Dicas para ter um guarda-roupa minimalista

Fonte: Pinterest
Desde 2013, meu guarda-roupa tem se tornado cada vez mais enxuto (apesar dos meus amigos e colegas acharem que tenho um guarda-roupa abarrotado de roupas).
Por isso irei compartilhar aqui as dicas que eu uso para manter meu guarda-roupa em ordem e o mais importante, somente com o essencial:
1.) CORES DIFERENTES

Fonte: Shutterstock
Para quem quer um guarda-roupa enxuto, uma dica muito importante é não ter roupas com cores repetidas. As pessoas geralmente não percebem muito a modelagem da blusa (se é uma blusa preta com manga longa, uma blusa preta com manga 3/4, uma blusa preta de manga curta, uma regata preta etc), mas reparam muito nas cores.
2.) ROUPAS DE QUALIDADE e CONFORTO x MODA FAST FASHION
Gosto de separar a qualidade das roupas que uso nestas duas categorias. Gasto em roupas de qualidade como peças bem estruturadas como blazer, uma jaqueta de couro, um casaco de inverno de boa qualidade, calças de corte alfaiataria etc. Escolho peças que são bem cuidadas por dentro, bem costuradas, alinhadas e costuras bem miudinhas e reforçadas. São peças de maior qualidade e muitas vezes mais caras, mas que duram por muito mais tempo.
Já as blusinhas, regatas e camisetas eu compro em lojas de fast fashion, que são bem mais baratas. Geralmente não compro blusas estampadas, prefiro as lisas.
3.) PEÇAS CURINGAS
Algumas peças são essenciais para fazer novas variações com peças mais básicas: vestido, saia colorida, saia preta, camisa branca, regata preta, jaqueta preta, blazer de corte clássico, calça jeans, calça branca, um sapato scarpin, etc.
4.) CRIATIVIDADE
Aqui a criatividade rola solta. Eu uso vestido como saia, camisa aberta com blusa por dentro, camisa com regata por cima, e assim vou multiplicando o meu guarda-roupa (por isso as pessoas acham que eu tenho muita roupa). Aqui tem 2 posts que exemplifico isso: camisa branca e saia amarela.
5.) ACESSÓRIOS
Eu não uso joias, por isso compro bijuterias baratas.
6.) SAPATOS
Tenho poucos sapatos como já mencionei neste post. Uso a mesma regra das cores em relação aos sapatos e evito ter sapatos com cores parecidas.
7.) BOLSAS
Tenho 2 bolsas e 1 mochila: uma bolsa para trabalho, uma bolsa lateral para passeio e 1 mochila. É o suficiente para mim.
8.) MAQUIAGEM
Aqui neste post conto as maquiagens que possuo, e que ainda estou no processo de redução. Mas já não tenho mais 10 a 20 batons, três têm sido suficientes. Não tenho mais 3 blushes, uma é suficiente. E assim vou descobrindo o que é essencial para mim.
~ Yuka ~
Achei uma fofura a forma de guardar bijus e super fácil de fazer, né? Só rolinhos de feltro. Vou fazer aqui em casa. Estou com um guardarroupa bem exuto também, agora na fase de substituir as peças por melhor qualidade. Semana passada fiz uma compra num valor alto, investindo nos casacos e blazeres, aproveitando as promoções de fim de inverno. Mas fiquei extremamente feliz, (ao contrário do que acontecia antes na minha vida de descontrole financeiro) pois desta vez usei dinheiro que tinha guardado (e rendido) na aplicação que destinei pra isso e não me endividei. Sensação gostosa essa que quero sempre lembrar e repetir. =)
CurtirCurtir
Oi Michelle, tenta fazer sim esse porta biju, eu uso até hoje, é muito fácil de fazer! Eu entendo bem a sua felicidade em ter comprado casacos de ótima qualidade. Eles vão durar vários invernos e ainda estarão impecáveis. Beijos.
CurtirCurtir
Amei sua dicas!!!bjo
CurtirCurtir
Obrigada. Beijos.
CurtirCurtir
Amei as dicas! Estou tentando reduzir meu guardar-roupa, mas minha maior dificuldade é a criatividade de criar novos looks usando as peças de forma diferente. Acho que isso me faz ter aquela sensação de ter poucas peças no armário, mesmo tendo muitas e minhas roupas tendo um estilo que é predominante. Criei um pasta de inspiração no Pinterest, mas ainda sinto que preciso desenvolver esse lado. Gostei muito do blog, parabéns!
https://minimizandoblog.wordpress.com
CurtirCurtir
Oi Josi, essa pasta do Pinterest é uma ótima ideia. Eu fiz isso quando montei o meu guarda-roupa, só tem que tomar cuidado para acabar não aumentando a quantidade de roupas do guarda-roupa, porque no Pinterest tem cada coisa linda, né?
CurtirCurtir
Eu já estou na vibe preto, branco, cinza e alguma ou outra corzinha. É muito mais fácil combinar tudo! Ainda tenho algumas saias com um pouco de cor (mas sempre meio escuras). Sei lá, eu li uma vez que vc pode se enfeitar com apenas seu sorriso e sua personalidade, e tenho levado isso mt em consideração qd penso em roupa. Isso me fez doar quase todos os acessórios e maquiagens vibrantes que tinha 😀
CurtirCurtir
Oi Daniela, eu amo preto, branco e cinza. Inclusive na decoração de casa. Até tomo um certo cuidado porque se eu descuido, meu guarda-roupa está cinza rsrs. A tática de usar acessórios coloridos funciona bem, já dá uma boa mudada no visual. 😀 Beijos.
CurtirCurtir
As dicas são excelentes! Jà coloquei várias delas em prática! Sucesso!
CurtirCurtir
Oi Fernanda, obrigada! Beijos.
CurtirCurtir
Yuka, você teria indicações de lojas com roupas de boa qualidade?
Obrigada!
CurtirCurtir
Oi Mônica, eu queria ter mais tempo pra dar um rolê pelas lojas para descobrir roupas de qualidade com preço justo, mas com crianças pequenas em casa, ainda não consegui. Talvez em 2018? Tenho 2 lojas que continuo gostando, as outras, infelizmente já foram melhores. Roupas que se rasgam com facilidade, dão buraquinhos na primeira lavagem, enfim, uma tristeza pagar R$100,00 por uma blusa e acontecer isso. As lojas que eu acho relativamente boas e de qualidade são duas: Pink & Co e a Simulassão. Eu comprei algumas roupas na Pink & Co em outubro, e achei que continuava boa e de qualidade. A Simulassão eu não compro há bastante tempo, mas as roupas desta loja continuam como novas no meu guarda-roupa, apesar das várias lavagens. Beijos pra você.
CurtirCurtir
Olá! Uma loja que tenho gostado bastante é a P.A. Concept, principalmente para roupas de trabalho. Os tecidos são bons e as cores não desbotam na lavagem. A modelagem e acabamento são bem feitos. Não acho as peças tão baratas assim, mas pela durabilidade das peças está compensando muito pra mim. Tem uma no Conjunto Nacional e outra na região da José Paulino. Eles tem site tbm, deem uma olhada.
CurtirCurtir
Oi Michelle, vou dar uma olhada nessa loja. 😊😊😊 Obrigada pela sugestão.
CurtirCurtir
Ps.: bom saber sobre a Pink & Co. 🙂 A Simulassão eu sempre olho e acabo não gostando da modelagem. 😦
CurtirCurtir
Não são todas as roupas que gosto da Simulassão também, mas eu tenho 2 blusas que gosto muito e vish, pelo jeito vai durar anos rsrs. Beijos.
CurtirCurtir
Pingback: Minimalismo e vaidade: como administrar – Viver sem pressa