Minimalismo

Desodorante caseiro: a surpresa

WhatsApp Image 2021-05-11 at 00.30.59(5)

Meu marido vai me matar por eu escrever esse post…

Durante muitos anos, ele, como qualquer outra pessoa que eu conheço, usava os desodorantes comprados nos supermercados, do tipo roll-on, aerosol etc.

Antes da pandemia, ele andava de bicicleta diariamente 40km por dia para ir e voltar ao trabalho.

Anda sorrindo, diga-se de passagem, nunca conheci alguém que adora pedalar uma bicicleta que não tem nem marcha, as chamadas bike fixa.

Com o tempo, as roupas começaram a ficar…. bom, vou tentar ser gentil… muuuuuuuito fedidas.

As roupas ainda eram novas, só que fedidas. O que fazer?

Já meu marido, sempre ficou intrigado, por que eu não usava desodorante, mesmo nos dias quentes de verão. Até então, não era algo que eu parava para pensar “oh, todo mundo usa, por que será que eu não uso?”. A questão é que não usava, porque nunca senti necessidade de usar.

Nessa minha pesquisa pra tentar descobrir o que fazer com as roupas do marido, acabei descobrindo uma reportagem da BBC que explicava o meu caso. Descobri que a maioria dos asiáticos nasce com uma variação genética e não tem a secreção nas axilas que atrai bactéria que produz o cheiro forte. Interessante…

Bom, descoberto isso, finalmente pude explicar de forma científica para o meu marido o motivo de eu não usar desodorante. Mas ainda tinha que resolver o problema das roupas do meu marido não-asiático.

Depois de muita pesquisa, vi que o Lysoform poderia ajudar, já que eu tinha que matar essas bactérias e esse produto é um desinfetante. Lembro que chorávamos de tanto de rir dizendo que as minhas roupas eram deixadas de molho no amaciante, enquanto as dele eram deixadas de molho no desinfetante.

Só que mesmo assim, as roupas continuavam com cheiro desagradável. Comecei a suspeitar do desodorante, já que ficava impregnado na roupa.

Fiz buscas incessantes pela internet, até que encontrei uma receita que achei bacana e pedi para que ele testasse um desodorante caseiro.

Toda essa história que estou contando aconteceu em 2019.

Ele aceitou fazer o teste em julho de 2019, e antes de iniciar os testes, aproveitou para comprar um sabonete bactericida, ou seja, já começou desacreditando no desodorante caseiro.

Eu pedi para que ele não usasse o sabonete bactericida, pois não saberia se foi o desodorante caseiro que fez efeito, ou se tinha sido esse sabonete. E apesar de contrariado, aceitou não usar o sabonete recém-comprado.

Desde então, já se passaram 2 anos.

Depois de quase 2 anos de uso, posso dizer que o desodorante funciona (ou melhor, ele pode dizer). O cheiro foi embora como num passe de mágica.

Segundo as palavras dele, já sem a habitual resistência inicial: “muito melhor do que qualquer desodorante comprado”.

Dito isso, compartilho aqui a receita, que de tão fácil, muitos acabam torcendo o nariz achando que não funciona.

Misture bem:

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3 colheres de sopa de amido
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Eu coloco em potinhos com tampa. Depois o desodorante dá uma endurecida, ficando com textura de pomada. Este produto deixa sensação de seco na pele, não mancha as roupas, nem deixa gorduroso.

Peguei essa receita no canal da Cristal, reproduzi exatamente da forma como ela ensinou. Nessas horas eu penso, como a internet é maravilhosa! Permite que pessoas como eu, aprenda coisas maravilhosas como esse desodorante caseiro.

Lembrei de toda essa saga do desodorante, porque meu marido me pediu essa semana “Yu, faz mais uma leva do desodorante pra mim?” e comecei a rir sozinha lembrando dessa história toda.

E claro, nada como compartilhar receitas bem sucedidas com vocês que sempre me acompanham por aqui.

*Nota: a leitora Bhuvana indicou o site Cosmetologia do Bem e lá, encontrei um desodorante similar, com a explicação de porquê este desodorante funciona:

  • Bicarbonato de Sódio: desempenha a mesma função do leite de magnésia, impedindo a formação de um ambiente propício para o desenvolvimento de microorganismos
  • Óleo de Coco: antibacteriano e hidratante
  • Amido: garante uma textura mais seca à mistura e funciona como um espessante natural

~ Yuka ~

62 comentários em “Desodorante caseiro: a surpresa

  1. Yuka,

    Gostei muito da sua receita, eu ainda não conhecia. Vou fazer! 🙂

    Ingredientes simples, que quase todos temos em casa.

    Para quem gosta de uma vida mais simples e natural, a quantidade de produtos químicos que existem nos desodorantes chega a ser desanimadora.

    Além disso, há a questão do preço: sua receita é super econômica.

    E mesmo que não fosse, mesmo assim eu testaria, pois procuro sempre consumir os produtos mais naturais possíveis – exceto chocolates e bolachas recheadas. kkk

    Boa semana!

    Curtir

    1. Oi Rosana, procurar um desodorante que funciona para o meu marido, tornou-se um grande desafio em 2019. O que eu mais fiquei abismada é como um desodorante caro, cheio de produtos químicos (incluindo alumínio), que todo mundo usa, deve ter vários pesquisadores nessa empresa, não funcionava… E como a mistura de 3 ingredientes extremamente básicos poderia cessar o odor? E por que ninguém divulgava isso? É algo que ainda não consigo entender rs. Eu não sei se é nesse vídeo que a Cristal fala, mas é bom fazer os testes para verificar a proporção do bicarbonato de sódio ideal para você. Para o meu marido, essa proporção que a Cristal passou se encaixou como uma luva, não precisei fazer nenhuma adaptação a mais. Mas dependendo da pele, parece que tem que aumentar ou diminuir a quantidade de bicarbonato de sódio. Beijos.

      Curtido por 2 pessoas

  2. Bom dia. Que legal! Eu também tive problemas com desodorante industrializado pois minha pele dava alergia a todos. Até que eu comecei usar leite de Magnesia. É barato e acha em qualquer farmácia. Uso já tem quase uns 10 anos. Porém não deixa a axila seca, apenas não fica fedido.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, bom dia. Acho que meu marido nunca usou leite de magnésia, é algo que até descobri depois nessas buscas de que também funciona. No caso do meu marido, tivemos sorte, saímos de um desodorante industrializado que não funcionava, para um desodorante caseiro que funcionou de primeira, estamos bem satisfeitos. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Ótima dica. Vou fazer para experimentar. recentemente comprei um daqueles desodorantes de pedra, pois queria algo menos agressivo para o corpo, meio ambiente e para minha surpresa tive uma reação alérgica forte e nem consegui continuar usando.
    Sempre acompanho seus posts mas é a 1a vez que comento.
    Um abraço
    Rodrigo

    Curtir

    1. Oi Rodrigo, espero que dê certo esse desodorante para você. No vídeo da Cristal, na parte de descrição, há desodorante com outras proporções, para peles mais sensíveis, então é algo que deve ser adaptado de acordo com a necessidade da sua pele. Se não der certo de primeira, não desista, faça outros testes de proporção usando os mesmos ingredientes. Meu marido estava com problema grave de odor, e posso dizer que essa mistura tão simples resolveu o problema dele, algo tão simples que chega a ser inacreditável.

      → Proporções sugeridas (retirado do vídeo da Cristal):

      1. Verão / lugar muito quente

      Opção 1: 2 col de sopa de manteiga de manga + 1 col de sopa de óleo de coco + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

      Opção 2: 3 col de sopa de óleo de coco + 3 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

      Opção 3: 2 col de sopa de manteiga de cacau + 1 col de sopa de óleo de coco + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

      2. Frio / inverno

      Opção 1: 3 col de sopa de óleo de coco + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

      Opção 2: 2 col de sopa de óleo de coco + 1 col de sopa de manteiga de abacate + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

      Curtido por 1 pessoa

  4. Esse é o tipo de assunto que pouca gente comenta, mas que afeta milhões de pessoas.
    Os pelos das axilas (sovaco) também ajudam a aumentar a concentração de bactérias ou atrapalhar a penetração de desodorantes, sobretudo os aerosóis,
    O foco do seu post é a receita natural, mas pode ser útil raspar os pelos das axilas, pelos menos até que o problema tenha sido resolvido.
    Como já comentaram mais acima, Leite de Magnésia também pode ser uma opção.
    Apesar do assunto ser até certo ponto engraçado eu sei que tem pessoas que passam por momentos constrangedores por isso. O problema é mais comum em homens, mas tem mulheres que também sofrem com essa situação e por ser menos comum e por mulheres geralmente serem mais vaidosas e preocupadas com essas questões, isso pode afetar sua autoestima.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, esse assunto costuma ser constrangedor, então ninguém comenta mesmo. E uma coisa que fico me perguntando é como uma mistura de 3 produtos tão simples pôde resolver um problema que meu marido estava enfrentando há anos? Não adiantava lavar as roupas, deixar de molho no sabão, no amaciante, no desinfetante, o cheiro permanecia. Eu sentia o cheiro quando a roupa estava sendo pendurada no varal. E ele ficava sem graça com isso, mas não havia nada que pudesse ser feito, a não ser comprar mais roupas novas. Esse desodorante resolveu o problema dele, e é por isso que tenho falado para as pessoas não desistirem se não gostar na primeira tentativa de uso. Na descrição do vídeo da Cristal, tem outras receitas adaptadas para peles sensíveis, que meu marido não precisou nem usar, porque essa receita base já deu certo para ele. Um beijo.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Que interessante, Yuka, vou testar essa receita! Os desodorantes “comprados” demoram para secar, e também deixam as blusas tudo duras e manchadas, além dos produtos químicos, né, que tem. Tenho usado um baratinho, Herbíssimo, nesses tempos de home office, funciona bem, só não tem perfume, mas a função cumpre bem. Nunca testei essas receitas mais naturais de desodorante, essa vou fazer, é fácil. Ah, minha mãe é sortuda como você, não precisa de desodorante, pensa na benção!! Abraços!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oi Cleo, tinha esse problema mesmo, deixava as camisetas dele duras e manchadas. Meu marido é meio chato nessa questão de gordura, então quando eu falei que na receita ia óleo de coco, ele não foi muito a favor de usar o desodorante, porque achava que ia ficar com as axilas oleosas, além de manchar a roupa de gordura. Mas isso não aconteceu. E desde então, ele e o desodorante caseiro é uma paixão só rs. Testa sim, nesse mesmo vídeo da Cristal há outras receitas, caso essa não se adapte na sua pele. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Cleo, eu usei esse herbíssimo há trocentos anos e funcionava bem para mim. Depois não encontrei mais onde costumo comprar, achei que tinham parado de fabricar. Vou procurar de novo, eu gosto muito de desodorante sem perfume e em creme.

      Curtir

  6. Vou experimentar a receita para meu esposo. Também não uso desodorante, sou uma mulher negra ( não tenho a genética asiática). Normalmente, as pessoas se surpreendem. Nunca havia pensado no desodorante como algo que todas as pessoas usam!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Rose, eu também nunca imaginei que desodorante era algo tão comum na família brasileira, foi algo que descobri depois que passei a morar com meu marido. Claro que via minhas amigas usando durante as viagens que a gente fazia, eu também usava, mas achava que era tipo um “perfuminho”, e não como uma necessidade. Só com o meu marido que descobri que desodorante era uma necessidade. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  7. Adorei a receita! E imagino q seu marido vai morrer de vergonha rs
    Sabe q o meu resolveu achar que não precisava de desodorante uma época… mas ele super precisava! É q ele desanimava com essa questão de estragar as roupas. Vou fazer o teste do seu assim que acabar os que tem em casa! Abs Elsa

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Elsa, ele geralmente costuma conversar comigo quando lanço os posts aos domingos, ou seja, ele ainda não leu rsrs. Já já ele descobre. Mas vou falar que foi para o bem da comunidade FIRE kkkk. Não bastava colocar só a receita do desodorante, tinha que falar o histórico dele, para as pessoas saberem que tínhamos um problema aqui em casa, e que esse problema pôde ser resolvido com a mistura de 3 ingredientes que são tão básicos. Inacreditável, né? Meu marido é meio chato com gordura, então ele até achou que o óleo de coco poderia deixar as roupas gordurosas, mas isso também não aconteceu, então pode usar sem medo. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  8. Oi, Yuka! Eu tentei essa receita mas terminava manchando as minhas roupas e desisti. A minha recomendação caso o de coco não funcionar, é leite de magnésia como falaram por aí: barata e simples. Só botar no roll on com algumas gotas de óleo essencial e pronto! Não sei se conheçe às meninas de Cosmetologia do Bem. Além de muito claras, tem formação acadêmica delas por detrás do que falam e isso é algo muito bom quando procuramos receitas que tenham a ver com nosso corpo (cansei de ver posts falando para não usar conservantes em produtos com água…). Deixo por aqui o site: https://cosmetologiadobem.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Bhuvana, sério que manchava suas roupas? Que coisa, aqui em casa não mancha, será que é algum tecido específico? Não conheço as meninas do Cosmetologia do Bem, já deixei a página aberta pra eu ir dar uma olhada depois que conversar com você. É muito bom trocarmos dicas e recomendações. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  9. Eu não asiática, tenho usado o herbissimo esta dando jeito, meu marido tem reclamado sempre das roupas fedorentas dele kkkk vou testar essa receita qdo meu desodorante acabar e ver se ele topa usar tbm kkk

    Você poderia fazer um post sobre os produtos de limpeza que usa, e a forma como lava as roupas. Obrigada por compartilhar.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Beatriz, olha, sei bem o que é ter essas roupas fedorentas rsrs. Como disse um anônimo no comentário, brincamos com isso, mas é um assunto sério, antes de descobrir esse desodorante, tinha dias que eu jurava que um gato tinha invadido a nossa lavanderia e tinha feito xixi nas roupas dele. Diga pro seu marido isso, que não custa tentar, pode não funcionar pra ele, mas vai que funciona né? Para o meu marido, desodorante é um item essencial, não existe a opção dele não usar, ele precisa usar. E aqui funcionou tão bem que nunca mais compramos desodorante na farmácia. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  10. Nessas horas vejo como a internet é maravilhosa e como o mundo é pequeno. Gosto de te acompanhar, gosto de acompanhar a Cristal e também passei pela saga do desodorante há alguns anos kkkkkkk (inclusive quis ser asiática quando li a mesma reportagem da BBC). Eu ainda gosto de pingar 5 gotinhas de óleo essencial de lavanda e posso garantir que cc nunca mais.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Adelle, esse mundo é muito pequeno mesmo rs. A vantagem da internet é conseguirmos nos aproximar de pessoas que tem pensamentos parecidos, e mesmo a pessoa não nos conhecendo, podemos criar conexões, é o caso da Cristal, gosto bastante de acompanhar o conteúdo dela. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Asiáticos podem não ter bromidrose axilar, em compensação mtos possuem bromidrose plantar e essa é terrível neles. Mtas vezes vc pensa estar diante de algo em decomposição qdo na verdade é apenas odor pédico…

      Curtir

      1. Oi Márcia, chulé é outra coisa que é tabu… nunca parei para pensar, mas quem tem também poderia testar com algum creme similar a este, até procurei agora no site indicado pela leitora Bhuvana, o Cosmetologia do Bem, mas infelizmente não encontrei nada lá.. que pena. Beijos.

        Curtir

    1. Oi Engenheiro, siiiim, as roupas não ficam manchadas, param de ficar duras, e não ficam engorduradas. Ao usar o desodorante, você continua suando, mas a diferença é que a roupa não fica fedida, nem a sua pele. A leitora Bhuvana falou que as roupas dela ficaram manchadas, já as roupas do meu marido não ficaram manchadas, então o jeito é testar se vai servir pra você. Aqui, posso afirmar que há 2 anos não compramos mais desodorante industrializado, e o cheiro ruim foi embora. Essa quantidade que passei, dá bem pouquinho, então vale muito a pena para iniciar o teste. Quando eu faço para o marido, eu dobro a receita, e dá 3 potinhos desses que aparece na foto. Marido também tentou diversos desodorantes, e nenhum foi tão eficiente como esse. Olha, espero de verdade que essa receita funcione para você também. Depois me conta se deu certo. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  11. Eu ainda intercalo desodorante caseiro com o natural. A receita que faço é parecida também (óleo de coco + leite de magnesia). A única observação é que precisa passar pouco senão fica melado e pode incomodar se a roupa for apertada nos braço, porque não ficaria seco/impermeável. A pele respira e os desodorantes de mercado impediam isto. Daí é só se acostumar e economizar!

    Curtir

    1. Oi Próxima Leitura, esse desodorante também não pode passar muito não, senão fica melado. O marido geralmente anda sem camisa pela casa durante alguns minutos até secar o desodorante, só depois disso ele coloca a camiseta. Beijos.

      Curtir

  12. Oi amiguinha!!!
    Mais um post que não pode passar despercebido, ainda mais tão útil.
    Esse lance de suor, cada um tem o seu kkkkk.
    Imagino seu marido pensando neste post rs… Mas tem um lado bom nisso, pelo menos a experiência valeu a pena.
    E a receita mais ainda!!!!
    Obrigada por compartilhar….uma ótima semana, cheia luz e amor!

    bjssssssssssss

    Dri 😀

    https://atelieradrianaavila.blogspot.com/

    Curtir

    1. Oi Dri, marido adorou, deu risada, se divertiu com o post, afinal, foi tudo o que aconteceu com ele mesmo. E é um problema sério né? Antes dele se encontrar com esse desodorante, era algo que incomodava demais ele, ele ficava sem graça porque não conseguia resolver o problema, então quanto mais gente souber, melhor. Beijos.

      Curtir

      1. Sim, verdade!
        Assim ajuda a quem também pode estar desesperado.
        A gente brinca mas, isso é um negócio sério, já trabalhei com alguém que também tinha um odor forte. E com jeitinho eu falei com ele (ele era meu chefe na época rs). Mas, eu fui com a intenção de ajudar ele. E no fim deu certo, ainda bem que ele compreendeu 😁

        bjs Yuka!!!!!!

        Curtir

  13. Leio todos seus posts. Nunca comento. Mas esse não resisti.
    Tenho sudorese excessiva. Única coisa que resolveu foi talco. Sim, talco. Hoje uso talco Johnsons Baby. Talco no sovaco. Foi recomendação de dermato. Me surpreendeu.

    Curtir

    1. Oi Investindo em FII, tudo bem? Sobre o talco da Johnsons, há alguns anos soube que ele poderia ser cancerígeno por conter amianto, não sei se chegou a acompanhar o caso, mas em 2020, saiu o veredicto de que o talco causa câncer no ovário e a empresa foi multada em não sei quantos bilhões de dólares. No Brasil, isso gerou burburinho e a empresa teve que se posicionar, e informou que o talco produzido no Brasil não contém amianto, mas sei lá né? Fiquei pensando no seu caso, se usar amido (maizena, sabe?) de repente não ajudaria. Beijos.

      Curtir

    2. Vc já tentou Botox? Esse é um dos usos para o qual recomendo, para o rosto jamais. Eu procuraria outro dermatologista para falar sobre, pois esse que recomendou talco Jonson’s eu não consultaria novamente…

      Curtir

  14. oi Yuka, boa tarde

    Aqui esse caseiro manchou as roupas também, ficou bem engordurado onde encostou na roupa. Como estou trabalhando em casa, diminui bastante o uso de desodorante, só uso quando saio, e noto que as roupas não ficam tão mais fedorentas assim, só quando faço exercício ou está mais quente mesmo. Mesmo usando desodorante, tenho que trocar a roupa sempre que uso, não dá para “reaproveitar” a camiseta no dia seguinte (nunca consegui isso com nenhum desodorante).

    Algumas observações que funcionaram para mim:
    -parece que o que fica difícil de tirar da roupa é cheiro de suor misturado com o desodorante comercial, no meu caso se eu não usar nada e lavar a roupa, não fica nenhum resquício de cheiro. Se eu uso o desodorante (em creme, da kilt, sem perfume), fica uma espécie de gosma e só lavando com água quente e bastante sabão para sair. E a água quente desbota a roupa, então não gosto de usar porque tenho muita roupa escura. Eu vejo isso também nas camisetas do meu marido que usa uns desodorantes com perfume, muitas vezes não tem jeito de sair em uma lavagem comum. E essa gosma, mesmo que depois a roupa limpa não tenha cheiro e a roupa não pareça manchada, é só você colocar a roupa que ela reage com o primeiro suor e fica fedorento imediatamente. Eu tenho dúvidas se não são estratégias malignas dos fabricantes para obrigar a gente a usar mais sabão e a comprar mais roupas, rsrsrs.
    -o sabonete bactericida ajuda a diminuir o cheiro mesmo, assim como a ausência de pelos;
    -o cheiro do suor tem a ver com o que você come e se toma bastante água. Cerveja é uma bebida que me deixa com um cheiro de suor diferente, mesmo que não seja muita. Beber pouca água ou suar muito também piora o cheiro;
    -o cheiro de suor forte é igual ao de xixi de gato mesmo. Eu tenho gato e uma vez ou outra ele faz xixi para fora da bandeja (ele é grande e às vezes erra o alvo). O cheiro é igualzinho.
    -roupas sintéticas parecem que absorvem mais o cheiro, já tive algumas que não teve jeito de tirar o cheiro de desodorante misturado com suor, nem molho, nem água quente.

    Eu já tinha ouvido falar sobre essa questão dos asiáticos não terem mau cheiro nas axilas, é muito bom isso. No verão a gente fica bem insegura quando está muito suada, porque fica fedorenta mesmo. E quando tem alguém no trabalho que tem cheiro e a gente não tem intimidade para comentar ou dar um toque é muito constrangedor.

    Abraços,

    Daniela

    Curtir

    1. Oi Daniela, meu marido também teve essa mesma desconfiança que a sua, de que a junção do suor com o desodorante comercial, impregnava a roupa. Agora estávamos até conversando que algumas camisetas que ele tem (mais especificamente, da marca Hering) continua com o cheiro, mesmo sendo camisetas relativamente novas. Enquanto outras camisetas de outras marcas, não impregna o cheiro. Ainda não fui conferir, mas falei para ele que vou dar uma olhada nas etiquetas das roupas dele para verificar a composição do tecido. Talvez 100% algodão não fique o cheiro… esse é o meu chute. Sobre o cheiro de xixi de gato, teve um dia que fui participar de uma reunião de creche da minha filha, sentei do lado do marido e falei “algum gato fez xixi nessa sala”, só depois que fui perceber que estava vindo da camiseta dele. Ele ficou triste, claro, e eu fiquei sem graça de ter achado que era xixi de gato… e foi por isso que eu decidi ajudá-lo, pois nenhum desodorante estava ajudando, do mais barato ao mais caro. Hoje ele usa esse desodorante caseiro sorrindo, diz que é muito bom e que adora o cheirinho gostoso de côco rsrs. Beijos.

      Curtir

    2. Nessa receita, o que realmente funciona é o bicarbonato, e ele pode ser usado isoladamente, acredite. Para algumas pessoas ele pode manchar as axilas, para outras não. Caso manche as suas, sugiro que misture bicarbonato com um pouquinho de creme neutro, que vc pode encontrar em sites de cosmética natural – esses cremes não contém nada que outros tradicionais contém de modo que a falta de perfume e outros ingredientes nocivos pode ser a solução para o seu problema. Qto a roupa, o bicarbonato tb auxilia nisso. Vc pode adicionar bicarbonato à água e colocar suas roupas de molho – separe as coloridas das brancas. Não sei dizer se funciona para roupas sintéticas, creio que não, mas vc pode tentar. Uma dica: para suas roupas não desbotarem, use vinagre branco no último enxague. Boa sorte!

      Curtir

      1. Marcia e Yuka!

        Misturei o bicarbonato com um creme hidratante sem perfume que eu costumo usar e sei que não mancha a roupa (cetaphil) e funcionou maravilhosamente bem. Resolveu um problema para quando eu viajo, que sempre tinha que levar um monte de blusas ou andar fedorenta. Agora eu uso a blusa o dia inteiro e não fica nem um cheirinho. Fiz com 8 partes de creme e 1 de bicarbonato, mas vou tentar fazer com a loção, que é mais líquida com 6 por 1, como a receita da Yuka.

        Obrigada pela sugestão!

        Curtir

        1. Oi Daniela, sério que deu certo? E faz todo o sentido mesmo, porque o óleo de coco tem função hidratante nesse componente de 3 ingredientes… e o bicarbonato de sódio tem função antifúngica e anti bactericida. Ou seja, substituir o óleo de coco por hidratante faz sentido. Êeee que maravilha!!!!

          Curtir

    1. Oi Rosana, talvez por conta do bicarbonato de sódio. Nesse mesmo vídeo que recomendei no post, a Cristal apresenta outros desodorantes com outros ingredientes, talvez um funcione para você. Beijos.

      Curtir

  15. Yukaaaa, to sumida, eu sei!
    A vida de mãe de duas tá uma loucura, você sabe né? Eu tava com uns 3 posts atrasados seu! Já li!

    Esse do desodorante foi um presente pra mim que estou querendo me livrar dos desodorantes do mercado. Pensei em usar uma pedra que tá super famosa e diz que funciona no lugar de desodorante. Mas essa receita é tão facinha e acessível que vou tentar e depois te conto! Obrigada por compartilhar ótimas ideias conosco!
    Tá difícil te acompanhar mas sempre que da, eh to por aqui! No momento, na sala de espera do ginecologista! Hahahaha Beijão

    Curtir

    1. Oi Tiemi, super entendo a sua vida atual rsrs. Espero que esse desodorante funcione para você também, porque no marido funcionou tão bem, que ele usa sorrindo kkkkk, afinal, só quem já passou por esse inconveniente, sabe a importância e o alívio de encontrar o desodorante certo. Um beijão pra você para as suas meninas.

      Curtir

  16. Yuka, desculpe pela intromissão em sua página, meu intuito foi somente auxiliar suas seguidoras. Uma dica para vc tb: sempre que for fazer o desodorante para seu marido, tente usar somente vasilhas de vidro/porcelana/louça; para mexer a mistura, opte por uma colherinha tb de um desses materiais pois eles não absorvem resíduos e tb não transferem nada para sua receitinha. Para armazenar o mesmo – plástico NUNCA é a melhor opção por vários motivos que, por ora, não vem ao caso. Boa sorte!

    Curtir

    1. Oi Márcia, eu adoro suas dicas, sinta-se à vontade para escrever o que quiser, estamos todos aprendendo aqui com você rsrs. Você tem formação em alguma área da saúde? Pensei nisso quando você escreveu “bromidrose plantar”, fiquei uns 10 segundos tentando entender o que era até que caiu a ficha que era chulé kkkkk. Sobre as vasilhas, realmente, agora que li o que você escreveu, faz sentido mesmo ser de vidro, porcelana ou louça, ao invés do plástico que estou usando, nem me atentei a isso, olha só. Obrigada por todas as dicas, um grande beijo pra você.

      Curtir

    1. Oi Zé Cotinha, uhúuu!!!!
      “Nem lisoform resolvia”, aqui em casa também não, e olha que deixávamos de molho por dias. As roupas que já estão com muito cheiro, pode ser que você não consiga tirar o odor, pois o cheiro já está impregnado no tecido. Mas os novos que você for comprando aos poucos, não ficará com cheiro de suor. Agora a nova missão é descobrir quais são os melhores tecidos para alguém que sua muito. Eu chutaria algodão 100%, mas preciso dar uma pesquisada antes. Quando descobrir, compartilho de novo. Beijos. Que bom que testou, fiquei feliz!!!

      Curtir

  17. Oi Yuka. Obrigada por compartilhar uma receita super fácil, barato e muito bom. Vou confessar um fato: testei no meu pé, pois permanecer de meia por longas horas, gerava um chulézinho, risos. Foi solucionado!! 🙂

    Curtir

    1. Oi Ju, que legal que você testou no seu pé, nunca testei no pé, mas uma outra leitora comentou sobre isso e até arrisquei em dizer que deveria funcionar. Se funcionou para o cc né? Beijos.

      Curtir

  18. Oi Yuka, boa noite! Sempre te acompanho por aqui, mas esse é meu primeiro comentário hehe

    Testei hoje essa receita do desodorante e fiquei com algumas dúvidas:
    1) você mistura os ingredientes em banho maria, para o óleo de côco amolecer um pouco? Eu fiz assim (como mostra no vídeo da Cristal) e achei que acabou ficando muito líquido no final… Ou será que ele demora algumas horas pra esfriar e ficar na consistência ideal?
    2) em algum momento você guarda ele na geladeira? Como o meu acabou ficando mais líquido, pensei nessa opção pra ver se ele endurecia um pouco.

    Muito obrigada pelo seu conteúdo e se puder responder minhas dúvidas fico muito agradecida! Um beijão!

    Curtir

    1. Oi Letícia, tudo bem? Sobre a sua pergunta do banho-maria, depende muito do estado do óleo de côco. Quando ele está duro que nem uma pedra, eu coloco alguns segundos no micro-ondas e já é o suficiente para deixar um pouco mole para misturar com o restante dos ingredientes. Agora, quando o óleo de côco está só macio, ou até mesmo derretido (naqueles dias de muito calor), eu só misturo com o restante dos ingredientes. Quanto mais você mistura, mais líquido ele fica, o que é ótimo, pois depois fica fácil para transferir em algum pote de sua preferência. Depois de algum tempo, ele dá uma endurecida (sem colocar na geladeira), tipo textura de pomada. Mesmo no inverno, não acho ruim de usar, porque quando entra em contato com a pele, ele já derrete fácil para a aplicação. Sobre a sua segunda pergunta, se eu guardo na geladeira, não. Geralmente faço de 3 a 4 potinhos para o marido, que dá exatamente essa quantidade que eu passei no blog, então enquanto o marido usa um pote, os outros, ficam só guardados no banheiro mesmo, a gente não guarda na geladeira, mas se você quiser guardar, não vejo nenhum mal nisso, veja o que mais te agrada, é que eu teria preguiça de abrir a geladeira toda vez que for usar rsrs. Beijos.

      Curtir

      1. Oi Yuka, muito obrigada pela suas respostas! Acabei deixando um tempinho na geladeira, só pra ele já ficar numa consistência mais durinha, e agora já consigo usar sem problemas. Agradeço sua atenção, uma boa semana! 🙂

        Curtir

  19. Deve ser muito triste ter mau odor. Não sou de origem asiática, mas europeia, e também não tenho cheiro nas axilas. Nunca usei desodorante, minhas amigas tb estranham… Eu acho maravilhoso. Achei ótima sua dica, vou recomendar para algumas amigas testarem.

    Curtir

Deixe um comentário