Minimalismo

Os 5 gastos mais úteis do ano de 2024

Foto: Pexels

Não queria quebrar a “tradição” de comentar os meus 5 gastos mais úteis do ano.

Esse post está sendo publicado com um pouco de atraso, já que deveria ter sido publicado em dezembro de 2024, mas tudo bem, ainda está valendo.

Lembrando, são os gastos que considero mais úteis para mim, independentemente do preço, ou seja, não necessariamente o que eu paguei mais caro é o mais importante, e o mais barato, menos importante.

Por ter entrado em uma nova fase da independência financeira, os gastos estão mudando desde 2023, e 2024 não seria diferente:

1.) Renovação dos votos do casamento

Esse gasto aqui, de longe, foi o melhor (e o maior) gasto do ano. Diferentemente do casamento que aconteceu em 2013, nesta renovação, basicamente tive que “apenas” escolher de que forma os serviços seriam prestados. Não tive que procurar fornecedor, pesquisar orçamentos, porque fechei com uma empresa que já tinha todos os grandes serviços inclusos e fornecedores parceiros. Claro que não foi um serviço barato, mas considerando que não queria ter preocupação extra, foi um bom gasto, afinal, tive assessoria, cerimonialista, decorador, etc.

2.) Retiro de autoconhecimento

Viajei com uma amiga para um retiro, 1 semana antes da renovação dos votos. É sempre muito bom estar com ela e a cada ano percebo a sua importância na minha vida. Já é o terceiro ano que viajamos juntas e pelo jeito, já criamos outra tradição, a de viajarmos juntas anualmente. É um momento só nosso, com mais ninguém.

3.) Diarista

Pois é minha gente, desde o ano passado, contratei uma diarista a cada 15 dias. Ainda há muito trabalho doméstico do dia a dia, mas ela me ajuda com a limpeza pesada. É um serviço que eu nunca tinha contratado antes, porque não estava disposta a pagar o preço, mas nesta fase da minha vida, tem valido cada centavo.

4.) Coisas que melhoram a saúde como um todo

Aqui inclui bastante coisa… Entra a alimentação orgânica, o pilates, a musculação, as consultas com psicólogo, compra de livros, roupas esportivas, bola de vôlei, etc.

5.) Cafeteira Dolce Gusto

Comprei uma cafeteira Dolce Gusto para deixar na minha sala do trabalho.

Tomar café acabou se transformando em algo muito prazeroso para mim. Gosto de escolher as cápsulas de acordo com o espírito do meu dia. Tenho algumas guloseimas como chocolate, castanhas, grãos de café envolto em chocolate.

E estes foram os meus 5 melhores gastos de 2024.

Estou curiosa para saber quais foram seus melhores gastos do ano passado.

Beijos.

~ Yuka ~

Minimalismo

Celebrando pequenos momentos

Fonte: Pixabay

Há uma frase que fico repetindo para mim mesma. Esse pensamento é espontâneo, quase como um mantra, e surge em diversos momentos do dia.

“Preste atenção. Não deixe o tempo escapar, tenha consciência de que está vivendo a melhor fase da sua vida.”

Digo isso porque minhas filhas estão com 9 e 7 anos, uma idade maravilhosa. São crianças inteligentes que conversam, discutem, interagem, e ao mesmo tempo são muito amorosas. Como eu saí de casa cedo para fazer faculdade em uma cidade do interior, sempre surge esse pensamento de que preciso aproveitar bastante a companhia delas enquanto elas ainda moram comigo.

Ano passado aconteceram muitas coisas bacanas!

Meu marido passou por 6 cirurgias para retirada total das toneladas de pedras nos rins que ele tinha. Em janeiro deste ano, finalmente o procedimento finalizou e essa grande preocupação que eu tinha em relação a saúde dele também foi embora.

Também pude participar de um retiro para descansar e fiz a tão esperada renovação dos votos do casamento.

A renovação dos votos foi uma cerimônia com apenas 45 convidados, em um lugar lindo de morrer e intimista.

Muitos dos convidados, inclusive, estavam presentes no nosso casamento de 2013, há 11 anos.

A renovação foi mais que um evento… Eu não pretendia chorar, mas não teve jeito. No final, me emocionei, minhas filhas também, e mais da metade dos convidados também (o marido se emocionar já era esperado rs). A maioria das pessoas que estavam na renovação, me conhece desde a adolescência e viram o meu amor pelo meu marido nascer, desabrochar e multiplicar: de repente, não éramos mais dois… éramos quatro.

Aliás, essas nossas filhas, que sempre ficaram “indignadas” por não terem sido convidadas no nosso casamento, estavam frenéticas e felizes em participar de toda preparação da festa, desde a degustação dos doces, da escolha da decoração e até do modelo dos vestidos.

Posso dizer que cada detalhe dessa renovação foi pensado com muito carinho. Eu queria que elas presenciassem de perto o casamento que tanto olham no álbum de fotos. Queria que elas guardassem na memória esse dia tão especial, em que celebramos o nosso amor, cercados de familiares e amigos.

E desde então, o tempo parece ter parado para mim.

Estamos em uma das melhores fases do casamento, temos uma situação financeira estável, temos saúde, dinheiro para a aposentadoria, e de quebra, as crianças estão com uma idade maravilhosa. É como se agora, não tivesse mais desculpas para aproveitar a vida.

Me pego contente com umas coisas tão bobas que sei que vai soar estranho… mas fico muito feliz quando estou indo para o trabalho e ao entrar no vagão do metrô, escolho um assento próximo à janela do metrô. Chego a esboçar um sorriso quando sinto o ar-condicionado do metrô funcionando a todo vapor, que delícia. Abro minha mochila e retiro meus protetores auriculares e coloco cuidadosamente nos meus ouvidos para abafar o som das conversas ao redor e tiro um livro da bolsa para iniciar a leitura do dia. Quando o metrô passa por uma área aberta, gosto de observar o céu, ora nublado, ora ensolarado, e então volto à minha leitura.

Há outra coisa que tem me deixado bem feliz… Depois do meu almoço no trabalho, quando volto para a minha sala, eu desligo tudo, a tela do computador, deixo a tela do celular virado para baixo, e preparo um cappuccino para mim. Abro a gaveta, retiro um chocolate (no momento, estou viciada no chocolate branco com amêndoas caramelizadas da Lindt. Já comeram?). Desembrulho o papel alumínio, corto 2 tabletes de chocolate e coloco em um guardanapo. Quando dou a primeira mordida, quase chego a fechar os olhos de prazer.

Um outro momento que gosto muito, é o meu ritual de quando termino de ler um livro. Se o livro é bom, ou apenas razoável, ele vai para a estante da sala. Agora, se o livro traz um sentimento muito bom para mim, eu coloco uma etiqueta dourada na lombada e coloco em uma outra estante que fica no meu quarto. Nesta estante, só ficam os livros que foram promovidos a especiais. Ou seja, eu sinto que tenho uma BIBLIOTECA particular, onde guardo os livros lidos; uma LIVRARIA particular, onde deixo os livros que ainda não li; e uma ESTANTE ESPECIAL, que são livros valiosos e significativos para mim. Um verdadeiro luxo.

Eu adoro ver as estantes de livros da minha sala (cof cof, a minha biblioteca), organizadas por cor, criando algo como um arco-íris privado, um arco-íris só meu. Minha única preocupação é que o volume de livros tem aumentado significativamente a cada mês, e meu marido, não quer mais que eu me desfaça deles, pois acha que ter livros físicos em casa, é uma ótima influência para as nossas filhas. E posso dizer que ele tem razão, pois as duas, são leitoras vorazes. Em casa, eu não compro brinquedos, mas livros estão liberados a qualquer momento. E como elas sabem disso, leem livros sem parar – gasto uma pequena fortuna todos os meses comprando livros.

Em muitos momentos, estou na rede de descanso lendo um livro, e está tão gostoso, que fecho os olhos só pra aproveitar ainda mais a sensação de bem-estar.

São momentos simples, mas são eles que me têm dado grande satisfação no cotidiano.

Agradeço todos os dias por ter tido disciplina e foco para investir 70% da nossa renda familiar enquanto estava no auge da jornada FIRE. Hoje, com as despesas mais altas, especialmente em alimentação, lazer e saúde preventiva, sei que aquele percentual seria algo impossível e impraticável no estilo de vida que levamos agora.

Com a chegada da estabilidade financeira, meus maiores medos ficaram para trás. E agora tenho tido a oportunidade de viver o presente de forma mais plena.

Tenho feito muitas coisas em família, não necessariamente são coisas caras, pois entendi que quanto mais experiências compartilhamos com nossas filhas, mais memórias elas irão guardar para toda a vida.

Que ano de 2025 traga novas oportunidades para recomeçar e viver as coisas boas da vida!

Obrigada a todos que me mandaram mensagens, li cada uma delas com muito carinho e gratidão.

Um grande beijo para todos!

~ Yuka ~