Minimalismo

A vida é mais bela quando não temos pressa

Lindos filhos plaiyng em um dia chuvoso Foto gratuita

O início da semana passada foi de chuva intensa… Choveu praticamente todos os dias.

Finalmente eu aprendi a não lutar contra a chuva, nem enfrentá-la. Comprei uma sandália de plástico para deixar na minha bolsa. Nos dias de chuva, fui ao trabalho com essa sandália. Chegando no trabalho, enxuguei meus pés e calcei os sapatos secos. Tenho um aquecedor que deixo embaixo da mesa… se sentia frio nos pés, deixava o aquecedor ligado por alguns minutos até me sentir mais confortável.

Também entendi que nos dias de chuvas torrenciais, de que adianta se gabar que chegou no trabalho na hora certa, mas ensopado (e ficar o dia todo com a roupa molhada)? Ninguém vai morrer se chegar um pouco mais tarde.

Aliás, ligaram da creche pedindo para buscar minha filha mais cedo. Alguns professores não conseguiram chegar.

Na volta, já de mãos dadas com ela, vimos uma lagarta enorme. Ficamos paradas, hipnotizadas com os movimentos dela, olhando não sei por quanto tempo, tentando entender para onde ela estava indo com tanta pressa.

Depois, reparamos que os cogumelos que ficam nos troncos das árvores estavam gigantes, cresceram com a chuva, pareciam mini guarda-chuvas!!!

Não ter pressa significa ter oportunidade de prestar atenção nas coisas que acontecem ao nosso redor, é um aprendizado contínuo num mundo tão acelerado.

Tenho aberto mais a janela quando começa a chover… Pego uma cadeira, encosto na janela e as crianças começam a subir para olhar a chuva cair. As mãozinhas pequenas se esticam para tentar sentir o vento e as gotas da chuva.

– Olha as árvores, mamãe, parece que estão dançando.

E através dos olhos das minhas filhas, redescubro a todo momento que a vida é mais bela quando não temos pressa para viver.

~ Yuka ~

43 comentários em “A vida é mais bela quando não temos pressa

  1. Que coisa linda! A simplicidade é mágica. A gente acaba se envolvendo tanto nesse estresse diária que a gente não percebe o quanto as coisas simples são especiais. Admirar a chuva é algo que eu também sempre gostei de fazer, sobretudo quando estou em casa e tenho a chance de ficar na janela olhando. Mais recentemente passei a levantar ainda mais cedo. Ao passear com minha cachorrinha, além de ouvir o silêncio, tenho os meus momentos de olhar pro céu e ficar encantado com as estrelas… elas estão lá todos os dias, mas a gente simplesmente deixa tudo isso que temos em abundância de lado.

    Curtir

    1. Oi EP, nuvens eu olho com frequência (me lembra algodão-doce…). Mas é verdade, há tempos que não sei mais o que é ver um céu estrelado. Tudo bem que moro na cidade mais poluída do país, mas é algo que começa a passar despercebido. A gente só começa a enxergar essas coisas simples quando desaceleramos e vivemos com menos. 😀

      Curtido por 1 pessoa

    1. Sim, custei a entender isso, era uma simples chuva, não gostava da ideia de ter que comprar sapatos além da necessidade, só para ter como backup nos dias de chuva. A sandália de plástico resolveu esse problema rsrs.

      Curtir

    1. Oi, Yuka!
      Tive uma semana complicada, mesmo assim fiz questão de acordar sábado e domingo bem cedinho para ver o sol nascer. Também aproveitei todos os meus intervalos de almoço para sentar do pátio do local onde trabalho e apreciar o silêncio e a natureza. Costumo beber bastante água nestes períodos, entendo como aquele momento em que cuido do meu lado físico e espiritual.

      Curtir

      1. Muito legal você conseguir manter esses rituais, acho que é o que nos mantém em prumo. Nos meus intervalos de almoço, eu tenho feito meditação. Não disponho de muito tempo, é coisa de 10 a 15 minutos, mas é uma prática que tenho me esforçado para manter. Como você, acredito que é um pequeno momento do dia para cuidar do lado espiritual. Um beijo.

        Curtir

  2. Parabéns pelo texto Yuka!!
    Esses pequenos detalhes e momentos é o que pessoas ocupadas costumam deixar de fora de seu tempo útil. Qualquer coisa que não seja dedicado para alta performance é perda de tempo nos dias de hoje, uma pena.
    Bjos

    Curtir

  3. Lindo demais esse texto/reflexão. Eu tenho buscado essa leveza e simplicidade diária. Não é fácil desacelerar nesse mundo de pressa e instantaneidade, porém temos que olhar a vida como crianças novamente, temos que nos deixar envolver pelas belas e pequenas coisas e encontrar o belo mesmo que nas chuvas da vida. Obrigada por mais um texto lindo de domingo! Deus abençoe você e sua linda família!!

    Curtir

    1. Oi Elena, as crianças possuem almas grandes, né? Aprendo demais com as minhas filhas, tão puras e espontâneas… Olhar a vida através dos olhos dela tem sido uma grande lição de vida…. Um grande beijo pra você.

      Curtir

  4. Concordo plenamente.
    Odeio viver com pressa e é assim que eu vivo. Eu bato até ponto digital no trabalho, é uma correria pra não levar atraso e tomar desconto.
    Acordo com despertador há anos mas nem sempre consigo dormir na hora.
    Privação de sono e pressa. Oh vida!

    Interessante é vc falar tantos elementos da natureza mesmo morando em SP capital. Imagina se morasse em um lugar mais bucólico ou praiano…

    Boa semana Yuka!

    Curtir

    1. Oi Frugal, eu também estou que nem você, bato ponto digital no trabalho, tem dias que preciso fazer hora extra, você ainda tem a sua franquia pra cuidar, eu, as minhas filhas rsrs. Não sobra muito tempo do dia. Tenho dormido a 1h e acordado às 5h, mas com certeza absoluta preciso dormir mais. O tempo tem passado rápido demais, a cada piscada que eu dou, as crianças crescem, e fico imaginando que se elas seguirem o mesmo caminho que eu e meu marido, a chance de sair de casa aos 17, 18 anos será grande. Tento aproveitar os momentos que tenho com elas agarrando e beijando toda vez que posso. O que me consola é saber que serei FIRE quando elas ainda estiverem em casa. 😀 Boa semana pra você também Frugal!

      Curtir

  5. “Não busques que os acontecimentos aconteçam como queres, mas queres que aconteçam como acontecem, e tua vida terá um curso sereno”. (Manual de Epiteto, VIII,1)

    Filósofo Estoico

    Curtir

  6. Bela mensagem Yuka!

    Lembro de um dia que caminhei em volta de casa. Como ao sempre passar de carro, e principalmente dirigindo, vamos perdendo a evolução da nossa volta.

    E isso se reflete em muitas coisas de nossa vida.

    Hoje eu paro tudo para ficar admirando minha pequena. Não quero perder sua evolução. Pois como muitos me alertam;

    – Passa rápido!

    Boa semana!

    Curtir

    1. Passa rápido demais Investidor Inglês, percebo isso todos os dias. Tem dias que eu tenho certeza que elas cresceram de repente de um dia para o outro. Se não prestarmos atenção, eles se tornarão adultos e nem teremos aproveitado a infância deles. Boa semana pra você também!

      Curtir

  7. Quando eu era criança, costumava ficar olhando a poeira voando, num raio de sol que entrava em casa por algum buraco na telha, era um facho de luz cônico, a poeira ficava dançando, aquela coisa era meio hipnotizante.

    Onde tiver muito amor e carinho, mesmo que com pouco tempo presencial junto às crianças, você será lembrada. Hoje em dia o próprio sistema de ensino + o nosso sistema de trabalho está afastando cada vez mais pais e filhos. No ensino médio agora é aula integral, manhã e tarde, e os coitados ainda tem que estudar de noite em casa, é muita tarefa, além dos pais terem que se desdobrar pra pagar tudo, trabalhar e ter tempo para os filhos. O mundo precisa ser revisado. Colégios com aulas aos sábados também.

    Você assistiu o filme Capitão Fantástico? Eu gostei, me faz pensar na criação dos filhos.

    Abraço yuka!

    Curtir

    1. Oi Frugal, sei bem quando você fala do fecho de luz e as poeiras se movimentando devagar. Também fazia isso rsrs. São coisas que mal temos tempo para reparar nos dias de hoje, daí a minha preocupação de oferecer o ócio para as crianças. Eu sinto isso que você escreveu “sistema de ensino + o nosso sistema de trabalho está afastando cada vez mais pais e filhos”. Quando eu saio de casa, minhas filhas ainda estão dormindo. Eu chego em casa às 18h, então tenho 2 horas (elas dormem às 20h) para dar banho nas meninas, fazer um jantar, interagir um pouco, e começa a preparação para o sono (escovar dente, fazer xixi, colocar pijama etc). É normal? Para a sociedade sim. Para mim, não. Eu assisti o Capitão Fantástico sim, e gostei do filme também. Claro que guardadas as devidas proporções, sinto um pouco como o pai do filme, tentando resguardar as minhas filhas desse mundo tão insano onde as pessoas consomem loucamente, tem visão do sucesso distorcido, vivem isoladas no smartphone e discursam teorias revolucionárias pelo Facebook, mas não sabem conversar olhando olho no olho… Assiste esse vídeo do Marcos Piangers, tem 1 minuto e 37s, talvez você goste. Beijos. https://www.youtube.com/watch?v=w8gvAD1oCZ8

      Curtir

  8. Yuka querida !
    Amo todas as suas postagens, as vezes leio no domingo e falo vou vir aqui comentar rs.
    A vida corrida, e as vezes a gente acaba falando vou depois, rs
    Mas, é bem isso….é preciso desacelerar e observar mais a nossa volta.
    Aproveitar o tempo da melhor forma e com quem mais queremos por perto.
    A vida é um sopro e temos que estar atentos e saber viver da melhor forma possível.

    Super bjsssssssss

    Dri 😀

    Curtir

      1. As vezes dou uma sumidinha, mas saiba que sempre estou lendo, as vezes leio e já vou pensando em responder rs…. preciso vir em todas as postagens, nem que for para deixar um beijo e um abração !!!!

        Dri 😀

        Curtir

  9. Yuka,
    Cheguei no seu blog ao buscar uma solução para a banheira de bebê aqui em casa e fiquei encantada. Me inspirei em muitas outras dicas suas, para coisas em casa, para as coisas de criança e agora para as finanças.
    E sobre a chuva, não pude deixar de comentar… Minha filha está com 1 ano e sempre que consigo deixo ela molhar a mãozinha na chuva. Ela adora! Dá cada gargalhada gostosa!
    Consiguimos viver momentos incríveis quando mudamos um pouco o ritmo não é mesmo?
    Obrigada por compartilhar suas experiências!

    Curtir

    1. Oi Camila, bem-vinda ao blog! Espero que tenha gostado das postagens. Viver sem pressa nos dias de hoje é muito difícil, daí o nosso papel de ver as coisas com um outro olhar. As crianças ajudam demais nisso. Um grande beijo pra você.

      Curtir

  10. A vida é mais poética e mais leve quando estabelecemos prioridades.
    O nascimento da minha filha revolucionou meus dias.
    Não fazia mais sentido trabalhar em mais de um lugar.
    Não fazia mais sentido ser quem eu era.
    Quando ela começou a perceber o mundo eu me lembrei que havia me esquecido dele.
    E quando eu saí de um deles acharam que eu era louca ( como se fosse um super salário KKK)
    E quando me organizei para sair de um relacionamento de 15 anos que eu acreditava que era verdadeiro…me acharam louca novamente KKK.
    Meus olhos estavam vendados
    Meus ouvidos tampados…
    Hoje já não há neblina por onde passo
    Hoje sei o que é amor e companheirismo
    E ando de mãos dadas com eles.
    Hoje vejo uma criança sorrindo dentro e fora de mim.
    Obrigada pelo post.

    Curtir

    1. Oi Nana, que comentário lindo, cheio de sentimentos e de gratidão! Quando nos tornamos mãe, o mundo parece mudar, mas na verdade, é a gente que passa a compreender o que é prioridade na nossa vida. Um grande beijo pra você.

      Curtir

Deixe um comentário