Minimalismo

Viva melhor com o mesmo dinheiro

Fonte: Pexels

Meu marido sempre fala que se surpreende com dois dons que eu tenho: o dom da multiplicação da louça suja e o dom de multiplicar o salário do mês.

Antes de mais nada, assista esse vídeo para entender o post de hoje:

https://youtu.be/I88DO0WLgww?si=NWVwUDLtsdQm85G-

Eu percebi que eu sou essa pessoa. Vivo uma vida minimalista, sem grande consumismo, moro em um apartamento legal – mas que não parece que saiu de uma capa de uma revista de decoração, tenho filhas conscientes com dinheiro, dou bastante conforto para elas, mas não dou luxo, porque quero que elas aprendam sobre o valor do dinheiro, e que não desvalorize outras pessoas só por achar que temos mais.

Para mim, a qualidade das coisas importa, mas a marca não. Ou seja, não ostento.

Meu interesse nunca foi ter bens, e sim, ter qualidade de vida.

Continuamos com o mesmo estilo de vida, mas aumentamos de forma considerável a qualidade de vida. Ou seja, “por fora”, ou para quem nos vê de fora, nossa vida é bem modesta, afinal, continuo morando em um apartamento alugado, uso sapatos e bolsas que não chamam atenção, ando em um carro que tem mais de 10 anos, estou sempre de chinelo (exceto no trabalho – hah ), vou ao trabalho utilizando transporte público, com uma mochila nas costas, porque além de livros, carrego a minha marmita, minhas filhas usam roupas de boa qualidade doadas pelas filhas da minha prima.

Agora, para nós, nossa vida é um suprassumo de pequenas e diversas felicidades que são escolhidas a dedo.

Dentro de casa, tenho coisas que considero itens de luxo… Não economizo em livros. Consumo alimentos orgânicos desde carne, temperos, molhos, grãos, frutas, verduras e legumes. Também dou preferência para alimentos de verdade: um bom azeite, leite fresco, ervas frescas, frutas da estação, etc. Passeamos e viajamos com frequência, mas como não posto as fotos em lugar nenhum, as pessoas nem ficam sabendo das nossas vivências.

Apesar de termos uma vida bastante confortável, vivemos sem esnobar, nem ostentar.

A maturidade me fez entender que nem tudo que reluz é ouro, e que estilo de vida é bem diferente de qualidade de vida.

Eu decidi ir atrás de uma boa qualidade de vida, e não dar importância para o estilo de vida, principalmente, porque morando em um país pobre como o Brasil, com tanta gente passando fome e necessidade, entendi que não ostentar é uma questão de respeito com o próximo.

~ Yuka ~

13 comentários em “Viva melhor com o mesmo dinheiro

  1. Olha Yuca, nunca comentei nos seus textos,mas esse,ta de mais,

    Vou tentar viver assim tbm,com essa essência, que maravilha,

    parabens pela maneira que conduz sua vida e de sua família

    Curtir

  2. Yuka, leio suas postagens há muitos anos. Assim como você, sou servidora pública. Vivemos num mar das tentações de crédito, vejo, dia após dia meus colegas caírem nessa armadilha. Fujo. Você é um farol e um exemplo para mim. Não sou FIRE nem busco isso no momento, pois estou focada em outras questões no momento, mas agradeço por você compartilhar sua forma de ver a vida conosco. Por favor, nunca pare. Uma sugestão: caso tenha interesse, escreve sobre os livros que você lê! Eu adoraria ler sobre isso vindo de você! Um abraço!

    Curtir

  3. Yuka, muito legal ler sobre esse estilo de vida que tanto admiro.

    Sigo um caminho parecido, porém, tenho pessoas na família que me julgam por fazer escolhas do que é melhor pra minha família. Sei que não deveria, mas isso continua me chateando.

    Enfim, sigo em frente, porque quem fala não paga minhas contas…

    Uma ótima semana pra você e toda a família.

    Juliana

    Curtir

  4. Eu vivo de certa forma assim, mas nos ultimos meses deu uma pontadinha de subir o nível. De uns 5 anos para cá tenho tido muito contato com pessoas de nivel bem acima do meu em questão patrimonial e financeira, e no ultimo ano minha irmã e meu cunhado fizeram uma casa de medio/alto padrão caraca; piscina aquecida com deck movel, briquedoteca, area gourmet com ar condicionado e aquilo me deu uma especie de se eles posso também consigo.
    Porém lembrei da paz que tenho,apesar de bater cabeça e não ter uma boa reserva financeira, na verdade nem ter uma ainda robusta (consigo pagar tudo dentro do mes) talvez alguns ajustes e em algum tempo chego lá.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Yuka, suas reflexões parecem que sempre vem no momento certo. Para alguém que ainda está na caminhada da independência financeira, seus artigos ajudam muito a manter o rumo, obrigado!

    Curtir

  6. Oi, Yuka. Você é uma alma iluminada. Como é possível transmitir tamanha serenidade com apenas algumas linhas de texto? Parabéns pelo trabalho.

    Curtir

  7. Nem tudo que reluz é ouro. Tenho ojeriza de quem ostenta, essa pessoa tem tanto medo de não ser aceita, que topa cair num circulo vicioso de comprar coisas que exigirão mais gastos no futuro.

    quer ostentar para impressionar quem? Um amigo/amor de verdade não exige que vc ande com carro novo ou use roupas de grife.

    Eu vou com tenis estourado no supermercado e não tô nem aí, se alguem olhar ainda faço o moonwalker p mostrar mais o tenis, kkkk

    A coisa mais valiosa que temos é o tempo. Ter experiencias é o que vai contar no final da sua vida.

    Curtir

  8. otimas reflexões!

    Não ostentar, além de respeito com o proximo é sinal de prudência. Se os outros (inclui parentes, colegas de trabalho, amigos, vizinhos) acham que vc está com grana sobrando começam a destilar comentarios maldosos, inveja, tentativas de passar rasteiras, até pedido de emprestimo (que nunca será pago). E na grande sp tem até risco de vc ser sequestrado ou coisa pior, alguém ficar de esperando vc voltar do trabalho, etc…

    Também não fico postando nada em rede social. Trabalho na área da saude e tenho horarios bem flexiveis (e reduzidos, modestia a parte sou bem eficiente e faço laudos). Então consigo ir no supermercado de tarde, depois vou no parque jogar bola… aproveitando a vida de moleque agora, mesmo não tendo mais idade p isso, rsrs, pq na adolescencia tava ralando e estudando, tanto que passei numa faculdade publica. Aquela historia de época de plantar e época de colher…

    Voar abaixo do radar é o meu lema também..

    Obrigado por compartilhar sua sabedoria nesses anos todos.

    Curtir

  9. olá Yuka. Te acompanho aqui há tantos anos . Adoro ler os posts . E por muito tempo acordava ansiosa no domingo para ver o que viria kkkkk

    Gostaria de saber como você faz com a decoração , a parte do post “ minha casa não saiu de uma revista “ me chamou atenção . Eu tenho muito a tendência de acompanhar páginas de decoração , mesa posta , essas coisas . Como você faz ? Poderia dar dicas ?

    Curtir

Deixe um comentário