Você tem vontade de meditar? Vou ensinar como.

Eu já havia tentado meditar diversas vezes ao longo desses 5 anos, pois já conhecia os benefícios comprovados pela ciência, como a diminuição do estresse e depressão, aumento do foco, melhora a qualidade do sono, além de sensação de bem estar.

Toda vez que eu tentava meditar, meus pensamentos se agitavam de tal forma que eu mal conseguia meditar por 1 minuto.

Só levei a meditação a sério, quando não tive mais escolha: quando minha saúde mental piorou. Eu precisava recorrer a alguma coisa, já que minha cabeça parecia que ia explodir, e a meditação foi uma das minhas escolhas.

Eu comecei com meditação guiada, procurei diversos vídeos de meditação guiada no YouTube, e durante um tempo, eu achava que estava meditando. Até que assisti uma entrevista da neurocientista Elisa Kozasa, pesquisadora e professora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, e descobri que o que eu fazia era relaxamento, e não a meditação propriamente dita. Ou seja, eu não conseguiria alcançar todos os benefícios da meditação fazendo meditação guiada.

Nessa mesma entrevista, descobri que a Elisa Kozasa havia desenvolvido um aplicativo de meditação em parceria com a Natura, Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein e Associação Palas Athena.

Logo após esta entrevista, eu procurei o aplicativo, chamado de Meditação Natura e baixei no meu celular.

Eu já tinha usado outros aplicativos como o Meditopia, Insight Timer e o Headspace, e posso dizer que o Meditação Natura é o mais simples, e de longe, foi o mais eficiente e certeiro. Certeiro, porque esse aplicativo me ensinou a meditar sozinha, ou seja, ele me ensinou a desapegar aos poucos do aplicativo em apenas algumas semanas, o que por si só já é bem diferente dos outros existentes no mercado, que cobra até assinatura.

O aplicativo é simples: há um programa de 8 semanas testado cientificamente, e a cada semana, o conteúdo é liberado de acordo com a sua evolução.

No início, a meditação é guiada e dura poucos minutos, para o alívio dos iniciantes. A voz que nos guia é calma, sem grandes firulas.

Conforme a semana vai passando, o cérebro se acostuma com a voz, com a postura de ficar sentada. E a cada semana, pequenos intervalos de silêncio são acrescentados e é aí que está a grande sacada. Esses intervalos vão aumentando a cada semana, e no final de 8 semanas, já estava meditando sozinha e em silêncio.

Esse mês de dezembro, completou 1 ano desde que comecei a praticar a meditação.

Após 12 meses meditando todos os dias, pelo menos 2 vezes ao dia, posso dizer que meditar me traz uma sensação extremamente relaxante e uma sensação gostosa difícil de ser descrita.

Depois que peguei gosto pela meditação, comprei algumas coisas para tornar o momento especial, como se fosse um pequeno ritual:

  • um aromatizador elétrico: pingo algumas gotas de óleo essencial de capim limão só enquanto medito, para que eu associe esse aroma com meditação
  • um zabuton: um colchonete macio para sentar no chão
  • um protetor auricular: para quando o barulho externo me distrai

Mas isso só aconteceu nesses últimos 2 meses. Até pouco tempo atrás, eu só sentava em cima da minha cama e estava tudo certo.

Espero que esse post tenha ajudado para quem quer iniciar na meditação.

~ Yuka ~

11 Comments on “Você tem vontade de meditar? Vou ensinar como.”

  1. Obrigada pela dica. Eu já fui assinante do meditopia e gostava muito mas parei porque ficou caro pra mim. Sempre fiz meditação guiada por ter dificuldade de ficar em silêncio rs. Várias vezes pesquisei por apps de meditação na PlayStore mas nunca havia visto esse, quase todos são pagos e caros.

    Curtir

  2. Oi Yuka!
    Gosto muito de meditar. Mas ainda não tornei isso um hábito. Já fiz um curso de 3 anos, já usei aplicativos, já tentei meditar sozinha.
    O que eu tenho feito ultimamente é praticar em pequenas parcelas. Tento praticar atenção plena no banho, lavando a louça, ou quando vou andar de bike. Isso tem facilitado minha prática.
    Fico feliz que você conseguiu tornar isso um hábito e colocou até coisas novas para tornar um ritual.
    Boa jornada!!

    Curtir

  3. A empresa em que trabalho disponibilizou o Headspace depois da pandemia, mas eu acho ele muito bagunçado, tem muita opção, sei lá… Quando estamos mal acho que funciona melhor não ter muitas opções e o básico é o que funciona né?
    Vou procurar o app da Natura pra baixar (já vi que vai bombar porque agora tem selo Viver sem pressa de qualidade kkkk).
    Obrigada pela dica, mais uma vez

    Curtir

  4. Interessante você dizer que usa protetor auricular para meditar, para mim os barulhos externos são uma oportunidade de não reagir e apenas observar os pensamentos.
    Vou testar essa ideia do aplicativo, pois eu medito, mas não com muita regularidade.
    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: