar no hoje, que é o tal da atenção plena, o mindfulness. Em breve faço um post sobre esse assunto. Um beijo.

      Curtir

  6. Boa tarde, Yuka.

    Gosto muito do seu conteúdo. Conheci você por influencia da minha namorada. Você está sendo uma inspiração. Depois, se você tiver um tempinho, comecei a registrar minha jornada FIRE. Seria incrível ter seu feedback do primeiro post que fiz.

    https://caminhodaspedrasfire.blogspot.com/

    Depois vou fazer um post sobre minha namorada e não vou ter como não te mencionar. rsrs

    Muito obrigado pelo seu tempo.

    Grande Abraço.

    Curtir

    • Oi Investidor, sim, tenho entendido que após alcançar um certo patrimônio, posso parar de pensar no futuro e aproveitar mais o hoje. Tenho lido alguns livros sobre focar no hoje, valorizar o presente. Um beijo.

      Curtir

  7. “Quem me segue há mais tempo sabe que este blog fala sobre tudo e sobre nada”. Seu blog é tipo o seriado Seinfeld, hehehe. Fiquei feliz de saber que continuará com o blog, e mais tranquila ainda quando uns dias atrás li seus comentários sobre estar longe para cuidar da família e que estava tudo bem. Seguiremos por aqui com vc aprendendo, Yuka. Bem-vinda de novo!

    Curtir

  8. “Quem me segue há mais tempo sabe que este blog fala sobre tudo e sobre nada”. Seu blog é tipo o seriado Seinfeld, hehehe. Fiquei feliz de saber que continuará com o blog, e mais tranquila ainda quando uns dias atrás li seus comentários sobre estar longe para cuidar da família e que estava tudo bem. Seguiremos por aqui com vc aprendendo, Yuka. Bem-vinda de novo!

    Curtir

  9. “Quem me segue há mais tempo sabe que este blog fala sobre tudo e sobre nada”. Seu blog é tipo o seriado Seinfeld, hehehe. Fiquei feliz de saber que continuará com o blog, e mais tranquila ainda quando uns dias atrás li seus comentários sobre estar longe para cuidar da família e que estava tudo bem. Seguiremos por aqui com vc aprendendo, Yuka. Bem-vinda de novo!

    Curtir

  10. oi Yuka, boa tarde

    Que bom que ficaram bem da covid e/ou gripe – teve colegas da minha filha que testaram positivo para as duas, ao mesmo tempo!

    Eu nunca tive intenção de me aposentar antes e tal, sou mais velha que você, já estou meio na contagem regressiva. Mas tivemos uns anos bons aí atrás, que deu para fazer uma poupança para o que está acontecendo agora. Como sempre mantivemos um padrão de vida abaixo dos ganhos, mesmo sem aumento de salário desde janeiro de 2019 e com a inflação subindo, estamos conseguindo manter o padrão de vida sem maiores stress. Na verdade nesse meio tempo o salário inclusive diminuiu porque aumentou a cpss e o plano de saúde, que é descontado na folha, dobrou. Então graças ao controle de gastos e planejamento, estamos passando bem pela crise, que não tem final muito próximo à vista.

    Ter reserva financeira dá uma tranquilidade que só que já passou aperto financeiro tem noção. Para quem tem parente rico para pedir emprestado (deus me livre e guarde) talvez ache que isso é uma bobagem, afinal taí o pai ou mãe para resolver a encrenca. Então eu entendo perfeitamente a questão da vida estar mais leve.

    Ter um espaço para conversar sobre as coisas importantes da vida sem comentários agressivos realmente é uma conquista. O pessoal aqui é muito empático, mesmo tendo realidades muito diferentes. Tem gente que caiu aqui por causa do minimalismo, por causa do dinheiro, por causa da aposentadoria, por causa de crianças. Muito misturado. Mas acho que tem a ver com o tipo de público que permaneceu gostando de blog, que é o pessoal que gosta mesmo de uma reflexão mais profunda, que sabe que não dá para rotular tudo com duas linhas de comentário porque a vida é complexa. E, claro, principalmente por causa do teu jeito de responder, sempre respeitando a opinião do outro. É bem o princípio de que gentileza gera gentileza.

    (sugiro que você faça um mini post padrão quando não estiver a fim de postar – tipo hoje não tem post, tudo bem por aqui! – hehehe, para os teus amigos virtuais não ficarem preocupados!)

    Viu que você está virando produtora de conteúdo? Daqui a pouco os posts vão virar livro!

    Beijos, boa semana!

    Daniela

    Curtir

    • Oi Daniela, essa frase que você escreveu resume bem o que sinto agora: “Ter reserva financeira dá uma tranquilidade que só que já passou aperto financeiro tem noção.” E é justamente por isso que me sinto leve, tirei uma preocupação que eu carregava. É como se eu tivesse cumprido uma obrigação, de que agora não preciso mais poupar à risca, posso gastar meu salário inteiro se eu quiser (não farei isso rsrsrs). Um grande beijo e fiquei feliz que as pessoas sentiram falta de mim 😀

      Curtir

  11. Oi Yuka,

    Adoro os seus posts, achei seu blog por acaso há alguns anos atrás e amo acompanhar seus textos, sua trajetória, seus ensinamentos.. Você já me deu boas ideias, nos mostrou novas maneiras de enxergar certas coisas.
    Sua escrita é leve e inspiradora!

    Q bom q vc vai continuar!

    Curtir

  12. Que alegria te ver voltar. Aguardo ansiosamente os seus posts no domingo. No meio da loucura que está a minha vida de trabalho tentando antecipar minha jornada Fire, você aqui me lembra de viver e aproveitar o caminho. Seus textos tem sido o equilíbrio que busco no meio do caos.

    Gostaria que soubesse que senti sua falta aqui e o quanto conhecendo tão pouco sobre você, já és tão importante por aqui.

    Obrigada

    Curtir

    • Oi Mel, fico feliz em saber que sentiu falta do blog nas semanas que acabei não postando. Agora as coisas já voltaram ao eixo, apesar de ainda me sentir um pouco cansada fisicamente. Esse cansaço tem me feito pensar ainda mais sobre a importância de desacelerar, de focar no essencial e treinar mais em estar presente, sair do piloto automático. Em breve farei textos sobre esse assunto. Um beijo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: