Como decorar apartamento alugado
Eu saí de casa aos 17 anos para fazer faculdade em outra cidade, e desde então, o que eu mais fiz foi morar de aluguel. Eu até cheguei a comprar um apartamento há alguns anos, mas por uma questão de facilidade, vendi e voltei a morar de aluguel.
Na época das minhas idas e vindas de inquilina, eu cometi muitos erros. Procurava dicas pela internet, mas era tudo sempre a mesma coisa: coloque tapete, pinte a parede, etc.
Por isso hoje eu resolvi compartilhar as minhas dicas para decorar um apartamento alugado:
1.) A principal regra: tente alugar (se possível) um apartamento que tenha o básico do básico reformado

Fonte: Pinterest
Se conseguir alugar um apartamento com um piso ajeitado, cozinha e banheiro com azulejos brancos ou claros, o seu apartamento vai ser bem bonitinho mesmo sem gastar tanto dinheiro.
Eu já tentei ajeitar apartamentos antigos que tem o piso colorido, azulejos e armários antigos, banheiros com cerâmica azul-bebê e vou te falar… é difícil.
Por isso, mesmo que demore para encontrar uma casa que valha a pena o custo e o benefício, alugue um apartamento que tenha o básico do básico reformado. Isso vai fazer toda a diferença.
2.) Saiba qual estilo te agrada mais
Há pessoas que possuem dom para decoração. Misturam cores, texturas, tendências e fica a coisa mais linda. Eu não fui beneficiada por esse dom.
Por isso se você não quer gastar dinheiro à toa, defina o estilo de decoração que mais gosta antes de começar a decorar. Há decoração provençal, escandinavo, industrial, boho, minimalista, retrô, etc.

Estilo industrial. Fonte: Pinterest

Estilo boho. Fonte: Pinterest

Estilo provençal. Fonte: Pinterest

Estilo rústico. Fonte: Pinterest

Estilo escandinavo. Fonte: Pinterest
Eu uso o Pinterest para buscar inspirações e salvo em pastas separadas por cômodos. Foi assim que descobri que gostava de decoração escandinava com toque industrial.
3.) Saiba que há algumas benfeitorias que valem a pena tirar do próprio bolso
A regra para alugar um apartamento é que na devolução do imóvel, ele tem que estar nas mesmas condições de quando você alugou.
Sabendo disso, sinta-se à vontade para pintar as paredes, faça furos nas paredes (não no azulejo) para instalar prateleiras. E na hora de fazer a devolução do imóvel, retire todas as prateleiras, arrume os furinhos e pinte as paredes.
Se pretende morar por muito tempo, muitas vezes vale a pena instalar um box no banheiro com o próprio dinheiro, mesmo que o proprietário não concorde em pagar (mas que concorde em instalar)? Alguns gastos são bem-vindos principalmente para garantir o nosso conforto. É preciso avaliar cada situação. Eu mesma estou fazendo isso no apartamento que estou morando. Pedi para trocar os armários de cozinha que já estavam antigos por novos, sem custo adicional à proprietária, e com a condição de que deixarei para ela se um dia saísse do imóvel. Ela topou. É um investimento que valerá a pena para mim,
4.) Não invista em móveis planejados
Não invista em móveis planejados. Procure na internet móveis que tenham tamanhos aproximados do espaço que você tem. Já consegui encaixar em alguns espaços da casa, armários prontos comprados pela internet. Os móveis comprados pela internet são bem mais baratos, então meça tudo antes.
5.) Invista no conforto
Traduzindo: invista no sofá, no chuveiro e na cama. São itens que valem cada centavo, pois passamos muito tempo utilizando.
6.) Compre móveis de tamanho padrão, linhas básicas e atemporais
Sabe aquela cama king? Aquela geladeira que parece um guarda-roupa? Ou um fogão de 6 bocas? Cuidado na hora de comprar móveis e eletrodomésticos de tamanho maior. Há muitas pessoas que perdem ótimas oportunidades de morar em imóveis bacanas por causa do tamanho dos móveis.
7.) Móveis compactos com design

Fonte: Pinterest
Claro que não dá para trocar todos os móveis da sua casa a cada mudança de endereço. Por isso, aposte em móveis compactos com design. Usando a criatividade, cria-se espaços novos. Uma mesa lateral pode se tornar o cantinho do café e pufes escondidos viram cadeiras ou mesas de apoio na hora de receber visitas.
8.) Quadros na parede fazem a diferença

Fonte: Pinterest
Sim. Quadros fazem a diferença na decoração. Os pôsteres podem ser comprados em lojas ou até mesmo impressos em gráfica (o que sai bem mais em conta). Não se preocupe com os furos dos pregos, no final do contrato, você terá que pintar as paredes ao fazer a entrega do imóvel, então aproveite para decorar sua casa do seu jeito.
9.) Abuse das prateleiras

Fonte: Pinterest
As prateleiras definitivamente são as amigas dos inquilinos. Quer coisa mais prática do que prateleiras? É possível colocar em qualquer cômodo: na sala, na cozinha, no quarto, no banheiro, na lavanderia.
10.) Tenha plantas

Fonte: Pinterest
As plantas dão um tom aconchegante ao lar. Dê preferência aos naturais, mas se não tiver jeito, vá de artificiais mesmo.
~ Yuka ~
Adorei as dicas! Nunca havia morado de aluguel, mas há 5 anos foi a opção que tivemos, a minha família e eu. Não foi fácil encontrar uma casa ou apartamento que atendesse as nossas necessidades em uma cidade pequena, principalmente por causa dos móveis grandes, como você bem disse (tudo foi comprado de acordo com a casa que tínhamos). Encontramos uma casa antiga, reformada, com um quintal grande ótimo para quem tem filhos 🙂 e com uma boa localização, mas com cômodos pequenos e acabamentos que eu queria mudar, mas acabei me acostumando e, mudar as cores das paredes foi o que me deixou mais a vontade no meu novo lar. Obrigada pelas dicas!
CurtirCurtir
Oi Aline, realmente o tamanho dos móveis dificulta e muito a encontrar um novo lar. Uma das alternativas é ir trocando aos poucos os móveis (dependendo do tempo que você for ficar nesse imóvel), em muitos casos vale a pena, pois o conforto que você vai ter tendo móveis do tamanho certo para cada cômodo, vai fazer com que os quartos pareçam até maiores e confortáveis. Um beijo pra você.
CurtirCurtir
Amei as ideias! Gosto do estilo minimalista e escandinavo, com cores claras e um toque de cinza com rosa milenial! Também utilizo o pinterest como ferramenta para a busca de novas ideias!
CurtirCurtir
Oi Fernanda, também adoro o rosa rs. Estou ensaiando se pinto uma das paredes do quarto com rosa, mas acho que vou ficar no branco mesmo, e colocar alguns quadros com moldura preta. Vou deixar o rosa para o quarto das minhas filhas. Beijos pra você.
CurtirCurtir
Oi Yuka!!!!
Quanto tempo não venho comentar, mas hoje vim 😉
Eu amei cada inspiração Pinterest é show para ideias….a outro dia vi seu cantinho de artesanato uma das fotos do blog e claro joguei na minha pastinha de inspirações.
Pinterest é a única rede social que eu consigo ficar rs.
Adoro seus posts, eu continuo lendo todo domingo. E quando der venho aqui falar um Oi.
bjs enorme
Dri 😀
CurtirCurtir
Oi Dri, é verdade, quanto tempo. Como estão os artesanatos? Beijos.
CurtirCurtir
Eu leio sempre, prometo vir aqui nem que for para falar um oi, porque eu adoro comentar e assim trocar ideias.
Seus posts eu amo ler….ah to aqui com uma encomenda rs.
Fiz Goku e Vegeta para meu menino e o amigo viu e pediu para a mãe dele, como ele faz niver vou dar o Vegeta de presente e tenho que fazer uma Ladybug para a irmã dele. Mesmo que não pegue encomendas os filhos pedem encomendas kkkkk e não posso ainda demorar de fazer ….ficam inspecionando meu serviço para ver quanto já fiz …são os piores clientes . kkkkkkk
Eu falo costurar tudo a mão não rende quero pegar muito a máquina….preciso urgente na marra.
Quando der passa lá no meu cantinho para ver 😉
Fiz uma mochila para minha filha ela amou no mesmo dia não tirava das costas rs
Super bjs querida Yuka !!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei o post eu já tive uma casa para alugar 1 ela estava linda depois infelizmente começaram a roubar e a destruir tudo mas o seu post está lindo e já estou a seguir o blog bjs
CurtirCurtir
Oi Alexandra. Obrigada. Beijos pra você.
CurtirCurtir
Adorei o post, para alem de bem escrito têm muita informação útil. Parabéns 🙂
CurtirCurtir
Muito obrigada! Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa