Minimalismo

A esperança em 2021

Mãos, Macro, Planta, Solo, Crescer, Vida, Cinzento Vida

Sou uma pessoa de ciclos.

Gosto de fechamentos anuais, assim como gosto de acreditar que a cada 10 anos podemos ter grandes saltos de aprendizagem que podem mudar, inclusive, o rumo da nossa vida.

Esse ano, particularmente, foi um ano difícil, um ano de muitas perdas. Muitos de nós, perdemos familiares, parentes, amigos. Comigo também não foi diferente.

O próximo ano chega timidamente com a esperança da vacina. No otimismo, quero acreditar que ainda tomaremos em 2021.

Em um ano com tantas perdas, tivemos também muitos ensinamentos. Foi um ano em que nos reconectamos com as pessoas, encaramos os monstros que habitam dentro de nós, tivemos que rever valores, reordenar as prioridades, a cuidar do próximo, acolher e ser acolhido.

Gostaria de expressar meu profundo agradecimento a todos que me acompanharam este ano.

Obrigada por terem separado parte do seu tempo lendo meus posts, por terem escrito comentários longos que me fizeram refletir. Vocês compartilharam seus conhecimentos, suas experiências… não é à toa que aqui é o espaço onde me encontro, onde me reconecto, onde sinto amor.

Desejo a todos vocês, um 2021 repleto de momentos significativos, que encontrem seus maiores tesouros nos pequenos prazeres.

“Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.” Clarice Lispector

Nos encontramos em 2021!

~ Yuka ~

35 comentários em “A esperança em 2021

  1. Yuka!!
    Minha querida amiga virtual, você faz diferença neste mundo e na vida das pessoas que toca.
    Com você tenho aprendido mais sobre consumo consciente e refletido (sempre me pergunto se realmente preciso das coisas quero), compreendi a necessidade de voar abaixo do radar ( já fazia isto, mas agora ainda estou melhor kkkkk).
    Essa conexão agradável que você tem com as pessoas é recíproca e tem se expandido, observo pelos comentários (são pessoas tão pés no chão, que me encantam).
    Beijo grande e que você continue fazendo diferença nas nossas vidas!!

    Curtir

    1. Oi Bete, agradeço imensamente seu carinho, e espero de coração que 2021 seja mais leve para todos nós. Sou suspeita para falar, mas eu adoro este blog, adoro demais as pessoas que frequentam e comentam. Essa conexão faz tudo se tornar especial. Um grande beijo, um feliz 2021!

      Curtir

  2. Bom dia, domingo acordo com a expectativa de ler seu texto ! É um prazer esse momento, sinto que vc é uma amiga querida!!! 2020 realmente foi um ano difícil, mas aprendemos demais a valorizar pequenas coisas que antes passavam despercebidas, foi um ano de crescimento! Desejo a vc minha amiga e a sua família linda um 2021 abençoado, cheio de surpresas maravilhosas vindas do Senhor!!! beijossssss

    Curtir

    1. Oi Lindadrika, obrigada por sua companhia neste ano de 2020, que o ano seguinte seja repleto de esperanças e de vida. Obrigada por todo comentário e conselhos, crescemos juntas, é isso que importa. Um beijo pra você. Até 2021!!!

      Curtir

  3. Yuka, obrigada por em meio ao caos desse ano, conseguir ser luz e inspiração pra todos nós.

    Feliz ano novo! Tenho fé que 2021 será muito melhor. Mas independente de tudo, que sejamos pessoas melhores. Valorizando o que realmente importa e sendo consciente que a vida é um sopro.

    Prometo que mesmo sendo mãe de 2 bebês, tentarei ser presente por aqui. Beijo enorme!

    Curtir

    1. Oi Tiemi, agora com 2 bebês, será um malabarismo rs, mas venha aqui sempre que conseguir, gosto de saber como você está, compartilhar um pouco da sua rotina comigo. Um beijo pra você e pra sua família, cuide-se! Feliz 2021.

      Curtir

  4. Yuka,

    2020 foi sem dúvida um ano muito diferente.

    E apesar de tudo, como disse, foi um ano de aprendizados.
    Um ano em que precisamos encontrar novos caminhos, novas soluções.
    Novas maneira de encarar a vida. E até (por que não?) uma nova maneira de viver.

    2020 foi um ano no qual tivemos uma grande consciência do quanto somos frágeis. E do quanto precisamos aprender a viver. Foi um ano de mais buscas ao essencial, ao que realmente importa.

    Foi um ano em que ficou claro que não precisamos de tanto para viver.

    Gostaria de te agradecer pelos posts. Sempre aprendo muito aqui, Yuka!

    Desejo um Feliz 2021 à você, aos seus familiares e aos leitores do Viver Sem Pressa.
    Que seja um ano de muita saúde, paz, prosperidade e amor.

    Antes de terminar meu comentário, tive um problema na migração para o WP, por isso peço que você se cadastre novamente na newsletter do Simplicidade e Harmonia.

    E caso utilize, também readicione o blog nos aplicativos de leitura, como o Feedly e Inoreader, pois neles os posts após a migração não estão aparecendo.

    Feliz 2021!

    Curtir

    1. Oi Rosana, você descreveu bem, esta pandemia nos mostrou como somos frágeis. E como precisamos das outras pessoas, de companhia, de amigos, de alguém para cuidar e cuidar de nós, que precisamos viver, porque a vida é assim, um sopro. Desejo a você um 2021 com muita saúde, paz, serenidade e amor. Um grande beijo.

      Curtir

  5. Yuca, um feliz ano novo pra você e leitores do Viver sem Pressa! Como disse a Bete acima, as pessoas aqui tbm me encantam! Pra mim tem sido tempo de refletir no que quero SER daqui a dez anos pra saber a direção em que preciso me manter firme pra chegar lá! Um abraço virtual com muito carinho pra você e esta comunidade de pessoas lindas. ✨✨✨

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Dane, posso dizer que o encantamento aqui no blog é recíproco, também fico encantada com tantos ensinamentos que recebo. Também tenho pensado bastante no meu futuro, daqui há 10 anos, o que terei feito, o que quero dar prioridade hoje para poder colher lá na frente. Aprendemos diariamente com erros e acertos, erros nossos, erros dos outros, e é isso, precisamos nos manter firmes, aprender, corrigir e reconhecer o que precisamos melhorar. Um grande beijo pra você, obrigada pela sua companhia!

      Curtir

  6. Querida Yuca,

    Te desejo um ano novo leve, amoroso e com muita saúde. 🌷

    Grata por dedicar a nós o que tem de mais precioso: seu tempo, seus aprendizados inspiradores… Sabedoria é algo raríssimo e sinto uma sorte imensa por estar aqui no seu blog, que nos oferece ótimos insights a cada semana e por estar entre pessoas que demonstram realmente refletir sobre a vida, que pensam diferente da “normose” e que também procuram auxiliar uns aos outros nessa caminhada.

    Parabéns pela disciplina, pela simplicidade cativante, pelo carinho em cada palavra.

    Que venha um ano Novo melhor…

    Curtir

    1. Oi Cinthia, eu que agradeço por todos os comentários escritos, pela preocupação, pelos conselhos, num ano que não foi fácil para ninguém. Enfim, estamos aqui, sobrevivemos ao caos rsrs, nossas crianças são saudáveis, e é isso que importa. Que nosso ano de 2021 seja de esperança, e de vida. Não sobreviver, mas viver. Obrigada por tudo, nos encontramos em 2021! Um grande beijo.

      Curtir

  7. Yuka, conheci seu blog esse ano e sou profundamente grata pelo aprendizado, cada texto e cada comentário me fez refletir muito….essa semana pensei muito em vc, achei fantástico dar um nome para o ano e a lista de conquistas, sempre fiz uma lista de metas, mas nunca de fato fiz por onde alcança-las, mas 2021 será diferente e vc e as pessoas desse blog contribuiram muito para isso, minhas metas são mais realistas ( não necessariamente fáceis, mas sim de coisas que são realmente importantes) e sei o que devo fazer para alcança-las.
    Pra mim 2021 será o ano da disciplina! Disciplina para semear, pra fazer o que precisa ser feito…. Quem tem disciplina no semear, tem abundância no colher. Te vejo como aliada, como uma amiga que mesmo distante esta sempre pronta a ajudar. Desejo a todos desse blog um 2021 iluminado com muita saúde, disciplina e amor.

    Curtir

    1. Oi Vanessa, essa lista de conquistas é algo que eu realmente sugiro que as pessoas façam. Parece ser uma coisa meio boba de se fazer, mas como faz bem poder rever nossas conquistas. Se alguém me perguntasse como foi o meu ano, eu poderia até dizer que o ano não foi nada bom, muito medo, estresse e ansiedade. Mas quando leio as minhas conquistas do ano, todas as pequenas conquistas não só minhas, mas da família, vejo que dizer que o ano simplesmente foi ruim seria muito injusto. O ano foi bom, apesar de tudo o que passamos. Com a sua decisão de que 2021 será o ano da disciplina, tenho certeza que você terá um ano proveitoso, conte com a minha ajuda para o que precisar, não só eu, mas todos que comentam aqui, sempre temos o intuito de ajudar e ser ajudado. Um feliz 2021 para você!

      Curtir

    1. Oi Maria, você também é especial, obrigada por ter compartilhado sua experiência, de ter dado dicas para a minha filha, fiquei muito grata. Desejo a você um 2021 iluminado. Beijos.

      Curtir

  8. Yuka, que maravilha ler de novo seus textos. Tinha me afastado novamente da internet um pouquinho mas tem coisas que fazem tão bem… Que dão um afago no coração, e as vezes um puxão de orelha também. Adoro saber seu ponto de vista sobre várias coisas e acabei aprendendo muito e como disse, me sentindo acolhida aqui no seu blog.
    Obrigada por compartilhar tanto conosco.
    Um grande beijo e um 2021 de saúde e alegrias pra vocês e sua família!

    Curtir

    1. Oi Ariane, que bom te ver por aqui. “Puxão de orelha”: essa sou eu rsrs. Ariane, não se afaste daqui, saiba que pode contar comigo e com as pessoas que sempre compartilham suas experiências. Como diz minha mãe, não há inverno que dure para sempre. Um dos meus erros quando fiquei bem mal (no meu divórcio), foi ter chorado sozinha, eu não permiti que as pessoas me acolhessem, por mais que as pessoas tentassem. Saiba que não está sozinha. Um grande beijo.

      Curtir

    1. Oi Leitor, sério que você não gosta de auto-ajuda? Eu a-do-ro rsrs. Mas realmente não sei se a frase é da Clarice Lispector, está atribuído à ela em várias páginas. Desejo a você uma boa passagem de ano, e que 2021 seja um ano melhor para todos nós. Um beijo.

      Curtir

  9. Bom dia Yuka,

    Que o ano quem vem seja mais leve para todos nós!

    Foi realmente um ano complicado, e ainda está sendo, porque o vírus está por aí. A vacina vai chegar, mas as coisas não vão mudar de uma hora para outra, vai ser um processo.

    Mas se eu disser que tenho saudades da minha vida em 2019, não é verdade. Dá para fazer as coisas de forma diferente, vimos isso em várias áreas da vida. E ao mesmo tempo que tive que me adaptar a muitas mudanças, e muitas eu gostaria de levar para 2021, eu tenho a percepção de que o comportamento das pessoas em relação à pandemia é algo que devemos prestar atenção. Porque a negação, a dificuldade de abrir mão de seus hábitos e de renunciar ao estilo de vida nos dá a medida de quão adultos são os adultos que nos cercam. Isso muitas vezes passa despercebido na vida dita normal. Porque é quando a vida se complica que sabemos com quem podemos contar, e quem vai dar uma desculpa e desaparecer.

    Eu agradeço muito pelo teus posts, pelas respostas sempre carinhosas e pelo tempo que você dedica aos leitores. É bom conhecer outras formas de lidar com as situações, perceber que muitos problemas são comuns e que existem formas diferentes de lidar com as coisas. Esse blog é um espaço de afeto e gentileza e isso é uma conquista tua..

    Sobre a frase final, parece que é de um poema de Edson Marques. Também acho que a direção é mais importante que a velocidade, embora não ache que mudar por mudar seja bom. Ter confiança na minha capacidade de adaptação para mim é mais importante que o desejo de mudar em si. Porque a aceitação de quem a gente é deixa a gente mais feliz com o resto.

    Um ótimo ano novo para todos!

    Beijos, Daniela

    Curtir

    1. Oi Daniela, você tem toda razão e conseguiu expressar bem em palavras o que eu sinto em relação às pessoas. Nesse período difícil, pude perceber pessoas bem próximas dizendo algo do tipo “fazer o que, eu não me importo dos velhos morrerem, desde que eu possa voltar a trabalhar, é a lei do mais forte”. Ou sugerir que pais idosos (acima de 70 anos) viajem de ônibus por 10 horas para passar as festas com eles… Não preciso nem dizer o horror que senti ao ouvir tudo isso. O que mais ouvi este ano foram justificativas infundáveis. A maioria das pessoas que conheço, estão indo para bares, restaurantes, vão para casa dos amigos, encontram paqueras pelo Tinder, e vendo tudo isso, eu não sei o que pensar. Por isso a frase que você escreveu fez total sentido: “quando a vida se complica que sabemos com quem podemos contar, e quem vai dar uma desculpa e desaparecer”. Precisamos seguir em frente, nos fortalecer, porque a pandemia segue firme. Obrigada por todos os seus comentários, são sempre muito sensatos, gosto muito de ler o que escreve. Um abraço carinhoso pra você, um ótimo ano novo! Beijos.

      Curtir

      1. oi Yuka, é bem difícil mesmo. Parecem crianças que vivem em um mundo paralelo, em um realismo mágico, onde as pessoas não adoecem e não morrem. Tem uma questão de egoísmo, de negação da realidade que me apavora. Como se só percebessem as coisas quando elas acontecem com eles (ou às vezes nem assim). Um adulto se responsabiliza por suas escolhas, e se preocupa como essas escolhas afetam os demais. Você quer ir para a balada, mas depois quer médico e hospital para se tratar. E não interessa que os hospitais cheios de pacientes com covid matem as pessoas de outras coisas também, porque o tratamento de outras doenças e o atendimento de acidentes também é afetado. Eu entendo agora porque nós, brasileiros, somos tão atrasados em tantas áreas. Para o país progredir, tem que ter investimento pessoal, tem que renunciar um pouco o agora para colher mais tarde. A maioria não quer renunciar nada, quer tudo e já, não interessa o custo (veja os juros bancários, para falar em termos financeiros). Não é uma questão de pobreza, de desigualdade, de ser de esquerda ou de direita, é uma questão cultural mesmo, está em todas as classes sociais. Inclusive parece que quanto mais dinheiro a pessoa tem mais se julga imune ao vírus.

        Beijo, Daniela

        P.S. Aliás, eu não sou tão sensata não, sou só mais velha, hahaha. É que por escrito a gente não tem o tom de voz, eu sou muito braba, muitas pessoas que eu conheço nem comentam esse tipo de coisa que você escreveu – de liberou geral – de medo de eu xingar elas, rsrsrs.

        Curtir

        1. Oi Daniela, vejo pessoas que pegam Covid, mas não estão nem aí. Nessa hora fico pensando se eu que sou a exagerada ou se as pessoas que perderam completamente a noção do risco. Mas logo eu lembro que estou em teletrabalho, e que se não fosse algo gravíssimo acontecendo não só no Brasil, mas no mundo inteiro, minha empresa nunca deixaria que seus funcionários trabalhassem de casa por 9 meses – ou seja, eu não estou louca.
          Você disse que é brava, sabe que particularmente falando, prefiro as bravas, as sinceronas. Minhas amigas costumam ser aquelas que me dão bofetada quando eu mereço, sabe? E eu também sou assim com elas. Pra mim, amigo de verdade não é aquele que passa a mão na sua cabeça, e sim aquele que fala a verdade quando ninguém tem coragem de falar. Já ouvi cada uma que doeu lá no fundo, mas que foram fundamentais para o meu crescimento rsrs. Beijos.

          Curtir

  10. Oi Yuca, faz muito tempo que não comento aqui, mas sigo sempre te acompanhando 🙂
    Realmente este 2020 trouxe vários desafios, mas também trouxe vários aprendizados.
    Por aqui sobrevivi a um ano inteiro de homeschooling (minha filha terminou a educação infantil, alô alfabetização e consciência fonológica!), tivemos redução de salário por vários meses, mas conseguimos economizar mais do que ano passado, passamos muitas horas dentro de um apto e depois descobrimos que poderíamos continuar nos divertindo ao ar livre, ficamos longe fisicamente de pessoas queridas, mas isso não significa que perdemos o contato.
    Aprendi principalmente sobre a importância de ser resiliente e continuar sempre aprendendo, mesmo em momentos difíceis como esses que temos vivido.
    Um abraço para você e sua família e o desejo de um novo ano com muitos motivos para celebrar ✨

    Curtir

    1. Oi Bruna, quanto tempo, sua bebê já deve estar grandona e sapeca, igual a minha filha rsrs. Realmente esse ano foi um ano de grandes ensinamentos e de nos jogar “virtualmente” nos braços dos nossos queridos amigos. Sinto a perda que nossas crianças têm em relação à convivência com os amiguinhos, estímulos etc, mas fazemos o que está ao nosso alcance, não é mesmo? Que o ano de 2021 seja mais leve para todos nós!!! Um grande beijo pra você.

      Curtido por 1 pessoa

  11. “Obrigada por terem separado parte do seu tempo lendo meus posts, por terem escrito comentários longos que me fizeram refletir. ”

    Obrigado vc pelo seus artigos! Seus textos tornam o mundo um pouco melhor.

    Curtir

Deixe um comentário