Marmita: o que cozinhar, como levar e transportar

Fonte da foto: http://asacokitchen.com/15289
Querem saber a mais pura verdade?
Pode-se levar de tudo na marmita. Sim. Sem frescura e sem medo.
Já vi muitos sites e blogs falando qual era a comida ideal para se levar na marmita, o que pode e o que não pode levar.
Desde que me formei na Universidade e comecei a trabalhar, eu sou marmiteira. São 14 anos sacolejando a marmita todos os dias na bolsa. Ou seja, tenho autoridade nesse assunto rs.
Verdade seja dita, pode-se levar de tudo, e a melhor comida para se levar na marmita é a comida do dia-a-dia. Eu levo desde sashimi (peixe cru), missoshiru (sopa japonesa bem líquida), receitas com creme de leite, empanados, pudim, etc.
Claro, há algumas dicas para evitar vazamentos e também aquela surpresa ‘agradável’ de que seu almoço revirou dentro da bolsa.
Pra começar, todos os meus potes são de plástico. Há pessoas que preferem os potes de vidro, mas como eu vou ao trabalho de transporte público, os potes de vidro se tornam muito pesados para mim.
A seguir, 7 dicas da marmiteira:
Dica 1.) Evite vazamentos.
Para isso, tudo tem que ser acondicionado da melhor forma. Eu tenho potes herméticos com abas, de diversos tamanhos e formatos para levar o meu almoço. Para comidas como estrogonofe, carne de panela, creme de espinafre, etc, o melhor são estes potes com abas que evitam vazamentos:
Já para levar sopas, frutas já cortadas que soltam bastante líquido, como melancia e melão, gosto de levar neste pote redondo aqui embaixo:
Mas não é porque estes potes não vazam que eu abuso da sorte. Nunca guardo as marmitas em pé na minha bolsa. Mantenho sempre os potes na posição original.
Dica 2.) Evite frutas amassadas.
Muitas vezes, levo frutas inteiras como pera, caqui, pêssego. Neste caso, coloco saco plástico e depois a fruta. O saco serve como um air-bag. As frutas chegam impecáveis. Já escrevi um post sobre isso aqui.
Dica 3.) Tempere a salada só na hora da refeição
Eu não misturo comida fria (salada) com comida quente no mesmo pote, já que eu esquento a minha comida no micro-ondas. A salada fica em um pote separado e levo o molho pronto em um potinho pequeno para temperar somente na hora da refeição. Assim, consigo manter a salada fresca e gostosa. Levo em mini garrafinhas que comprei em lojas de perfumaria:
Dica 4.) Pote com divisória: a solução para não virar uma só mistura
Eu gosto de colocar a comida neste pote que tem separador. Arroz pra um lado, a mistura para outro. Se é estrogonofe ou carne de panela, ainda envolvo em filme plástico cada divisória para não misturar no arroz. A batata palha levo em potinho separado para manter a crocância.
Dica 5.) Mantendo a comida fresca
Quando o tempo está frio, eu nem ligo muito em guardar na geladeira, mas quando o dia está quente, coloco na geladeira assim que chego na empresa. Não carrego em sacola térmica, coloco em um saco simples e direto na bolsa.
Vale levar tudo: feijoada, estrogonofe, torta, frutas, empanados, salada, comida japonesa. Vale tudo mesmo.
Dica 6.) Cheiro da comida
Como o refeitório é comunitário, eu evito levar comida que tem cheiro muito forte para não desagradar as pessoas, como sardinha, gyoza e goiaba.
Dica 7.) Faça a comida em dobro
Isso mesmo, quando estou cozinhando, já faço pensando em levar a marmita para o dia seguinte. Então a janta de hoje é o almoço de amanhã. Pensando assim, é muito simples, né? Eu não cozinho pensando na marmita. Eu cozinho pensando no jantar.
~ Yuka ~
Amei o nome de seu Blog Yuka…tudo que a sociedade pós-moderna viver sem pressa…tomo a liberdade de deixar o link de uma música que me serve de inspiração todos os dias na busca por viver sem pressa…abraços…
CurtirCurtir
Oi Estevam, essa música é muito linda mesmo. Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Por nada…boa semana…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Yuka, obrigada pelas dicas. Esse post me ajudou muitão! 🙂
CurtirCurtir
🙂 Beijo pra você!
CurtirCurtir
Eu levo a mesma marmita todas as noites, pois trabalho noite sim, noite não. As pessoas perguntam se eu não me enjôo de jantar sempre a mesma coisa e a resposta é: não! hahaha!!! Sempre levo escondidinho de abóbora com carne seca que faço aos Domingos!
CurtirCurtir
Oi Fernanda, sorte sua que não enjoa da mesma comida. Eu descobri que sou uma fresca, não consigo comer a mesma comida por vários dias, meu marido fazia que nem você, comia a mesma comida todos os dias e estava tudo bem. Eu não aguentei 1 semana rsrsrs. Beijos.
CurtirCurtir
Quando eu enjôo do escondidinho de abóbora com carne seca (o que é muuuito difícil), eu faço outro prato: sopa de abóbora com carne seca! hahahaha!!!
CurtirCurtir
Hahaha! Como assimmmmm? 😂😂😂😂
CurtirCurtir