Os 5 gastos mais úteis do ano de 2022

Esse post deveria ter sido publicado em dezembro de 2022, mas tudo bem, vamos caminhando sem pressa.
Continuando com a tradição anual dos 5 gastos mais úteis ano, listei os 5 principais gastos que foram úteis para mim, independentemente de preço, ou seja, não necessariamente o que eu paguei mais caro é o mais importante, e o mais barato, menos importante:
- fonoaudiólogo para a filha
- psicólogo
- itens de papelaria
- livros
- viagem e passeios
1.) Fonoaudiólogo para a filha
Em outubro de 2020, minha filha caçula com então seus 3 anos, começou com as sessões semanais com a fonoaudióloga. A gagueira dela era tão forte que prejudicava uns 95% da fala, ou seja, era praticamente impossível compreendê-la, até mesmo para mim. Era triste vê-la fazendo um esforço descomunal para tentar falar uma única palavra. Ela perdia o ar, ficava vermelha, via-se o esforço e mesmo assim, era muito difícil compreendê-la.
Voltando para dezembro de 2022, após 2 anos de muito esforço conjunto, nosso e por parte da minha filha, e graças a competência e delicadeza da fonoaudióloga, minha filha teve uma evolução surpreendente por conta da idade precoce em que começou o tratamento.
Recentemente, fez uma nova avaliação e foi constatado o que todos nós já sabíamos: ela tem apenas 5% da fala comprometida que ainda precisa ser ajustada (sendo que 3% ela já pode receber alta), ou seja, quem a vê toda tagarela e falante, não sabe que um dia, ela sofreu gagueira severa.
Ela está com 5 anos e é uma criança linda, tem a fala fluida, é autoconfiante, inteligente no raciocínio, debochada que só ela, arranca risada de todos, de adulto a crianças.
Sou grata por ter conseguido identificar a gagueira dela tão precocemente (com 1 ano e meio de idade), por ter encontrado uma profissional maravilhosa que se baseia em estudos científicos recentes (encontrei-a quando minha filha tinha 3 anos), e por eu ter dinheiro para poder pagá-la. É quando vejo esse tipo de situação que eu digo que ter dinheiro faz diferença sim na vida das pessoas.
2.) Psicólogo para mim
Até iniciar a terapia, eu juro que achava que eu era uma pessoa bem resolvida. Claro que isso caiu por terra, o que já era de se esperar, né? E como foi surpreendente descobrir o meu lado totalmente desconhecido, às vezes esquecido, negligenciado. Tudo bem que as sessões não foram só flores… ter que finalmente enfrentar o trauma do passado foi e continua sendo assustador, principalmente quando comecei a lembrar de mais coisas.
Desde então, surgem semanalmente, misteriosos hematomas roxos em diversos pontos das minhas pernas, do tamanho de 10 cm.
Estou interpretando esses hematomas como algo que ficou guardado dentro de mim há muitas décadas, que está finalmente vindo à tona, saindo das minhas profundezas e indo para a superfície. São todas as dores físicas que senti, e também as dores emocionais que guardei ao longo de todos esses anos. Esses hematomas não doem, mas são bem parecidos com os que eu tinha quando criança.
A terapia me ajuda a não só enfrentar meu maior medo (o meu passado), mas a encarar as coisas por uma nova perspectiva, tirando alguns dos meus vícios de pensamento.
3.) Itens de papelaria
Ano passado, eu praticamente fui afagada por itens de papelaria.
Eu estava disposta a criar um espaço só meu, onde pudesse me sentir segura, acolhida e feliz. Sim, sabe aquele lugar que você olha e abre um sorriso? Esse lugar é a minha escrivaninha.
Nesse espaço, o minimalismo reina beeeeem longe. Diferentemente dos poucos sapatos, das poucas roupas que tenho, no espaço da escrivaninha, o que reina é a minha criança interior e posso afirmar que isso me faz feliz.
4.) Livros
Se no ano de 2020 e 2021 eu não consegui ler nenhum livro, o ano de 2022 eu voltei com a bola toda.
Fui em feiras de livros, entrei em diversos sebos e livrarias, e a minha estante de “livros para ler” foi ficando recheada. Ano passado, gastei muito em livros e esse valor só tende a aumentar.
5.) Viagens e passeios
Aumentamos a quantidade de vezes que viajamos ao ano.
Estabelecemos que faremos viagens a cada 3 meses, fora os passeios rápidos ao longo do mês.
Outro dia meu marido estava falando para a nossa filha que todo o estilo de vida que levamos atualmente era graças a um momento eureka que eu tive, quando ela ainda estava dentro da minha barriga: ser FIRE.
Ao longo desses anos, os planos foram mudando, mas é fato que hoje temos uma vida bastante confortável graças a toda economia que fizemos la atrás.
~ Yuka ~
Estou grato pela vossa partilha. São coisas simples, mas motivadoras.
Um abraço e uma boa semana. 🙏💟🌱🔆
CurtirCurtir
Oi J. Paulo, eu que agradeço pela sua leitura. Um grande abraço.
CurtirCurtir
Yuka,
Que bom você ter percebido logo a gagueira da sua filha e ter tomado uma atitude. Que bom hoje ela ser autoconfiante! Quando comecei a ler seu post, foi exatamente nisso que pensei, do quanto esse tipo de coisa abala a confiança, ainda mais nessa fase de tantas descobertas.
Gostei do que falou sobre os livros.
Por um tempo eu tive como meta ter apenas 50 livros.
Mas comecei a questionar minha própria meta.
Eu sei quais livros serão de leitura única (esses eu não guardo), mas há outros, como os do Augusto Cury, Daniel Goleman e muitos nas área de desenvolvimento pessoal e saúde que vou me arrepender de dar um outro destino à eles que não seja na minha própria casa.
Depois que comecei a perceber que muitos livros não são reeditados, tenho muito mais critério. Um que me arrependo de ter vendido é Bola de Neve, uma biografia de Warren Buffett. Já não é mais editado e os usados custam muito caro.
Assim como você é com sua escrivaninha eu sou com meus livros. Nessa área, o minimalismo passa bem longe.
Boa semana!
http://www.simplicidadeeharmonia.com
CurtirCurtir
Oi Rosana, hoje mesmo, fiquei olhando a minha escrivaninha, com meu porta-canetas abarrotado de canetas coloridas rsrsr, eu pensei…. nossa senhora, quantas canetas eu tenho, mas eu gosto tanto delas, e uso todas elas, então eu fico muito feliz, e é isso que importa hahaha. Um beijo.
CurtirCurtir
Oi, Yuka!!
Quando leio os seus textos, eu me sinto tão pertinho de você, fico triste com suas tristezas e vibro com suas alegrias e vitórias!!!
Deus abençõe sempre você e sua linda família!!
Observei que seus gastos com auto-cuidados foram seu foco, isso não tem preço, faz bem se cuidar e cuidar de quem amamos.
Beijo no coração,
CurtirCurtir
Oi Bete, olha só, nem eu tinha percebido que meus gastos realmente estavam focados em auto-cuidado. Um grande beijo e obrigada por estar sempre por aqui comigo, torcendo e vibrando. Um beijo.
CurtirCurtir
dá uma olhada:
o curso dele de filosofia (COF) é muito melhor.
abs!
p.s.: tem um torrent do COF na baia dos piratas
CurtirCurtir
Você está muito bitolado nesse tipo de assunto.
Se desliga um pouco disso cara, procure outras coisas pra ler, outras coisas pra pensar…
CurtirCurtir
já estou seguindo sua sugestão há anos:
https://manorganizado.wordpress.com/category/animacoes/
https://manorganizado.wordpress.com/category/filmes/
https://manorganizado.wordpress.com/category/financas/
https://manorganizado.wordpress.com/category/documentarios/
https://manorganizado.wordpress.com/category/habitos-mentais/
filosofia e política é apenas uma parcela de meus interesses.
abs!
CurtirCurtir
Está lendo terraplanismo (literal até).
CurtirCurtir
Credo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Viagens e passeios: eita que isto é investimento garantido.
CurtirCurtir
Oi Estevam, e espero cada vez mais aumentar esses gastos que me deixa tão feliz. Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Yuka!
Fico feliz que a fono tenha ajudado sua filha ! 💖
Adorei a ideia de anotar os gastos mais úteis, levando em conta apenas aquilo que foi mais importante pra nós. É muito fácil achar que o mais caro compensa mais, mas realmente nem sempre é o que mais acrescentou para nossas vidas.
Faz tempo que penso em ir ao psicólogo presencial também. Por enquanto os aplicativos de terapia online tem me ajudado, e tenho certeza que “fazer terapia” seja um dos gastos mais úteis pra mim de 2022. Agora vou sentar e pensar um pouco sobre os outros 4 gastos rsrs
Bjs 🌷
CurtirCurtir
Oi, você se importa em falar qual aplicativo usa?
CurtirCurtir
Oi Mallu, tudo bem? Faço isso de anotar os gastos mais úteis há bastante tempo, além da lista de conquistas. Acho legal poder olhar ano a ano e ver as mudanças que são tão perceptíveis. Se antes os gastos eram mais em objetos de consumo, cada vez mais, meus gastos tem se concentrado em auto-cuidado. Tem feito mais sentido para mim gastar em coisas que traz felicidade. Um grande beijo!
CurtirCurtir
Boa noite, Yuka.
Sempre leio seu artigo e aplico tudo que aprendo pra fortalecer o minimalismo em minha vida.
Hoje o motivo maior que venho nesse blog, é compartilhar com vc e seus espectadores, que provavelmente na época Leo um comentário meu aqui dizendo que eu compro e vendo carro em leilões. Fiz esse comentário devido à uma publicação sua sobre segunda fonte de renda e Fire…e comentei que eu e minha esposa estavamos no processo de tratamento para engravidarmos! E eu uso essa compra e venda como uma segunda fonte de renda.
Pois bem, informo que ocorreu tudo bem graças a Deus e nesse momento estamos com a nossa filha Heloísa, que está com 07 meses. Tem todo amor do mundo!!!
Resolvi comentar porque sempre acompanho seu conteúdo e vejo o tanto que ama suas filhas.
Agradeço a Yuka pela oportunidade de eu poder compartilhar aqui nossa alegria, que de fato não tinha comentado em lugar nenhum esse nosso tratamento, nem mesmo os familiares sabiam. Até tomei um puxão de orelha da patroa…kkkk mas logo ela ficou tranquila, principalmente quando viu o comentário de muitos aqui emanando energia boas.
Gratidão à todos que lerem esse comentário.
Robson
CurtirCurtir
Parabéns!! Deus abençoe sua Heloísa!!
CurtirCurtir
Oi Robson, tudo bem? Meus parabéns pela sua filha!!! É algo que realmente merece ser comemorado, principalmente porque pelo seu comentário, dá para perceber como ela era desejada, como era uma criança esperada, aguardada. Desejo tudo de melhor para sua filha e para a sua família, que ela traga diversos momentos de alegria, e que una ainda mais seu casamento, e o amor que você sente pela sua esposa. Um grande beijo e obrigada por compartilhar a sua felicidade!
CurtirCurtir
Yuka, sobre os seus roxos na perna me lembrei de uma sessão de microfisioterapia que fiz uns anos atrás, a fisioterapeuta que fez a sessão comentou que tudo o que passamos deixa “marcas” em nosso corpo, algumas vezes visíveis, algumas vezes invisiveis (no caso a microfisioterapia cuida das invisíveis), ela faz alguns movimentos e encontra essas marcas, que muitas vezes vem com datas e mais informações sobre o sentimento que a pessoa passou (não sou a melhor pessoa para exlicar) mas é uma coisa bem interessante. E o melhor, após a sessão a gente sente um alívio… Enfim, fica a dica…
E que coisa boa saber que a gagueira regrediu!
CurtirCurtir
Obrigado, Glaucia, pelas sinceras palavras quanto à Felicidade com a nossa pequena Heloísa.
Yuka, quanto à microfisioterapia que a nossa amiga Glaucia sugeriu, acredito valer a pena você pesquisar. A minha esposa fez e também indica.
Robson
CurtirCurtir
Oi Robson, sim, irei pesquisar. Obrigada por mais uma indicação, bom saber que mais pessoas fizeram. Um beijo.
CurtirCurtir
Oi Gláucia, não conhecia a microfisioterapia. Sabe que depois que voltei do Congresso da Felicidade, eu voltei um pouco diferente, sempre fui mais cética, mas lá, tive oportunidade de fazer uma sessão de terapia multidimensional. Era para eu experimentar uma sessão de reiki, mas acabaram me passando essa outra terapia, que também não conhecia. Bom, só sei que ao final da sessão, ela começou a falar algumas coisas para mim, e uma dessas coisas era sobre minha irmã. Fiquei pensando… como ela sabe sobre minha irmã, se eu não falei absolutamente nada? Ela falou muitas coisas, deixou gravado o áudio da sessão para eu escutar com calma, e posso dizer que 100% do que ela disse, faz sentido para mim. Realmente, há muito mais coisas desconhecidas nessa vida, né. Beijos.
CurtirCurtir
Oi,Boa noite!
Uso o cíngulo e o vitalk 😊
CurtirCurtir
oi Yuka, bom dia
Sobre a questão da fonoaudióloga e psicólogo, realmente faz muita diferença ter acesso a médicos bons. Dinheiro pode não comprar uma porção de coisas, mas ao menos paga bons profissionais.
Terapia é uma coisa que todo mundo devia fazer. Pena que é caro, e que a maioria das pessoas prefere só a parte dos remédios quando não está bem. E tem que ser desconfortável mesmo, senão não funciona. Porque examinar os nossos lados escuros é que ajuda a melhorar e a conviver com eles.
2022 foi um ano complicado para mim, pessoalmente tive muitas questões novas para lidar e algumas questões alheias que respingaram em mim. Sem nem contar outras questões, que também me preocupavam muito, mas que acabaram razoavelmente bem. ao menos por enquanto. Iniciei 2023 com uma linda viagem, que me lembrou o quanto eu gosto de viajar e o quanto a maternidade e depois a pandemia tinham me tirado esse prazer.
Os melhores gastos para mim sempre são aqueles que me levam para outros lugares, ou seja, viagens e produtos culturais em geral, como livros, acesso a jornais, revistas, filmes…
Aliás, uma coisa que eu fiz muito nesse ano que passou foi ouvir podcasts. Assinei o spotify e ouvi muita coisa interessante / engraçada. Alguns me marcaram muito, como o Maria Vai com as Outras, Praia dos Ossos, Retrato Narrado, Projeto Querino, tem muita coisa legal mesmo. Eu gosto muito de psicanálise também, então teve uns nessa área também. Nunca me imaginei ouvindo programas, eu nunca gostei de rádio.
Sobre as manchas roxas, sem querer me meter, mas já me metendo. A não ser que você seja como eu, que tropeça nas coisas e esquece, manchas roxas sem razão podem ser problema de coagulação. Eu não colocaria no psicossomático não (até pq não acredito muito nisso). Mas desculpa se estou sendo invasiva.
Um grande abraço, e uma ótima semana!
Dani
CurtirCurtir
Oi Daniela, tudo bem? Realmente, livro é algo que também me dá muito prazer, tanto que eu estabeleci uma regra em casa, que ninguém economiza em livro. Ou seja, quando compro livros, não preciso tirar da minha cota “mesada” rsrsrs, o que ajuda muito, já que eu compro muitos e muitos livros. Sobre as manchas rochas nas pernas, daqui a algumas semanas, inicio meu check-up anual, irei mostrar para a médica para solicitar exames completos. Não custa nada checar, né? Eu sou da turma que se é para descobrir, melhor descobrir logo, assim, tenho mais chance de cura rs. Um beijo e obrigada pela preocupação.
CurtirCurtir
Olá, pessoal. Gostaria de parabenizar a YUKA pelos textos… descobri recentemente teu blog e adorei. Sou muito fã do estilo de vida minimalista e teus textos sempre me trazem uma nova perspectiva. Já gostaria de recomendar meu sebo virtual para os amantes de leitura – “READ BOOKS”. Vendo na Shopee. Abraços
CurtirCurtir
Oi Anderson, tudo bem? Obrigada!
CurtirCurtir
Ah, eu continuo morando em um apt de 40 m2 (não por opção, hehehe) e não da para ter meus livros (além de professora, sou bibliotecária auxiliar por formação…) e os das crianças aqui. Fizemos a nossa carteirinha na biblioteca pública e meu Thor, que coisa linda é isso de pegar livros grátis e sair dai como se vc tivesse comprado CINCO livros sem gastar um centavo! Hj eu leio com meus filhos, leio para mim, leio, leio e leio e não ocupo espaço em casa que não tenho nem gasto dinheiro extra que tampouco tenho. Biblioteca pública é vida. Vamos usá-la mais! Fico muito feliz pelos seus gastos/conquistas de 2022!
CurtirCurtir
Oi Bhuvana, eu adoro pegar livros emprestados em bibliotecas públicas também. Só acho que poderiam ter livros mais novos também rsrs. Beijos.
CurtirCurtir