Objetos com mais de uma utilidade
Já comentei com vocês que acabo dando prioridade para os móveis e objetos com mais de uma utilidade com o objetivo de tentar otimizar o espaço.
Alguns exemplos de móveis: a mesa dobrável que uso como aparador, o pufe que guardo embaixo da mesa lateral da sala, a sapateira, a prateleira que fica no hall (além de servir como decoração, serve para guardar chave, guardar contas a pagar, pendurar guarda-chuva), entre outros.
Só que tento expandir esse conceito também nos objetos do dia-a-dia.
Por exemplo, aqui em em casa, alguns objetos têm mais de uma funcionalidade:
– Peneira = serve como peneira (peneirar farinha, etc); para lavar e escorrer o arroz; escorredor de macarrão; colocar legumes ao vapor, etc.
– Bacia da batedeira = uso com a batedeira; deixo a salada de molho na água sanitária; serve para misturar salada, etc.
– Água sanitária = ao invés de comprar aqueles gotejadores específicos para higienizar alimentos, utilizo a água sanitária na medida especificada pelo fabricante: para lavar banheiro, branquear roupa, higienizar alimentos, etc.
– Hashi (palitinho de madeira para comer comida japonesa) = uso para comer; para espetar no bolo e verificar se está no ponto; utilizo para retirar frituras (muito mais fácil do que utilizar a escumadeira).
O bom é que com a criatividade quase tudo se resolve.
~ Yuka ~
Adorei as dicas, especialmente a dos hashis! Tenho um par mas nunca uso, agora descobri como posso utilizar. 🙂
CurtirCurtir
São dicas simples mas que a maioria não tinha pensado… amei o post…
CurtirCurtir
Oi Isabel,
Obrigada pelo comentário.
O legal de aprendermos a olhar os objetos de outra forma é que isso acaba sendo um exercício mental para tudo: o de criar objetos. Outro dia, na casa de uma amiga, vi muitos pernilongos no teto, mas ela não tinha repelente. Descolei o rótulo de uma garrafa de água, peguei um cabo de vassoura e colei o rótulo na ponta do cabo de vassoura de uma forma que a parte adesivada ficasse exposta. E voalá. Fui encostando nos pernilongos com esse meu “mata-pernilongo”. Foi tão eficiente que até eu me comovi. hehe.
CurtirCurtir
Oi Yuka, muito legal. Por aqui também tento sempre fazer isso. Agora que estou grávida, inclusive, tenho procurado móveis e objetos multiuso para evitar o excesso de tralhas em casa.
Abraço,
CurtirCurtir
Oi Bruna, também estou grávida!! 😀 Estou tão feliz, estou de 4 meses… estou tentando fazer a minha “lista de enxoval de bebê minimalista”, assim que ficar pronta, publico no blog! Parabéns pelo bebê!!!! Beijo.
CurtirCurtir
oi Yuka, que legal! Parabéns e muita saúde para vocês! ❤
Por aqui estamos de 5 meses e meio, pelo jeito nossos bebês nascerão em épocas bem próximas 🙂
Estou tentando ser o mais prática e racional possível com o quarto e enxoval mas não tenho achado tarefa fácil.
Beijo e boa semana!
CurtirCurtir
Pingback: Como ter uma cozinha com poucos objetos | VIVER SEM PRESSA