Minimalismo

Viver uma vida simples

lotus

Quando você decide que quer ter uma vida mais simples, isso não significa que deve renunciar e desapegar das coisas que tem.

Viver uma vida simples significa fazer escolhas que importam para você e somente para você, passar a dar valor e a ouvir o que o seu coração precisa. Se você gosta de música clássica, dane-se as pessoas que te olham de forma torta. Se você optou por não ter um carro, está tudo bem andar de ônibus mesmo você sendo chefe ou diretor de uma empresa.

Há tempos a mídia bombardeia tantas informações, confundindo nossos valores. Passamos a dar mais importância em ter um carro estiloso do que no caráter da pessoa. Mais importância em usar a roupa da moda do que valorizar a generosidade… Passamos a dar mais importância no TER do que no SER.

Eu não tenho Facebook por uma decisão tomada há alguns anos. Decidi não ter Facebook, para ter mais tempo para os meus amigos de verdade. Se for para curtir uma foto, prefiro visitar e ver as fotos junto com a pessoa. Sei todos os aniversários dos meus amigos e da minha família de cor. Claro que eu fico fora de muitas notícias interessantes, mas é o preço que eu decidi pagar por não ter Facebook.

Via tantas pessoas postando no Facebook informações que são mais para se mostrar do que para compartilhar: “olha eu em Paris”, “tirei uma foto com um jogador de futebol famoso”, “me hospedei num hotel 5 estrelas”… mas sinceramente, pra mim, os valores são outros. Valorizo muito mais tomar um café com meu melhor amigo, fazer um almoço caprichado para a minha família, fazer um piquenique num parque, um cafuné no meu marido… isso sim, pra mim é ter uma vida simples.

Não dá para ter tudo ao mesmo tempo. É necessário fazer algumas escolhas para ter uma vida simples. É necessário tomar uma decisão para escolher o que é mais importante para você, e o que trás a verdadeira felicidade.

Pra mim, ser simples é:

– saber dizer não

– saber as prioridades

– não sofrer lavagem cerebral pela mídia

– valorizar os momentos com a família e amigos

– conhecer seus limites

– valorizar o silêncio

– ter paciência

~ Yuka ~

11 comentários em “Viver uma vida simples

  1. Sim, corretíssimo. Quem entra na minha casa jamais diz que sou minimalista, pois gosto de construir, criar, reciclar, fazer eu mesma… então a quantidade de objetos em casa impressiona. mas o gasto financeiro é pífio. Hoje se me oferecerem uma redução de horário ou um aumento de salário, fico com a redução de tempo com toda certeza. Vou no supermercado e me pergunto : estamos em crise? Mesmo? Nem notei …

    Curtir

  2. Yuka,

    Muito bom o seu post.
    Realmente a mídia confunde nossos valores de forma muito intensa. Por isso o autoconhecimento é fundamental.

    “É necessário fazer algumas escolhas para ter uma vida simples. É necessário tomar uma decisão para escolher o que é mais importante para você, e o que trás a verdadeira felicidade.”
    Você disse tudo.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    Curtido por 1 pessoa

  3. Yuca, incrível como você já tinha essa clareza de pensamento há 7 anos! Eu acompanho seu blog desde 2016, mais ou menos, acredito. E quando o descobri fiz uma retrospectiva para ver o que você já tinha publicado. Agora, que estou passando por uma fase de renascimento quase, vou fazer essa retrospectiva novamente, por que agora já sou uma pessoa completamente diferente e aqui eu encontro muito da minha própria essência, justamente o que quero fortalecer! Enfim, agora compreendo por que você tem nos esclarecido tanto: você já tinha essa clareza há bastante tempo e veio desenvolvendo isso ainda mais ao longo dos anos!

    Curtir

Deixe um comentário