
Eu e o marido sempre conversamos sobre a definição da palavra “sucesso”.
O conceito de sucesso é muito subjetivo e pode variar significativamente de uma pessoa para outra. Para alguns, sucesso pode significar ter uma carreira bem-sucedida, ter muito dinheiro, ter status, poder ostentar, ser famoso…
Para outros, sucesso pode estar relacionado a relacionamentos saudáveis, saúde física e mental.
Para mim e para o marido, ter sucesso é estarmos bem.
Ontem, estava tentando explicar para as minhas filhas que ainda são pequenas, a definição do sucesso e a importância de reconhecer a suficiência.
Eu já tive algumas oportunidades de galgar cargos melhores no meu trabalho. Mas eu também sabia que ao aceitar esse novo cargo, novas responsabilidades viriam. Eu teria mais dinheiro no bolso, mas menos tempo com a minha família, além de aumentar o estresse. E é muito bom quando sabemos que estamos confortáveis onde estamos e poder recusar uma proposta “não, obrigada, estou bem onde estou”, “não obrigada, já tenho um salário que me faz feliz”, “já tenho um patrimônio que me traz segurança”.
Passamos por algo bem parecido, desta vez com o marido. Ele participa de um projeto bastante importante que literalmente dobra seu salário. Ele veio conversar comigo e disse que gostaria de sair desse projeto, porque é muito estressante e não vê vantagens (além de financeiras) de estar nele. E perguntou o que eu achava disso. Eu respondi que se ele não está feliz, era melhor sair mesmo, mesmo que isso significasse cortar a renda dele na metade. De que adianta ganhar mais e adoecer? Ganhar mais se está insatisfeito? Ganhar mais, mas ter menos tempo? De novo, é aquele pensamento da suficiência: já temos patrimônio suficiente, não precisamos de mais, principalmente se esse dinheiro traz sofrimento.
Ter um carro maior, mais caro e mais potente para quê? Para quem? Morar em um apartamento maior e mais novo para mostrar para quem? Comer no restaurante e tirar foto da comida e postar para mostrar para os outros pra quê? Quando fazemos essas perguntas, percebemos que muitas coisas estão ligadas a vaidade, a querer mostrar que está melhor que o outro.
Daí começamos a entender, porque tantas pessoas estão infelizes… é porque tentam copiar o sucesso de outra pessoa, sem levar em consideração a satisfação pessoal, ou seja, a vida não está alinhada com seus próprios valores e interesses. Como disse no início desse post, o conceito sobre sucesso é muito individual e subjetivo.
Se eu verbalizasse para as pessoas ao meu redor, que uma das coisas que me deixa bastante satisfeita (além do meu casamento e minhas filhas), é poder abrir a geladeira e ter garrafas de leite fresco e consumir alimentos orgânicos, muitas pessoas não iriam entender. E tudo bem não entender, porque cada pessoa tem uma história de vida, cada pessoa veio de um status social diferente, foi criado de formas individuais.
E para você, o que significa a palavra sucesso?
Beijos.
~ Yuka ~

