10 dicas para simplificar a rotina

Paisagem, Montanha, Nevoeiro, Pôr Do Sol, Céu, Nuvens

1. Tenha menos coisas

Costumamos negligenciar este tópico, mas ter menos coisas, simplifica muito a rotina. Menos roupas no guarda-roupa, significa menos trabalho para escolher roupas, para lavar, estender, passar, dobrar, guardar. Ter menos objetos espalhados pela casa, significa menos poeira, menos sujeira, menos manutenção, menos responsabilidades, menos dor de cabeça, menos tempo gasto, mais dinheiro no bolso, mais tempo.

2. Ajuste as expectativas

Se não conseguimos manter uma cama posta, talvez seja bom só esticar o cobertor ou a colcha para deixar a cama arrumadinha assim que acordamos. Se não conseguimos passar tantas roupas por semana, talvez chegou o momento de comprarmos roupas que tenham tecidos que não amassam tanto. Nos dias de preguiça ou de cansaço, recorrer à alguma refeição congelada, ou até mesmo preparar algo simples como um lanche. Ajustar expectativas para não se frustrar, é algo que devemos estar sempre atentos.

3. Faça comida em dobro. E congele a metade.

O trabalho para cozinhar é o mesmo, o tempo praticamente não muda, a quantidade para lavar a louça não muda, o que muda é que ganhamos tempo, quando cozinhamos o dobro de quantidade. Fazer comida em dobro e congelar a metade é o que salva a minha rotina. Faço isso em diversas preparações das refeições.

4. Aprenda receitas que usam forno e panela de pressão

Quando estou com pouco tempo, faço macarrão na panela de pressão usando ingredientes congelados como o molho de tomate caseiro, a carne moída que já refogada, o caldo de legumes caseiro que sempre tem no congelador, o queijo que deixo já deixo ralado e por aí vai. Agora, quando quero preparar alguma coisa gostosa, mas não quero passar muito tempo na cozinha, gosto de usar o forno. Coleciono receitas que usam forno e panela de pressão para me ajudar a não ocupar tanto meu tempo na cozinha.

5. Aprenda a pedir ajuda

Eu tenho o privilégio de não ter que pedir ajuda em casa, porque meu marido é muito observador e solícito. Mas sei que meu caso é uma exceção, e não uma regra. Quando me deito um pouquinho na cama no meio da tarde por estar cansada, ele silenciosamente fecha a porta para as crianças não entrarem. Quando estou participando de reuniões virtuais longas, ele sempre aparece com uma xícara de chá com leite. Enquanto estou na cozinha preparando a comida, ele já vai arrumando a mesa, colocando pratos, talheres, copos, além de lavar toda a louça e limpar a cozinha.

Pedir ajuda é imprescindível, principalmente quando temos dependentes como filhos e pais idosos.

6. Pense grande, mas comece sempre pequeno

Eu sempre lembro da minha jornada FIRE (Financial Independence Retire Early). Planejei o improvável, tracei um plano, contei pro marido, e começamos a remar juntos na mesma direção. Fazíamos tudo juntos, cortamos tudo que não era importante para nós, e a passos curtos e constantes, fomos caminhando, e hoje, passados alguns anos, eu só tenho a agradecer por ter tomado essa decisão anos atrás.

7. Aproprie-se de listas para limpar a mente

Sou adepta de listas desde que aprendi a ler e escrever. E isso não mudou, mesmo na vida adulta. Aliás, só vejo vantagens de ter listas, tantos que listas continuam norteando minha rotina, limpando a mente, tirando o que está incomodando dentro da cabeça e ainda alivia a tensão.

8. Gaste menos do que ganha

Parece ser fácil, mas é difícil. Com as indústrias se tornado mais agressivas para incentivar cada vez mais o consumo desenfreado, e unindo a facilidade em parcelar as compras usando cartões de crédito, muita gente acaba se perdendo nos cálculos e acaba gastando mais do que deveria. Claro que a conta não fecha e as dívidas e o estresse começam a aumentar.

9. Faça menos coisas

Fazer menos coisas, significa definir o que é importante. Não dá para assistir todos os filmes, ler todos os livros, encontrar todos os amigos, viajar para todos os lugares.

Simplificar a rotina significa fazer escolhas conscientes de fazer menos. É definir a importância das coisas.

Talvez para você, que não gosta de passar roupa, seja escolher tecidos que não amassem tanto. Para você que não gosta de lavar louça, ter uma máquina de lavar louça pode ser uma boa alternativa. Para você que não gosta de enfrentar o trânsito, quem sabe morar perto do trabalho pode ser a solução.

Deixe a agenda mais livre para que você se sinta mais relaxado.

10. Aprecie o simples

Quando digo simples, são as coisas cotidianas do dia-a-dia.

Aprender a apreciar o sol da manhã entrando pela janela.

Sentir a a palma da mão esquentando em uma caneca com chá.

Apreciar o banho quente em um dia frio.

Desfrutar da sensação gostosa de tirar o sapato, depois de um dia de trabalho.

Saborear o almoço que saiu melhor do que o esperado.

Sentir o frescor de um lençol recém trocado.

Se alegrar ao ouvir a voz de um amigo querido.

Desfrutar do amor que sentimos ao abraçar quem amamos.

Para conseguir apreciar o simples, é necessário estar presente, concentrar-se nas próprias ações, no que está acontecendo ao redor.

~ Yuka ~

22 Comments on “10 dicas para simplificar a rotina”

  1. Olá, Yuka!!!

    Hoje acordei e falei para mim mesma: hoje tem Yuka ….
    Que bom, amo ler o que você escreve e aprender com os conteúdos, que generosamente distribui!
    Abraço e feliz dia para você e sua família!

    Bete

    Curtir

    • Oi Bete, que bom que você espera por mim no domingo rsrsrs. Também adoro receber o comentário de vocês, é o que me continua motivando a escrever semanalmente, mesmo após 9 anos (nossa senhora!). Um beijo!

      Curtir

  2. Yuka,

    Eu relutei muito para começar a usar a dica nº 7. Mas hoje percebo que deveria ter começado muito antes. Algo que precisa ser feito fica martelando na mente até o momento em que a colocamos em uma simples lista.

    Algumas pessoas entendem essa estratégia como uma maneira de deixar o mente preguiçosa, mas com tantas coisas a serem resolvidas e elaboradas, a melhor coisa é anotar o que precisa ser feito depois e deixar a mente livre para coisas mais úteis.

    Suas dicas são simples e muito úteis. Muitas delas fazem parte da minha vida.

    Boa semana!

    Curtir

  3. Pra simplificar a rotina e a vida como um todo, uma das coisas mais importantes é não ser dependente emocional de aprovação externa.
    Só sendo emocionalmente maduro é possível abrir mão de coisas ou parar de desejar algumas coisas ou mesmo atividades que no final das contas não são desejos reais, mas que podem em algum(ns) momentos serem cobrados direta ou indiretamente por terceiros.

    Curtir

  4. Oi Yuka! Como vai?
    Seus textos são sempre maravilhosos! Parabéns e agradeço demais por compartilhar um trechinho da sua vida e formas de pensar!

    Vou confessar que já quis muito juntar dinheiro a ponto de não precisar me preocupar em trabalhar, viver de renda ou algo parecido. De dois anos para cá, digo que minha visão mudou muito sobre essa ideia. Acho que ok mudar.

    A ideia da simplicidade, no entanto, surte um efeito muito positivo e reconfortante aqui dentro.

    É isso.
    Obrigado por tanto! 🪴

    Curtir

    • Oi Quick, tudo bem? Sim, é sempre ok mudar, e cá entre nós, ainda bem que mudamos, sinal de que estamos vivos. Eu também já mudei tantas vezes de ideia, quando engravidei da minha primeira filha, eu também quis parar de trabalhar para nunca mais ficar longe dela rsrsrs. Hoje, após 2 anos de pandemia em que fiquei trancada em casa, vejo o trabalho como algo bom. É um momento meu, onde eu me arrumo, saio para encontrar os colegas de trabalho, trabalho em algo que me sinto útil, os fins-de-semana voltaram a ter graça novamente. A independência financeira é algo que continuo achando muito importante, melhor ainda se conseguir alcançar a liberdade financeira, mas já não penso em me “aposentar” aos 40, 45 anos como eu pensava antes. Beijos!

      Curtir

    • Oi Meire, eu não tenho a quantidade exata dos ingredientes, porque faço tudo no olhômetro, mas se você procurar na internet, vai encontrar várias receitas bem parecidas. Mas o que eu faço basicamente é o seguinte. Eu coloco na panela de pressão o molho de tomate caseiro (congelado), extrato de tomate concentrado (congelado), coloco o caldo de legumes ou de carne (congelado), espero dissolver e acrescento o macarrão cru. Acrescento o que eu tiver na geladeira ou freezer (frango desfiado, carne moída já refogada, etc). Coloco na pressão por 3 a 5 minutos, depois abro, acrescento um pouco de queijo muçarela ralada (congelada também rsrsrs), salsinha (congelado), e acrescento o que eu quiser, tipo ervilha (congelada). Deu pra perceber como o congelador é minha amiga né? kkkk. Beijos.

      Curtir

  5. Parece simples mas não é, né? Comecei trabalhar 9 horas mais as horas de aulas particulares e escola. Básicamente trabalho um milhão de horas por semana para tentar repor a poupança ida e pagar as dívidas (que já quase conseguimos pagar). Sabe que percebi? Que o foco apareceu. O tempo com as crianças em casa virou o mais importante do mundo para mim. As vezes consigo, as vezes não mas o monte de trabalho simplificou os objetivos: parei de pensar em cursos que não posso fazer agora, coisas que eu não tempo de ver, tempo no computador lendo matérias, artigos, etc. Você simplifica a rotina quando percebe o que é importante. Mas às vezes precisamos um bom chute para que isso aconteça. No meu caso, foi perder a minha avó durante a pandemia sem poder viajar para vê-la e agora nao ter tempo suficiente para ficar com meus filhos. Mas agradeço isto. Porque sei que para ¨conseguir apreciar o simples, é necessário estar presente, concentrar-se nas próprias ações, no que está acontecendo ao redor¨ . E é exatamente isso o que estou fazendo agora. Abraço, Yuka!

    Curtir

    • Oi Bhuvana, acho fantástico quando conseguimos superar obstáculos quando temos problemas. Esse “chute” que você fala, pelo jeito funciona para você e para mim rsrs. Com o falecimento da sua avó, percebeu a importância de estar presente. E eu com o aparecimento da ansiedade, percebi a importância de estar presente. Caminhamos juntas, tentando crescer cada dia um pouco mais. Um grande beijo!

      Curtir

  6. Sou testemunha de vários itens!
    Mas como meu computador quebrou logo no primeiro dia de férias, vou só comentar do 1º: a paz de ter poucas coisas é incrível. Sempre nas férias eu faço uma geral no que precisa de ajuste, concerto, o que é para doação, o que é para ser resposto. E a cada ano isso se torna mais rápido e simples porque eu tenho menos coisas. Fim. Mais tempo para mim, menos tempo para coisas.
    Beijos.

    Curtir

    • Minimalismo é muito libertador mesmo. Em casa, já não tem muito o que destralhar, mas as coisas das crianças…. isso elas tem bastante. A minha filha caçula é uma mini-acumuladora, ela quer guardar tudo, tudo ela tem uma justificativa para manter em casa, então é uma tarefa árdua quando vamos fazer o destralhe rsrsrs. Beijos.

      Curtir

  7. Pingback: 10 dicas para simplificar a rotina – Cuide de seu cabelo e corpo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: