Minimalismo

A importância de rever os gastos do mês anterior

Fotos grátis de Dinheiro

Eu tenho o costume de analisar todos os gastos do mês anterior, logo depois que o mês termina.

Como eu e o marido anotamos todos os gastos no aplicativo Minhas Economias, fica bem fácil fazer essa análise pelo celular mesmo, já que tudo se concentra em um único local.

O objetivo é procurar gastos que foram por impulso, e analisar gastos desnecessários.

Essa revisão dos gastos não serve para evitar gastos, pois como sempre digo, dinheiro não foi feito só para ser guardado, foi feito para ser gasto também.

Essa revisão serve para evitar dinheiro mal gasto, ou seja, quando compro algo por impulso e depois aquilo fica esquecido em algum canto da casa. É esse tipo de gasto que eu quero evitar.

Quando identifico alguma compra mal feita, penso como poderia agir diferente na próxima vez, e assim, de compra em compra, vou me aprimorando para usar muito bem o dinheiro.

Vou dar um exemplo recente. Eu comprei alguns jogos americanos, mas quando comecei a usa-los no dia-a-dia, percebi que um detalhe passou despercebido no momento da compra. Esse detalhe, que é como se fosse uma linha de costura que deixa o jogo americano todo fofo, mas ordinário na hora da limpeza, já que a sujeira entra ali dentro e preciso de uma pequena escovinha para manter tudo limpo. Então decidi que o próximo jogo americano que eu for comprar, será todo liso, sem esse tipo de detalhe.

Outro exemplo (desta vez foi a do marido) foi uma sapatilha de bicicleta que meu marido comprou. Para economizar, ele escolheu uma sapatilha barata que importou da China, apesar de eu ter insistido muito para comprar uma da Shimano. Pois bem, na hora em que ele abriu o pacote, ele já se arrependeu de ter comprado essa da China, pois a qualidade era infinitamente inferior. Quando calçou, se arrependeu mais uma vez, pois era desconfortável. A sapatilha da Shimano que custava 7 vezes mais, durou por quase 10 anos, infelizmente, esse da China não vai durar nem 1 ano.

Quando fazemos essas análises mensais, evitamos persistir em fazer compras erradas. Faço pelo menos 12 revisões orçamentárias por ano (1 por mês), além de 1 revisão minuciosa no fim do ano (quando avalio se estou pagando o valor certo pela internet, se o preço do aluguel que pagamos está de acordo com o mercado imobiliário, se gastamos excessivamente em alguma categoria, etc).

Essas atitudes tem feito um bem danado na saúde orçamentária familiar, pois “aquilo que não é medido, não pode ser melhorado”.

~ Yuka ~

31 comentários em “A importância de rever os gastos do mês anterior

  1. Oi, Yuka! Eu nunca consigo anotar as coisas que gasto durante o mês mesmo tentando e, além de tudo, meu companheiro e eu temos economias separadas (só peço para ele dar metade do salário e ponto, pois é trabalho em dobro andar controlando como ele gasta e ele é terrível). Mas a passeio por uma livraria encontrei um livrinho chamado Kakebo, método japonês com o qual vc provavelmente esteja familiarizada. Ainda não abri o livrinho para anotar gastos pois não tive tempo nos últimos dois meses mas este junho todos os gastos foram feitos no cartão de crédito para que neste final de semana possa anotar e ter um controle pois eu não consigo entender para onde está indo o dinheiro que temos e por que estamos sem poder economizar nada novamente. Anotar, avaliar, reavaliar e mudar o que não está dando certo é essencial para qualquer economia doméstica. Por isso o controle é tão importante. Um abraço!

    Curtir

  2. Vou compartilhar meu exemplo que pode ser útil.
    Demoro muito pra comprar alguma coisa, então geralmente não me arrependo.
    Porém sempre tenho gastos desnecessários que poderiam ser evitados, mas na hora “passa”.

    Por exemplo, comprei coisas demais para comer e beber durante um festival que fui. Pequei pelo excesso…

    Fui fazer um exame e só lá tive a negativa do plano médico (fazia apenas uma semana que o exame não é feito lá, nem o atendimento sabia…) Gastei tempo, combustível e estacionamento a toa…

    O que mais me irrita é a sensação de não ter controle sobre esses episódios sabe?

    Curtir

    1. Carolzita, a gente nunca consegue controlar tudo. Mesmo planejando, sempre acontece da lavadora de roupa estragar, alguém bater no nosso carro, um registro de agua emperrar -isso aconteceu aqui, precisei chamar 3 pessoas diferentes para consertar, cada um que vinha estragava mais. Ou pior ainda, alguma doença. Então a gente controlar o dinheiro serve tambem para isso, para a gente poder pagar essas coisas imprevistas com tranquilidade, e também, e esse é o meu caso, ter alguma sensação de que dá para controlar a vida em alguma medida. E o resto, bem, aceitar que o imponderável existe.
      Abraço, Daniela

      Curtir

  3. Oi Yuka, bom dia

    Eu anoto tudo que gasto há muitos anos. Como eu e o meu marido controlamos separadamente o dinheiro, sou eu que controlo as despesas comuns. Eu pago quase tudo no cartao, entao no final do mês passo quanto que ele tem que transferir dessas despesas. Se ele paga algo que é despesa comum, eu anoto e desconto desse valor. Isso tem funcionado para nós.Nós somos muito individualistas, os dois. Nunca passou pela nossa cabeça juntar os 2 salarios e fazer um orçamento só. Sei que tem muita gente que faz assim, mas eu me sentiria completamente invadida tendo que “prestar conta” dos meus gastos pessoais. E tenho certeza que o meu marido também pensa assim.

    Para quem tem dificuldade de anotar, comece de forma simples, no celular ou mesmo em um bloquinho de papel. Uma vez por dia ou a cada dois dias no máximo, senao a gente esquece. Usar o cartao pode ser bom para lembrar, mas tem o lado que algumas pessoas gastam mais quando pagam no cartao, entao tem que ver o que é melhor. Na minha planilha eu deixo as despesas fixas já anotadas e aquelas que a gente nao sabe exatamente o valor como energia, telefone e condominio com um valor superdimensionado de forma que eu sei aproximadamente o total de gastos do mês seguinte no final do mês anterior. Ja deixo anotado ali também as despesas anuais, como iptu, ipva e seguros. Para nao ter surpresas por ter esquecido algo que poderia ter sido previsto.

    Enfim, funciona para mim, acho que cada um tem que achar o seu ponto ótimo de controle, que nao dê tanto trabalho que a pessoa desiste antes de começar mas que seja suficiente para saber o que acontece com o dinheiro.

    Abraço, Daniela

    Curtir

  4. Eu nao gosto de aplicativo pra colocar informação que me identifique sobre receitas e gastos. Achei mais rápido anotar no Whatsapp em um grupo que criei sozinho só pra anotar e depois lembrar os gastos do cartao

    Curtir

    1. Eu tenho um pouco essa paranoia também. Apesar de saber que, na prática, os celulares gravam o que a gente fala e não temos nenhum sigilo em relação ao que trafega por e-mail e demais aplicativos, eu prefiro não dar assim, de graça, informação a mais para eles. Não uso a nuvem para guardar arquivos também, não só por questão de sigilo, mas porque em caso de problemas nos serviços ou de perda de acesso do e-mail, como são de graça, não temos nenhum direito de reclamação. Eu faço backups regulares e tenho o backup em um segundo local, para o caso de incêndio ou roubo de equipamentos.

      Curtir

        1. Tenho cópia em hds externo criptografados, guardados em 2 lugares diferentes. Como a maioria dos arquivos são estáveis, só altero mensalmente alguns poucos, vou criando pastas com os meses e acrescentando os arquivos. Nada de mais. Os arquivos com informações mais sensíveis tem senha. Mas acho a nuvem uma boa, desde que não seja o único local e que coisas críticas tenham senha. O problema da nuvem é se perder o acesso ao e-mail por qq motivo, pode perder o conteúdo de uma hora para outra. Eu uso de forma ponderada, por assim dizer.

          Curtir

  5. Olá Yuka,
    Estou revendo os gastos que tenho com aluguel e conciliando a orientação médica.
    Por recomendação médica preciso sair da cidade de São Paulo, que está muito poluído.
    Como trabalho home office, nada me impede de ir para o interior de SP.
    Poderia me dar algumas dicas, de algumas cidades do interior de SP, que você acha com boa qualidade de vida?

    Adoro seus posts! Bjs para a família.

    Curtir

  6. Yuka, como vc está? sumiu? acabou os assuntos? kkk! Eu sempre pensava, “como ela consegue ter tanto assunto para postar 52 vezes no ano!”
    Sobre à pergunta da Cris,
    Eu tambem tenho essa vontade, de sair de sp e ir para o interior.. ainda viria 1 ou 2 vezes por semana para a capital, mas é viavel fazer essas viagens, desde que seja mais ou menos proximo.
    Se fosse morar no interior, eu gostaria de uma casa com quintal, não um apartamento. Em sp, devido a segurança, eu sempre morei e moro em apto.
    Das cidades que pensei, a primeira que me veio à cabeça foi Atibaia. ocorreu um aumento relevante no preço dos imoveis lá nos ultimos anos exatamente porque as pessoas de sp capital pensaram o mesmo e compraram imoveis lá.. Visitei algumas casas. Ainda procuro as vezes opçoes mas é meio dificil encontrar algo bom e barato. Não achei nada que pensasse: “fiquei apaixonada por esse imovel”.
    Outra que acho viavel é mogi das cruzes, mas ainda não fiz busca ativa de imoveis lá. Na região de campinas, itatiba, vinhedo e valinhos são ótimos e caros.
    Tem são caetano na grande sp, é otima (comparada com as cidades vizinhas pelo menos) e cara… uma boa opçao, já morei lá… Em campinas tem um bairro/distrito chamado barão geraldo, já morei lá. É otimo e caro kkkk!
    É meio padrão isso, os lugares bons são caros… não só os preços dos imoveis e alugueis, mas tudo, supermercado, serviços, até combustivel. Uma escolha muito boa seria uma cidadezinha ou mesmo um bairro de uma grande cidade que ainda não seja cara, mas tem potencial para ser ótima, alguém sugere alguma?
    Pessoal, vamos trocar ideias sobre cidades viaveis, eu penso que a tendencia é cada vez mais as pessoas terem essa possibilidade, de trabalhar pelo menos parcialmente de casa e poderem morar fora de sp capital.

    Curtir

    1. Oi Grazzi, como vai? Pois é, dei uma sumida aqui no blog, o marido pegou COVID, e arrastou todo mundo junto aqui em casa rsrs. Aproveitei pra descansar, pra desligar um pouco da internet, e aí, eis que se passaram várias semanas rsrsrs. Hoje escrevi um post, então terá post novo no domingo! Eba! Sobre a frase “como ela consegue ter tanto assunto para postar 52 vezes no ano”, eu também faço essa mesma pergunta pra mim kkkkkk Beijos!!!

      Curtir

    1. Oi Jessica, olha eu aqui de volta! Estou bem, marido pegou COVID, há 3 semanas, depois eu fiquei meio mal, mas até agora não sei se foi COVID, se foi H3N2, ou se foi alguma outra coisa, já que os testes davam negativo. Agora estamos todos bem, aproveitei pra me desligar um pouco mesmo da internet. Beijos e obrigada pela preocupação!

      Curtir

      1. Ufa! Que bom que está tudo bem com você e a sua família. Desconectar é preciso mesmo, principalmente quando nosso corpo precisa de mais energia. Você percebeu a falta que faz ne? Todo domingo eu vinha aqui para ver se tinha algo novo… Seus textos são uma inspiração para iniciar a semana.

        Beijão

        Curtir

        1. Sim, ele melhorou rapidinho. Quem ficou podre fui eu, parecia que um caminhão tinha me atropelado. Bom, não posso nem reclamar, já que eu sou a sedentária, enquanto ele pedala quase 60km todos os dias… kkk

          Curtir

          1. Aqui só a minha filha teve sintomas na covid, mas foi rapido, febre e tal. Nós não tivemos nada. Mas depois ela pegou uma gripe que passou para todo mundo. Eu tinha uma tosse igual a da covid, mas o teste também deu negativo. Os vírus estão por aí, loucos para nos pegar, hehehe.

            Curtir

    1. Oi Dani, estou aqui. O marido pegou COVID, depois foi todo mundo aqui em casa, incluindo as crianças (apesar do meu exame ter dado negativo duas vezes, vai saber). Aí acabei ficando no relaxo mesmo pra postar no blog rsrs. Mas essa semana já terá novos posts. Obrigada por ter se lembrado de mim. Um beijo!

      Curtir

  7. Vim ver os comentários vai que alguém dava uma luz sobre o desaparecimento da Yuka. Que bom que ela já explicou o que houve.
    Yuka adoro os seus posts, são de extrema valia para o meu crescimento pessoal.
    Conheci seu blog recentemente, mas já li os posts antigos que mais me impressionaram.
    Desejo que a família esteja bem e se mantenha assim. Saúde para todos.
    E que venha mais conhecimento no domingo. Eba!!!!

    Curtir

    1. Oi Viviane, sim, aproveitei que estava em casa para descansar, estava precisando. Semana passada tirei férias do trabalho e foi maravilhoso, voltei recarregada! Aguarde pelos novos posts. Um beijo.

      Curtir

Deixe um comentário