Como organizar a sua despensa
Eu já organizei várias vezes a minha despensa, mas nunca consegui mante-la organizada.
E para ter uma despensa organizada e principalmente, manter organizada, descobri a importância de focar nos seguintes detalhes:
– ter a visualização de todos os produtos;
– a retirada dos mantimentos deve ser fácil;
– fácil de repor os mantimentos depois de ir ao supermercado;
– todos da família precisam entender como está disposto os mantimentos na despensa.
Pensando nisso, segui os passos:
1.) Esvaziar todo o armário e dar uma boa limpada:
2.) Tive em mente de que as coisas que mais uso, deveriam ficar nas prateleiras do meio (prateleiras B, C e D). E as coisas mais pesadas, como caixas de leite, deveriam ficar na última prateleira (prateleira E).
3.) Coloquei nas prateleiras C e D os mantimentos que guardo nos potes de vidro.
Na prateleira C, coloquei itens de mercearia que tem uso mais imediato, como o café, açúcar refinado, açúcar mascavo, aveia, crouton e uva passa. Mais no fundo, guardei fubá, farinha de trigo, farinha integral, farinha de rosca, milharina, maisena, milho para pipoca e sal.
Na prateleira D, coloquei itens de mercearia que precisam de algum preparo ou cozimento, como o arroz, arroz japonês, arroz para risoto, arroz integral, feijão, macarrão, trigo para kibe, trigo de arroz e grão de bico.
4.) Na prateleira E, como a altura é maior, coloquei uma prateleira para aproveitar melhor o espaço. Na parte superior, coloquei itens de reposição dos mantimentos da prateleira C e D, principalmente dos itens que uso com frequência, como açúcar e farinha.
E na parte debaixo, coloquei as caixas de leite e os temperos para salada (dentro do cesto: vinagre, vinagre balsâmico, vinagre temperado (ensinei a fazer aqui), azeite, óleo, óleo de gergelim e mel).
5.) Sobraram as prateleiras A e B.
Na prateleira B, coloquei itens de uso mais frequente que são os doces e comida japonesa.
Na parte de doces, coloquei num cesto o leite condensado, achocolatado em pó, chocolate em pó, granulado de chocolate, leite de coco, coco ralado e chá. E não dá para ver direito na foto, mas no fundo desse cesto, tem uma outra caixa onde guardei forminhas para brigadeiro e cupcake.
Na parte da comida japonesa, utilizei também um cesto, mas também coloquei as divisórias (comentei neste post aqui).
6.) E finalmente, na prateleira A, coloquei itens enlatados, lembrando sempre de colocar os produtos mais novos atrás dos que já tínhamos na despensa (veja na foto este exemplo na lata de ervilha, milho e creme de leite).
7.) No final, a despensa ficou organizada desta forma:
8.) Depois de organizadas, todas as prateleiras e os potes de vidro foram etiquetados com a rotuladora.
~ Yuka ~
Nossa, ficou perfeito!! Aqui em casa fica mais difícil porque só tem duas prateleiras largas e fundas, já tentei usar cestos, mas sempre acaba ficando uma bagunça!!
perfeitaassimetria.wordpress.com
CurtirCurtir
Adorei a dica! Ficou muito organizado! Minha prateleira é muito grande (alta e funda). Onde você comprou o aramado e o suporte rosa?
CurtirCurtir
Olá, eu comprei na Daiso. http://www.daisojapanbrasil.com.br
CurtirCurtir
Pingback: Minimalismo como estilo de vida | VIVER SEM PRESSA
Pingback: Como otimizar o tempo com (ou sem) um bebê em casa | VIVER SEM PRESSA
Que organização! Um dia chego lá! Parabéns!
CurtirCurtir
Adorei sua dispensa, esse móvel vc mandou fazer ou comprou. Quais as medidas. Abraços
CurtirCurtir
Olá Lari, na verdade esse móvel é para ser colocado em lavanderia, mas uso como uma despensa. Eu comprei aqui, ó: http://www.tokstok.com.br/vitrine/produto.jsf?idItem=123232&bc=1010,1445
CurtirCurtir
Olá, adorei! Gostaria de saber onde achou esses potes lindos de vidro. beijos
CurtirCurtir
Oi Larissa, eu comprei esses potes no bairro da Liberdade (São Paulo), numa loja que ficava na Rua dos Estudantes, mas essa loja fechou. Eu me lembro que várias lojas da região vendiam esses potes em 3 tamanhos diferentes, que inclusive variavam muito o preço de loja para loja. Eu tenho gostado bastante de usar potes de vidro, são bonitos, armazenam bem e estão sempre como novos. É um investimento inicial que não é tão barato, mas que a longo prazo vale muito a pena. Um beijo.
CurtirCurtir
Pingback: Como ter uma cozinha com poucos objetos | VIVER SEM PRESSA