Como anda a minha horta orgânica

Uma coisa tenho aprendido com a minha horta: é preciso dar uma atenção diária para as plantas (e não apenas 2 vezes por semana, como eu achava).

Todo dia, a primeira coisa que faço ao acordar, é aguar a minha horta. Mas não é aquele “aguar de qualquer jeito”. É esguichar a água devagar, simulando chuva. Como a minha horta é cultivada em vasos, tenho que tomar muito cuidado para não deixar a terra seca. Sempre lembro que há minhocas morando nos vasos, e que por isso mesmo, a atenção tem que ser redobrada. Terra seca = minhocas mortas.

No final do dia, quando volto do meu trabalho, verifico se há alguma infestação de insetos como pulgão, cochonilha, lesma. Se o dia foi de muito calor, dou um pouco mais de água em todas as plantas. Como eu quero que a minha horta seja orgânica, todo produto que eu uso desde adubação até prevenção de insetos são feitos com produtos naturais.

E nos finais de semana alterno entre afofar a terra, retirar as plantas mortas, fazer adubação, trocar as plantas para um vaso maior, etc.

Ter uma horta em apartamento, definitivamente não é um hobby barato pra mim, pois preciso comprar desde vasos, adubo, até terra. Mas tem sido bem gratificante as poucas colheitas que tenho feito. Não vejo mais necessidade de comprar hortelã, salsinha, orégano, manjericão, manjerona, entre outros temperinhos, pois o que eu tenho tem sido suficiente para o meu uso.

Às vezes colho alguns poucos morangos, mas são os mais doces que eu já experimentei.

E tenho percebido que plantar não é tão fácil e simples como parece, mas com persistência é possível ter uma horta em casa.

Ainda cometo erros simples como excesso de adubação, excesso de água, falta de água, excesso de cuidados (como arrancar com perfeição toda folha amarela que vão surgindo pelo caminho, inclusive na cebolinha que descobri depois de muito tempo que não é para arrancar nada).

Segue algumas fotos da minha horta:

Tomilho e Alecrim

Tomilho e Alecrim

Orégano

Orégano

Morango

Morango

Manjericão

Manjericão

Manjerona

Manjerona

Hortelã

Hortelã

Cebolinha

Cebolinha

Coentro e salsinha crespa

Coentro e salsinha crespa

Tagete e Onze Horas

Tagete e Onze Horas

Capim Santo

Capim Santo

Salsinha

Salsinha

Lavanda

Lavanda

Capuchinha

Capuchinha

Pimenta

Pimenta

Salsão

Salsão

Erva Doce

Erva Doce

Nirá

Nirá

Shisô

Shisô

Mitsuba

Mitsuba

5 Comments on “Como anda a minha horta orgânica”

  1. Oi Yuka, fiquei apaixonada pela sua horta em vasos! Este ano cogitei fazer uma também e cheguei a comprar alguns vasos, mas depois pensei melhor e resolvi deixar para outro momento. Com 1 cachorro e uma mini floresta (orquídeas, suculentas, jabuticabeira e mais umas plantas aleatórias) achei que seria demais. Já estamos com lotação máxima 🙂
    Muito legal ler tua experiência, deve dar um prazer imenso colher frutas(amei os morangos!) e verduras fresquinhos assim!
    Abraço,

    Curtir

    • Oi Bruna,
      A horta dá um certo trabalho, mas é bem gratificante. De repente, plantar temperos seria uma boa ideia pra você. Não dá tanto trabalho e é tão gostoso fazer um macarrão e temperar com manjericão, orégano colhido da hortinha. E o bom é que não precisa ficar replantando.
      Tenho muita vontade de ter um cachorro também, mas estou tomando coragem rs. Quem sabe daqui a alguns anos, quando vierem os filhos?
      Beijos,

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: