2023: o ano das pequenas coisas

Olá pessoal! Espero que todos estejam bem e que tenham tido um bom início de ano.

Desde o segundo semestre do ano passado, eu tenho utilizado o meu tempo livre para desconstruir quem eu achava que era para abrir espaço para o meu verdadeiro eu. Não digo “novo eu”, porque não é uma nova versão de mim, é apenas o resgate de uma versão antiga, que estava um pouco esquecida, ora por conta da correria do dia-a-dia, ora por conta dos desafios da maternidade, ora por negligência mesmo.

O ano de 2022 foi um ano particularmente atípico, cheio de desafios: me entreguei integralmente na psicoterapia e desde então, um mundo – até então desconhecido – se abriu dentro de mim. Eu (finalmente) descobri como os meus traumas do passado interferia consciente e inconscientemente na minha vida adulta, retornando em forma de medos e expectativas.

Posso dizer que a jornada para o meu autoconhecimento tem sido no mínimo surpreendente, pois a todo momento eu penso “ahhh agora eu entendo por que reajo desta forma”, encontrando respostas sobre alguns dos meus comportamentos, além de reconhecer minhas fragilidades e sombras. É como se um “nó invisível da vida” estivesse sendo desatado aos poucos e a todo momento.

E para dar jus a essa minha nova-vida-antiga, eu decidi que o meu ano de 2023 seria o ano das pequenas coisas. Sim, um ano para valorizar a felicidade e a alegria das pequenas coisas que nos rodeiam e que acabam passando despercebidas na maior parte das vezes.

Alias, muitas destas pequenas felicidades, são coisas que gostava de fazer quando era mais nova:

1.) Me enfiar em um sebo de livros sem ter hora para ir embora;

2.) Ir até uma cafeteria bem bacana para: tomar um café com leite bem quente, ler um livro, levar caderno e canetas para escrever, levar fone de ouvido para ouvir música, não me preocupar com a hora de ir embora. Inclusive na semana passada, fiz isso: sentei na cafeteria às 16h e só saí às 20h, ah que delícia;

3.) Me deleitar lendo um bom livro deitada em cima da cama, em cima da grama, em cima da rede de balanço, embaixo de uma árvore, sentada no metrô…

4.) Fazer diversas pequenas viagens;

5.) Pegar caderno e meu estojo lotado de canetas coloridas e escrever/desenhar sem me preocupar com o relógio;

6.) Ter uma escrivaninha cheia de itens de papelaria fofas, e f*da-se que tenho 41 anos;

7.) Brincar de Lego com as crianças, fazendo desafios de quem cria a tiny house (casa sobre rodas) mais maluca;

8.) Rolar na cama recém-trocada e sentir o frescor do lençol;

9.) Acordar mais cedo que todo mundo no final de semana e sair para caminhar so-zi-nha;

10.) Dar risada das palhaçadas e atrapalhadas do marido;

11.) Acordar de manhã e perceber que tem 2 infiltradas dormindo gostoso na nossa cama;

12.) Receber uma cartinha de amor das filhas que estão sendo alfabetizadas, com erro de português e letras invertidas;

13.) Agradecer por cada comentário carinhoso que recebo ao publicar um post no Viver Sem Pressa;

14.) Agradecer por não passar fome, não passar frio;

15.) Agradecer pela saúde da família;

16.) Agradecer pelo emprego;

17.) Agradecer pela paciência que o marido tem comigo;

18.) Agradecer por mais 1 dia de vida, por estar presente na vida das pessoas que amo;

19.) Por não ter ninguém infernizando a minha vida;

20.) Agradecer por cada momento de felicidade que sinto, por cada risada que dou.

No final das contas, a felicidade é muito mais simples do que parece, não é mesmo?

Um feliz 2023 a você, que dedica alguns minutos da sua vida para ler o Viver Sem Pressa.

~ Yuka ~

51 Comments on “2023: o ano das pequenas coisas”

  1. Bom dia! 2023 está sendo para mim, um ano desafiador, no sentido de que estou observando as coisa mais simples ao meu redor, pois já andava no automático. Vou seguir algumas das suas ideias. Abraços cordiais.
    Aldenice

    Curtir

  2. Bom dia amiga lindaaaaaa, que saudades de seus posts, fiquei até emocionada quando vi que tinha um hoje!!!Amei, estou fazendo as mesmas coisas que vc, comprei um livro “Caligrafia para relaxar”, muitas canetas coloridas e passo um tempão fazendo, maravilhoso!Tenho tirado um tempo para mim também, isso é muito bom!!!

    Curtir

    • Oi Adriana, voltar para o papel é algo gostoso, não é mesmo? Papéis, canetas, canetinhas, pincéis, sentir a gramatura do papel, ver a tinta manchando devagar as fibras, eu tenho me encantado de novo com essas coisas. Caligrafia é tudo de bom, também adoro! Beijos.

      Curtir

  3. Yuka, que bom que você voltou! Senti muita falta dos seus posts! Acompanho seu trabalho tem um tempo e admiro a sua leveza. Obrigada por nós presentear com a sua escrita tão sensível!

    Curtir

  4. Que saudades! Um feliz 2023 para você e todos a sua volta! Seu retorno com esse texto emocionante mostra bem como 2022 foi difícil, mas como o fogo que transforma a cerâmica em uma peça bela, resistente e ainda mais valiosa, você se reencontrou e tornou-se ainda mais sábia.
    Um grande beijo

    Curtir

    • Oi Diana, nossa, que descrição linda que você deu sobre a transformação da cerâmica, nunca havia pensado desta forma. Obrigada pela comparação, me senti bastante lisonjeada. Na época das crises, eu achei que estava vivendo um período sombrio, mas passado a pior fase, posso dizer que foi transformador e ainda está sendo, já que hoje eu me sinto mais forte, mais preparada e tenho encarado os problemas que surgem de outra forma. Voltei mais leve, mais disposta a curtir os pequenos momentos do dia-a-dia. Um grande beijo pra você, feliz 2023.

      Curtir

    • Exatamente. Pois se não conseguirmos enxergar a abundância das coisas que já nos rodeiam, também não enxergaremos quando as tivermos, já que a tendência será de continuarmos sempre olhando apenas aquilo que não possuímos. Um beijo.

      Curtir

  5. Yuka, nesse mundo alienante de escravização pelo lucro e por status, seu blog é um oásis. Você me inspira a ser a mulher que quero ser. Por favor, nunca pare de fazer o que você faz. Muito obrigada!

    Curtir

    • Oi Adna, obrigada pelo comentário carinhoso. Pode deixar. Apesar de algumas vezes me afastar do blog por algumas semanas, aqui é o meu lugar, espero nunca parar de escrever. Um beijo.

      Curtir

  6. A n.º 6 foi ótima e libertadora. Também tenho isso com papelarias kkkk. Obrigada por me lembrar de como a vida é simples. Felicidades para todos nós.

    Curtir

    • Oi Carlos, desejo um feliz 2023 pra você também. Valorizar as pequenas coisas é um desafio não só para você, mas para todos nós. Temos que a todo momento retomar a consciência e voltar para o momento presente, já que para qualquer lado que olhamos, só há consumismo e ostentação. Um beijo.

      Curtir

  7. Ontem estava vendo e revidando minha lista de coisas que me fazem feliz.
    Fiz por indicação da minha terapeuta e ontem eu encontrei ela meio por acaso, achei um ótimo momento pra revisar.
    Que delícia…

    E hoje eu leio seu texto com algo muuuito parecido. Amo essas “coincidências”.
    Amo também ler seus textos, dos quais me conecto muito.

    Feliz 2023 com muitos momentos de felicidade S2

    Curtir

    • Oi Carolzita, é muito bom fazer estas listas. Todo ano eu revejo e refaço uma lista chamada “10 coisas que são muito importantes para mim”. A maioria dos itens não têm tanta mudança, mas é muito bom realinhar a nossa essência e sabermos de fato o que é importante e o que não é importante para a nossa vida e trabalhar para ir nessa direção. Um beijo.

      Curtir

  8. Que saudades, Yuka! Desde novembro de 2022 a vida tem sido intensa após a chegada do meu menino + rotina com as meninas… Elas começaram em janeiro no hoikuen e lá vai eu atrás de material escolar, escrever nome em tudo, conciliar com amamentação, sem rede de apoio, leva e busca de carro porque tá uma nevasca atípica na minha cidade… rs! Fora a casa, marido, etc etc etc… Mas sempre que possível vinha aqui atualizar a página pra ver se tinha algo novo pra eu tentar ler nas poucas horas que me sobra livre.

    Também amo um lençol trocado novinho e cheirosinho! Faz parte da minha lista de coisas simples que me deixam muito feliz! Poucos entendem quando eu falo! Kkkkkkk
    Me olham com cara de: “Que doida. É só lençol”.

    Como sempre você me inspira. Espero que você nunca desanime desse blog. É um alívio nesse mundo caótico de internet que a gente vive.

    Curtir

    • Oi Tiemi, nossa senhora, você com 3 filhos! E eu descabelada aqui com 2 filhas rsrs. Pode deixar, pretendo ainda continuar com o blog por muitos anos, confesso que às vezes dá uma enjoadinha de escrever, mas aí é só eu me afastar por algumas semanas, que a saudade bate e volto com tudo de novo rsrsrs. Um bejio pra você e nas suas crianças!!!! Um beijo!

      Curtir

  9. Yuka, que saudade de você!
    Acabei de lembrar de ti, acessei o blog e me deparei com 02 novos posts… muito muito feliz por você estar de volta!!! Você é muito especial, que 2023 seja mais um ano incrível em sua vida. Obrigada por compartilhá-la conosco!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: