Confeccione máscaras caseiras com 97% de eficiência

Como é de conhecimento de todos, as máscaras cirúrgicas estão esgotadas ou superfaturadas. Então vou compartilhar 3 informações científicas importantes sobre Covid-19 que beneficiará na confecção das nossas máscaras caseiras.

1.) Tamanho do Covid-19

Coronavírus é muito, muito pequeno. Para ter uma ideia de proporção, as duas bolas escuras da figura abaixo, são partículas de poluição. Isso significa que tecidos comuns podem não possuir tanta eficácia para barrar a entrada de partículas muito pequenas, como a do Covid-19.corona virus.jpeg

2.) Combinação de tecidos traz eficácia de 97% de filtragem bacteriológica

Autores da Universidade de Chicago escreveram um artigo científico sobre a eficácia das máscaras caseiras utilizando combinações de tecidos.

Munidos de um equipamento que mede o tamanho de partículas de aerossóis, incluindo nano-partículas da mesma ordem de grandeza do Covid-19, os autores descobriram que algumas combinações de tecidos como algodão+seda tem eficácia de 94%, enquanto algodão+chiffon chega a 97% de eficácia, nível similar das raríssimas e cobiçadas máscaras N-95, que possui 95% de eficiência de filtragem bacteriológica.

Para a máscara caseira ter 97% de eficácia, é preciso ter 1 camada de tecido de algodão (600 fios) e 2 camadas de tecido chiffon. A camada de algodão serve como uma barreira mecânica, enquanto as duas camadas de chiffon servem como barreira eletrostática.

Captura de Tela 2020-05-09 às 20.46.44

3.) Máscaras caseiras não devem ter costuras no meio

Pesquisadores do Instituto de Física da USP também testaram diversas máscaras de tecidos (sem a combinação de tecidos).

A máscara N-95 teve retenção de 99% de partículas, a máscara cirúrgica 98% de partículas, máscara com algodão grosso 60% de partículas, algodão TNT reteve 56% de partículas, mas quando havia uma costura no meio, a retenção diminuía para 45%. Ou seja, não pode ter costura no meio da máscara, pois se torna um ponto frágil das máscaras caseiras.

Fiz esse post sabendo que não é todo mundo que tem uma máquina de costura em casa, mas com o conhecimento científico em mãos, talvez dê para encomendar com o costureiro do seu bairro, ou até mesmo improvisar uma máscara com algum lençol de cama e uma blusinha.

Cedo ou tarde, sairemos aos poucos da quarentena. E quando esse momento chegar, será importante que tenhamos em mãos uma máscara eficiente que nos proteja da melhor forma possível.

~ Yuka ~

27 Comments on “Confeccione máscaras caseiras com 97% de eficiência”

  1. Olá Yuka,

    Interessante esse lance dos teste. Previamente eu tinha visto gente colocando até carvão ativado em um dos filtros pra servir de elemento eletrostático da máscara, mas achei meio overkill.

    Pessoalmente estou usando outro truque que os caras da USP compartilharam: o filtro de café. Coloco entre o nariz e a máscara e estou bem mais protegido que as máscaras comuns, e não custa quase nada (estou tentando reduzir os cafés também, inclusive). O que você tem utilizado?

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor

    PS: acabei de lançar um livro! Se puder dar uma olhadinha lá no site, agradeceria! 🙂

    https://pinguiminvestidor.com

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Pinguim! Eu estava utilizando até então uma máscara caseira de 3 camadas com algodão 300 fios. Como eu entendo um pouco de costura, resolvi colocar as camadas sobrepostas em graus diferentes (urdume e trama do tecido), para que as camadas não ficassem alinhadas. Também coloquei na parte do nariz, um arame felpudo que eu tinha comprado há tempos na Daiso, fixou bem, eliminou bastante o vão entre o nariz e a máscara. Foi só depois que encontrei esse artigo sobre “barreira mecânica e barreira eletrostática”. Encomendei os materiais pela internet, e estou aguardando a chegada deles para costurar algumas máscaras para a minha família. Já tinha feito 3 modelos de máscaras, a primeira com um guardanapo (que não deve ter efeito nenhum rsrs), depois com algodão e feltro (era difícil até de respirar), a terceira com 3 camadas de algodão (bem confortável por sinal) e a quarta será essa de algodão e chiffon. Quem sabe mais pra frente não posto a evolução das minhas máscaras? Seria engraçado.
      Você publicou um livro? Uau!!! Parabéns! Vou dar uma olhada no site sim. Um grande bejio!

      Curtido por 2 pessoas

  2. Yuka
    A confecção de máscaras caseiras foi e está sendo oportunidade para pessoas criativas ganharem dinheiro merecidamente.
    As máscaras nas farmácias estavam caras e sendo comercializadas apenas em pacote fechado. Da última vez que fui perguntar, estava R$ 300,00 o pacote. Não condeno a farmácia, pois não sei qual é a realidade que motiva a venda dos pacotes fechados a um preço elevado. Se cobrassem barato, talvez a irracionalidade faria com que pessoas comprassem todo o estoque, deixando o produto inacessível tanto ao pobre quanto ao rico.
    O que menos precisamos agora é de multas a estabelecimentos, ou regulamentação para dificultar as coisas para o cidadão.
    Muito úteis suas informações.

    Curtir

    • Oi AC, muitas empresas estão alterando sua linha de produção para adequar às necessidades atuais, e isso também têm acontecido na confecção de máscaras. Depois que eu descobri (pelo vídeo da USP) que as máscaras caseiras tinham eficácia de mais ou menos 50%, desanimei bastante, e até tentei comprar máscaras cirúrgicas. E cheguei a comprar!!! Mas o produto nunca chegou, ou seja, fui enganada. A plataforma onde fiz a compra está entrando em contato com o vendedor, e se não conseguir contato, irão me devolver o dinheiro. Como tem gente de má fé, né? Depois eu encontrei esse artigo sobre a eficiência das máscaras sobrepondo camadas específicas de tecido (no caso, algodão 600 fios e chiffon), e aí fiquei empolgada de novo! Um beijo!

      Curtir

    • Oi Renato, verdade, mas achei melhor reproduzir a escrita como estava na reportagem, para não alterar o conteúdo deles. Sabe que depois que encontrei esses artigos/reportagens, comecei a ficar cética em relação às máscaras caseiras que estão sendo vendidas no Mercado Livre, Elo7, e outras plataformas. Não sei se as pessoas pesquisam a fundo a composição dos tecidos, devem achar que TNT de artesanato é o mesmo material utilizado para máscaras cirúrgicas. Por isso ter encontrado esse artigo foi um “Eureka!” rs, pois possibilita que pessoas comuns como nós, possa confeccionar máscaras eficientes, comprovadas científicamente. Um beijo!!

      Curtido por 1 pessoa

    • Pois é Stifler, eu mesma, no início achava isso, cheguei a fazer uma máscara de guardanapo haha. Só depois que a Covid foi avançando e fui estudando, pesquisando sobre composição de tecidos, que cheguei a conclusão de que dependendo da máscara que usamos, é até pior, porque dá a falsa sensação de segurança. Que bom que você ainda tem a PFF2, essas máscaras estão o olho da cara, o jeito vai ser confeccionar mesmo.

      Curtir

  3. Bacana esse conhecimento que você trouxe pra gente hoje Yuka, mas eu confesso que não me sinto segura quando preciso sair de casa.
    Pode ser a máscara que for não me sinto segura mas eventualmente, a cada 15/20 dias, é preciso fazer mercado (to tentando economizar e usar melhor os produtos pra durarem mais e poder ir só uma vez no mês) e farmácia acho que agora só preciso ir no final de junho buscar meus remédios de pressão (graças a Deus liberaram pra 3 meses da última vez quefui buscar!).
    Eu tenho umas três máscaras de pano, tenho também de construção, pintura sabe, mas enfim… prefiro mesmo ficar na segurança do lar. Mas esse conhecimento todo é muito válido!
    Abraços e vamos nos cuidando!

    Curtir

    • Oi Ariane, sou da mesma opinião que você. Se até médicos que usam máscaras que possuem eficiência alta, estão sendo contaminados, imagina a gente com uma máscara caseira? Quem puder ficar em casa (sei que não é todo mundo que pode), que fique em casa. Tenho pessoas bem próximas que continuam indo para o supermercado 2 vezes por semana, além de ir 1 vez na feira, e vai a cada 15 dias na farmácia. E diz que está de quarentena. Hã? Só nisso já contei 14 saídas no mês. Nessa quarentena, muitos estão economizando, mas eu tenho gasto mais, porque decidi aderir ao delivery do supermercado e qualquer outra coisa que eu possa evitar de sair de casa. Eles entregam na porta de casa, peço para deixar fora da porta mesmo, e aí começa a operação desinfecção. E haja álcool 70%, sabão e água sanitária. Eu e meu marido revezamos, então eu saio 1 vez por mês, e ele 1 vez por mês (pois estamos indo ao supermercado a cada 15 dias). Dá medo, eu, com a minha máscara caseira. Você faz certinho de ficar em casa! Então quanto mais conhecimento a gente tiver para confeccionar máscaras um pouco melhores, será bem-vindo. Um grande beijo.

      Curtir

      • Sim… Gente do céu, ou está dentro de casa ou não está.
        Para quem pode ficar em casa não faz sentido ir várias vezes em mercado, feira ou o que for.
        E a operação desinfecção quando chegamos em casa ou as coisas chegam, no caso do delivery, da trabalho e tem que ser bem feita.
        Realmente a informação é muito importante para poder nos proteger e proteger a todos pois não pegando evitamos a transmissão e fazendo isso podemos sair antes dessa loucura toda.
        Que possamos ter a sabedoria necessária nesse momento!

        Curtir

    • Vocês sim podem ficar em segurança em seus lares, cheio de medos e terrores! Enquanto nós dos serviços essenciais temos que ser corajosos e destemidos, para que não faltar comida na mesa dos medrosos.

      Curtir

      • Entendo a sua raiva. Também tenho raiva, porque meu primo médico, morreu de Covid semana retrasada por ser corajoso, salvando inclusive pessoas que fizeram passeatas, ignoram o vírus, acham que é uma gripezinha, igual o presidente.

        Curtido por 1 pessoa

  4. Olá, amigo blogueiro! Talvez você me conheça, talvez não. Talvez conheça o meu modesto blog, talvez não.
    Lancei um podcast, MUNDO SOUL, e venho aqui convidar você e o seus leitores a escutá-lo. Talvez agrade, talvez não. Será um programa de conversas que não terá um formato de debate, mas sim de uma discussão aberta sobre os mais variados temas para uma boa vida.
    Fica aqui mais uma vez o convite. Se gostar, siga na plataforma escolhida e compartilhe.
    Valeu!
    Link no spottify (também disponível em outras plataformas) https://open.spotify.com/show/3RVLyhN1MUbNsCIIMZ9MxF

    Curtir

  5. Yukaaaa!! Só pra constar: li todos seus posts até aqui, mas nem sempre consigo comentar! Me desculpe! Vida de mãe é uma correria!
    Mas preciso dizer que tô amando seus posts sobre a situação atual do mundo. Você sempre vendo o lado positivo das coisas… o mundo precisa de mais Yukas Resilientes por aí…

    Aqui muitas pessoas começaram a fabricar máscaras caseiras, mas vendiam a preços absurdos. O governo proibiu a venda (mas muitos continuam vendendo informalmente), comprou Estoque de máscaras e deu cupom de desconto pra população adquirir a preços justos. Foi distribuído 1 cupom por casa, com direito a 2 compras. Uma caixa com 50 máscaras descartáveis por ¥2.450. Ainda continua caríssimo, considerando o fato de em tempos normais custarem ¥200 (30 máscaras). Lei da oferta e procura né?

    Esse mês já caiu na conta o auxílio de 30.000 por criança + 100.000 por morador da casa. É uma bela ajuda, pena que muitos gastam sem sabedoria. Economia do Japão está em recessão. Temos que ser conscientes com o dinheiro.

    Já saímos do estado de emergência, graças a Deus. As medidas de proteção continuam, mas já podemos desfrutar de passeios ao ar livre em família… faz quase 1 mês sem casos registrados no meu estado (800 mil habitantes). Todos estão sendo bem conscientes… Espero que o Brasil saia dessa logo! Fico aflita pelos meus familiares e amigos… todos estão bem estressados e preocupados… Mas tenho esperança que dias melhores virão.

    Como sempre você me inspira! Obrigada por compartilhar coisas boas em meio ao caos!

    Curtir

    • Oi Tiemi, meus produtos para confeccionar as máscaras chegaram essa semana (comprei lençol fio 600 – porque não encontrei tecido pra comprar rs, clip nasal, elástico e o chiffon) e comecei a costurar alguns para minha família. Um dia posto a evolução das minhas máscaras, é bem engraçadinho ver que no início minhas máscaras eram bem fuleirinhas kkkk. Quem bom que entrou na sua conta o auxílio financeiro do Japão. Poupe tudo para usar em épocas de vaca magra. No Japão, as pessoas são conscientes, no Brasil, infelizmente, a pandemia está só no início, não vejo luz no final do túnel ainda. O governo de São Paulo anunciou um feriadão para justamente as pessoas poderem ficar em casa, e adivinha o que aconteceu? A taxa de isolamento não melhorou. Não sei nem o que falar. Outro dia vi uma foto de uma reportagem, de pessoas na Avenida Paulista fazendo caminhadas de máscara, andando de bicicleta com a filha na garupa. Sem comentários…
      Fico feliz que as coisas no Japão estejam começando a normalizar. É algo que espero que um dia o Brasil também chegue.
      Um grande beijo pra você e pra sua filhota que deve estar linda!

      Curtir

  6. Olá Yuka, tudo bem? Acabei de descobrir seu blog devido ao tema das máscaras de pano com 600 fios, mas já gostei de vários posts, vc é inspiradora!
    Gostaria de saber se vc conhece alguém que costure máscaras com essa especificação, tem alguma costureira pra indicar? simplesmente não encontrei ninguém que a produza.
    Parabéns, e obrigada por compartilhar seus pensamentos!

    Curtir

    • Oi Verena, tudo bem? Eu não conheço nenhuma costureira, mas acredito que dê para costurar a mão, desde que tenha os materiais em mãos. Eu não encontrei o tecido 600 fios para comprar, então acabei comprando um lençol 600 fios rsrsrs pela internet mesmo, além do chifon. Eu já fiz diversos modelos de máscaras, mas há um modelo que considero muito agradável, e a confecção não é difícil. https://www.youtube.com/watch?v=VrKVZjCIqu4 Adaptei os tecidos para algodão e 2 de chiffon, conforme o post. Talvez consiga fazer. Não sei se mora em prédio, mas se descobrir algum vizinho que tenha máquina de costura, poderia confeccionar para você vendo o vídeo do YouTube que te passei. Um beijo!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: