10 dicas para driblar espaços pequenos em casa

Desde criança, eu sempre tive uma tara por casas pequenas. Eram kitnets, flats, loft, studio, tiny house… Os nomes iam mudando ao longo dos anos, mas a minha fascinação continuava a mesma.

As ideias criativas que são utilizadas para solucionar a falta de espaço são sempre muito interessantes.

E com isso, resolvi compartilhar com vocês algumas das ideias que eu usei na minha própria casa.

1.) Criado-mudo suspenso

Essa prateleira na verdade não era um criado-mudo, mas uso-o para este fim. Pequena, fácil de limpar, não acumula poeira, estou gostando bastante.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 22.01.07 (1)

2.) Sapateira como aparador

A minha sapateira, fica próximo à porta de entrada. Para dar um “ar de aparador”, coloquei uma tábua de madeira em cima.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 22.01.08

3.) Escritório em um espaço pequeno

Eu já tinha essa bancada desde quando morava no outro apartamento, mas como esse apartamento é menor, pedi para o marceneiro cortar a madeira para que encaixasse nesse “recorte” de parede. Inclusive esse espaço de 20cm de profundidade ajudou muito a criar o espaço novo do escritório.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 22.01.08 (1)

4.) Fruteira na prateleira

Sim, eu coloquei uma prateleira bem perto da mesa de jantar, e coloquei a fruteira com o intuito de liberar o espaço da mesa.

A minha mesa de jantar (que está comigo há quase 10 anos) tem um tamanho que não é padrão: 120 cm x 70 cm. Ela é um pouco menor e mais estreita do que as mesas tradicionais de 4 lugares. Preferi assim, para que sobrasse mais espaço para a circulação. Gosto da fruteira na mesa porque estimula as crianças a comerem mais frutas, mas ela acabava ocupando parte do espaço da mesa que já não é muito grande.

Bom, resolvi esse problema instalando uma prateleira perto da mesa.

WhatsApp Image 2020-10-10 at 17.08.18

5.) Caixas de madeira embaixo do rack de televisão

Antes, eu guardava brinquedos nestas caixas. Hoje, as caixas estão bem vazias, mas acaba sendo muito bom para armazenar coisas.

caixa brinquedocaixa brinquedo 2

6.) Escolher itens pequenos

Quando vou comprar algo, tento escolher itens que são pequenos, que possuam linhas retas, que sejam leves e tenham cores neutras. Parece uma bobagem, mas ajuda no momento de armazenar.

Veja o meu grampeador e furador de folhas que tenho. São bem pequenos.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 22.01.09 (1)

Outro exemplo é a minha impressora. Na hora de comprar, eu escolhi um modelo que encaixasse bem no espaço que eu tinha, entre a bancada e o gaveteiro.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 22.01.09

Meu guarda-chuva também é pequeno. Inclusive, levo minha menor bolsa no momento de comprar um guarda-chuva, para ter certeza que irá caber.

WhatsApp Image 2020-10-10 at 18.26.24

Se posso ter um item menor, que faz exatamente a mesma coisa que o maior, não vejo sentido em ter algo grande que irá só ocupar espaço.

7.) Aproveitando o espaço atrás da porta

Instalei dois ganchos para pendurar bolsas atrás da porta.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 22.01.07

8.) Usando armários de pouca profundidade

(A partir daqui, fiquei com preguiça de tirar as fotos, então vou usar fotos que encontrei na internet). Eu tinha dois desses armários e usava na cozinha para guardar mantimentos.

Gosto bastante desses armários que possuem pouca profundidade, pois além de não ocupar espaço em casa, a visualização dos produtos é fácil. Depois que mudei de casa, passei a usar esses armários na lavanderia para guardar produtos de limpeza, já que a proprietária irá colocar armários planejados na nossa cozinha.

Tenha a Versatilidade do Armário Multiuso Carraro 899 | Marabraz

9.) Cama box baú

Ter uma cama box baú é muito bom. Cabe muitas coisas, coisas que não usamos no dia-a-dia, como árvore de Natal, itens de artesanato e outras baguncinhas. Aumenta muito a capacidade de armazenamento de uma casa.

cama

10.) Guarda-roupa com espelhos

Resolvi comprar um guarda-roupa com espelhos para cada quarto. Assim, pude me desfazer do espelho de parede que tínhamos. O espelho amplia o quarto, e dá uma boa iluminada.

//staticmobly.akamaized.net/p/Mobly-Guarda-Roupa-Casal-Master-com-3-Espelhos-3-PT-2-GV-Branco-1268-155007-1-zoom.jpg

~ Yuka ~

24 Comments on “10 dicas para driblar espaços pequenos em casa”

    • Oi Cléo, esse armário eu comprei pela internet mesmo, da marca Carraro. A qualidade não é tãaaao boa, viu? Mas quebra um galho. Procure como “armário multiuso com 1 porta e 3 prateleiras 899 – carraro – branco” que você vai encontrar. Beijos.

      Curtir

  1. Olá Yuka! Nunca comentei por aqui, mas acompanho o seu blog já tem alguns anos. Adoro os temas que você aborda, como independência financeira, minimalismo e decoração. E a constância de publicar 1 post por semana me faz vir aqui sempre! Hoje descobri que temos mais um interesse em comum: a tara por casas pequenas! risos. Não sei se eu me daria bem vivendo em uma casa realmente pequena, de 20-40m2, mas é muito divertido ver como as pessoas driblam a falta de espaço. Para uma casa muito pequena ficar funcional, precisa de um projeto personalizado de acordo com o perfil do morador, e uma baita reforma. Gostei das suas dicas pois não são excessivamente caras. Já que compartilhamos dessa mesma obsessão, tenho uma dica também. Tem um canal no YouTube chamado Never Too Small, que sou viciada! Cada vídeo mostra uma linda casa minúscula, minimalista e cheia de soluções incríveis. Os vídeos bem curtos e direto ao ponto e ainda tem uma preocupação em aproveitar espaços já existentes nas cidades. Acho que você vai gostar, se é que já não conhece! Beijos

    Curtir

    • Oi Larissa, tudo bem? Não conhecia esse canal, já até me inscrevi rsrs. Tem um que acompanho, sobre Tiny House, chama-se Living Big In A Tiny House, conhece? É bem divertido também, há inclusive casas em cima de árvore, casas flutuantes, contâiners, trailers, ônibus, é cada ideia de cair o queixo rsrs. Um beijo!!!

      Curtir

      • Oi Yuka! Esse canal que comentei é um dos únicos em que me inscrevi. Inclusive, reparei que tem um vídeo novo! Eba! Obrigada pela dica. Assisti alguns e gostei bastante também. Uma mulher colocou uma rede no mezanino da tiny house e a transformou em biblioteca. Genial! Beijo e bom fim de semana!

        Curtir

        • Oi Larissa, que bom que gostou. O segredo é de tempos em tempos, fazer uma limpa nas redes sociais. Eu até que sigo bastante canal no YouTube, no início até gosto, mas depois de algum tempo, vou revendo minhas escolhas e acabo deixando de seguir vários deles. Vou até compartilhar com você dois canais (do mesmo estilo) que ando meio viciada, quando sinto que a ansiedade está por perto, gosto de assistir, me dá uma tranquilidade rsrsrs. Bom fim de semana!


          Curtir

  2. Gosto muito de todos os seus posts. Gosto mais ainda quando são relacionados à organização e quando você posta fotos autorais, assim podemos ver na prática como você aplica o minimalismo. Ótimas dicas!

    Curtir

    • Oi Sheury, verdade, também queria postar mais fotos das coisas que faço, mas como acabo escrevendo bastante à noite (quando as crianças já foram dormir rsrs), a iluminação das fotos é bem prejudicada. Um beijo.

      Curtir

    • Oi AC, e cada móvel tem truques (como 2 móveis grudados um no outro que soltam), já que eu moro de aluguel e os móveis precisam se adaptar bem a cada mudança residencial rsrs. Beijos.

      Curtir

    • Oi Eder, nessa casa que estamos morando, coloquei a altura da bancada em 77 cm, porque queria muito que a impressora entrasse nesse vão entre o gaveteiro e a bancada. Já na outra casa, essa mesma bancada ficava a 70 cm e a altura era perfeita. Eu tenho 1,60, meu marido deve ter uns 1,75, e a altura de 70 cm era muito boa. Beijos.

      Curtir

  3. Excelentes dicas! Sempre quis ter um aparador na entrada mas eles ocupam muito espaço… Que jogada de mestre essa sapateira, ficou lindo e muito funcional! Inclusive, tentei pesquisar desse modelo mas não encontrei, você mandou fazer? Se sim, pode passar as medidas para eu ter noção?

    Curtir

    • Oi Daniela, tudo bem? Você não encontrou essa sapateira, porque eu coloquei 2 uma do lado da outra rsrsrs. Vou passar a medida de 1 das sapateiras: 55 (largura) x17 (profundidade) x101 (altura). Essa sapateira eu comprei na Tok&Stok, mas parece que não é mais vendido na loja. Vi vários modelos parecidos com esse na internet, procure como “sapateira 3 gavetas” e confira o tamanho ideal para a sua casa. Beijos.

      Curtir

  4. Boa tarde Yuka,

    Muito legal o post, eu também gosto de ver fotos de apartamentos pequenos com boas soluções de aproveitamento de espaços.

    Essa dica do armário de pouca profundidade é muito boa. A cozinha do meu apartamento anterior era bem estreita, como são quase todas dos apartamentos mais novos. Eu tinha um armário desses e era muito prático, pois não atrapalhava a passagem e cabia muita coisa. Além disso, não tem o problema das coisas que ficam por trás ficarem esquecidas porque ficam escondidas pelas da frente.

    Uma dica que eu colocaria como dica zero seria: nunca, jamais, em hipótese nenhuma, compre algo para a sua casa sem medir o espaço onde você vai colocar a coisa (móvel, eletrodoméstico, eletroeletrônico). A noção de espaço varia muito conforme o local onde estamos vendo o produto. Na loja, ele pode parecer pequeno pois o ambiente é grande, e depois não caber onde você pensou em colocá-lo. Isso pode parecer óbvio para quem já montou casa, mas quem está começando às vezes se entusiasma com uma promoção e se passa nas medidas.

    Eu também faço como você, compro a coisa já pensando onde ela vai “morar” em casa, como você fez com a impressora. Uma vez eu queria um pufe pequeninho e passei meses até encontrar um na medida que eu queria.

    Para quem é dono do apartamento, vale a pena fazer armário até o teto, porque aproveita todo o espaço e, principalmente, não suja em cima! Bem em cima dá para guardar aquelas coisas que a gente usa só uma vez por ano, como no exemplo da cama baú.

    Tem também aqueles sacos plásticos de espremer, eu já usei para guardar edredons, que são volumosos e ocupam muito espaço no armário.

    beijo e boa semana

    Curtir

  5. Amei o “fiquei com preguiça de tirar fotos” hahaha. Mas eu preciso de mais fotos! Estamos mudando móveis no apt que estamos (que não é nosso) para ter mais espaço, maior circulação, etc e eu não só não tenho bom gosto como não tenho boas ideias e vou pegando de sites. As fotos que compartilhou já me deu a ideia do criado mudo suspenso. Moramos em 40 mt2 onde increivelmente temos dois quartos, sala, cozinha, banho e lanvanderia e precisamos de todo o espaço possível. Queremos fotos, queremos fotos! Abraço enorme!

    Curtir

    • Oi Bhuvana, rsrs, eu com os meus 60m2 com minhas filhas, e você com seus 40m2 com seus gêmeos. Sabe onde acabo pegando bastante ideias boas? Nas Tiny Houses americanas. Até compartilhei com a Larissa o canal no YouTube que eu sigo, se chama Living Big In A Tiny House. É bem legal, porque as casas são realmente pequenas, e as ideias grandes. Você com 2 crianças pequenas bem na idade das minhas filhas, sabe que ter poucos móveis, ou móveis pequenos faz uma boa diferença no espaço para as crianças poderem circular. Quando tiver mais animada, tiro mais fotos rsrs. Ontem, minhas filhas picaram papel, e a casa inteira, literalmente, ficou cheio de papeizinhos picados hahaha. Então não tá fácil tirar fotos decentes rs. Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: