Dinheiro, IF e FIRE · Minimalismo

As 5 compras mais úteis do ano de 2019

Loja, Compras, Sacos, Dom, Brown, Em Branco, Mercado

Eu pensei em fazer os top 10 das compras mais úteis do ano de 2019… mas ao rever as compras do ano anterior, vi que não tinha 10 itens relevantes, já que a maioria das compras giraram em torno de alimentos, vestuário, contas a pagar, etc. Então tive que reduzir para 5 itens:

  • Stone in box
  • Alimentos orgânicos
  • Celular
  • A cama de casal “montessori” para as crianças
  • Viagem

Stone in Box

Eu publiquei um post sobre esse maravilhoso forno portátil que acopla no fogão comum e permite preparar pizzas profissionais em casa.

Foi uma das compras que mais me impressionou e valeu cada centavo. Nunca mais compramos pizza, pois prefiro fazer a minha própria pizza usando ingredientes melhores, o que me permite ter uma pizza mais saborosa. Segundo meu marido que já viajou para vários países, a minha pizza é a segunda melhor que ele já comeu até hoje. Detalhe: a melhor pizza que ele diz que comeu foi na Itália, com massa de fermentação longa. É ou não é um elogio?

Alimentos orgânicos

Comentei neste post sobre o motivo de ter decidido me alimentar com alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos. Foi uma decisão que irá beneficiar a minha família a médio-longo prazo, pois acredito que ficaremos menos doentes.

Celular

Depois de quase 6 anos, meu celular já estava com sérios riscos de parar de funcionar a qualquer momento. Aproveitei a black friday e comprei um celular novo. Espero que dure outros 6 anos.

Cama de casal montessoriana para as crianças

Ao invés de comprar 2 camas de solteiro para as minhas filhas, comprei uma cama de casal bem baixinha, para que elas pudessem entrar e sair sem depender de mim, além de não correr o risco de cair de uma cama alta.

Elas compartilham a cama, dormem juntas todos os dias. É lindo de ver as duas juntas, como comentei neste post aqui.

Viagem

Eu considero viagem um gasto importante para a família. Fiz uma viagem perto de São Paulo, nada extravagante, mas foi muito divertido e relaxante.

E você? Quais foram seus gastos mais úteis do ano passado?

~ Yuka ~

25 comentários em “As 5 compras mais úteis do ano de 2019

  1. Bem interessante, Yuka. No YouTube há uma “brincadeira” chamada “5 coisas que não compro mais” e as pessoas dizem o motivo. Seria uma continuidade interessante para esse texto.

    Curtir

    1. Oi Carol, depois que li seu comentário, comecei a pensar nas coisas que não compro mais… nossa, veio uma avalanche de coisas kkkk. Logo logo vem um post sobre esse assunto! Obrigada pela dica.

      Curtir

    1. Oi Engenheiro, se você gosta de fazer massa, recomendo muito a Stone in Box. Eu já fiz tantas pizzas aqui em casa que já perdi as contas. E toda vez que vem visita, a pizza vira a sensação!

      Curtir

  2. Oi Yuka!

    Legal esse Stone in Box. Não conhecia. Mas fiquei mais impressionado pela duração do seu celular: 6 anos! Como você consegue isso? Eu nem digo por mal uso, mas com as atualizações, novos apps, o meu não aguenta mais de 3 anos e olhe lá…

    Ah, comprei um combo de Nespresso com aerador de leite. Vou abusar agora rsrs!

    Abraço e boa semana!

    Curtir

    1. Oi André, a Stone in Box é maravilhosa. Recomendo muito! Meu celular… nem eu acredito que durou tanto tempo, não só o meu, mas a do meu marido também, que foi comprado no mesmo mês que o meu. E olha que no meu caso, instalo bastante aplicativos de utilidades. Uma das coisas que eu faço é sincronizar as fotos do meu álbum no Google Fotos, para não ocupar memória. Além disso, limpo com certa frequência aqueles aplicativos que consomem memória, como o WhatsApp. Também não costumo atualizar todas as vezes que o aplicativo pede, a não ser que seja atualizações de aplicativos financeiros. Mas acho que a grande verdade é que quando compro, tento comprar um dos modelos mais recentes, para justamente durar o máximo de tempo possível. Eu também estou namorando o aerador de leite da Nespresso… esse fim-de-semana até combinei com o meu marido de ir no shopping (o templo do consumo rsrsrs) para dar uma olhada no aeroccino. Nham-nham-nham…. Beijos e boa semana para você também.

      Curtir

  3. Olá Yuka!

    Estou namorando essa Stone in Box viu… creio que um pedacinho do bônus desse ano vai ser investido nela…rsrsrsrs. Aliás faz alguns meses que comecei a fazer lanches e pizza em casa e algumas coisas diferentes para as jantas de sexta, sábado e domingo em casa. Já estava muito incomodada não só com o que estávamos gastando todo fim de semana com essas coisas mas também com a qualidade duvidosa dos itens utilizados pelas lanchonetes e pizzarias (na verdade eles estão tentando não aumentar o preço para não afastar a clientela e com o aumento do preço dos ingredientes…) e são só elogios 🙂 . Meu marido já disse que não compra mais fora que o meu está melhor que os ‘gourmets’ vendidos por aí..rsrsrs…
    O celular é uma coisa que eu sempre tive dó de trocar e uso até realmente não funcionar mais! Meu marido tbm. é assim… enquanto der para atualizar e não ficar travando vai no que temos mesmo.
    bjus!

    Curtir

    1. Oi Michele, olha, sou suspeita pra falar da Stone in Box. Tô apaixonada de verdade! Colocar a massa fresca dentro desse forno, e ver a massa crescer imediatamente em contato com a pedra a 400 graus, da mesma forma que acontece no forno das pizzarias, é lindo demais de se ver. Seu marido vai comer a pizza rezando kkkkk. Eu tenho feito menos, porque no final do ano passado, era praticamente toda semana… e aí eu fechei a boca pra não engordar né. Beijos e se você comprar, depois me conta! Beijo.

      Curtir

  4. Boa tarde
    Muito legal o seu blog.
    Achei bacana e fiquei muito interessado com a Stone in Box pois adoro pizza. Porém para minha frustração li essa recomendação no site:
    Atenção, aviso importante !!!

    Não recomendamos a utilização dos nossos fornos em cooktops de vidro, pois a alta temperatura gerada nos fornos pode ocasionar a quebra dos vidros!

    O meu fogão é cooktop. Você teria alguma informação a esse respeito.

    Obrigado

    Curtir

    1. Oi José, é verdade, cooktop de vidro não dá. A primeira vez que eu fiz a pizza, o forno alcançou a temperatura de 600 graus (eu comprei junto o termômetro digital). Hoje tento manter a temperatura de 300 a 400 graus. O vidro do cooktop não iria aguentar temperaturas altas da Stone in Box. Talvez dê pra você improvisar com aqueles fogões de acampamento ou cooktop de 1 boca? Mas tem que consultar a empresa para descobrir de que material é feito, já que dependendo, vai alcançar o ponto de fusão e derreter.

      Curtir

  5. Olá,

    Sobre o celular durar 6 anos. Eu tenho usado outra estratégia. Eu compro um celular intermediário uso entre 1 ano ou 1 ano e meio, compro outro e vendo o primeiro no Mercado livre. Dessa forma, coloco pouco dinheiro (300/400 reais) e estou sempre com um aparelho novo e com sistema operacional atualizado. O aparelho que vendo também está novo, então é bom negócio pra quem compra de mim também.

    Curtir

    1. Oi Jorge, nunca tinha pensado dessa forma, eu já tinha visto uns minimalistas que acompanho fazer isso, mas no Japão. Aqui no Brasil, sempre pensei não ser possível. Se o valor que você coloca gira em torno de 300 a 400 reais, é realmente um negócio muito bom. Vou pensar a respeito. Obrigada pela dica!

      Curtir

      1. Meu último aparelho vendi por 700 e comprei outro por 1.100. Detalhe, o novo consegui em 10x sem juros e os 700 recebi a vista… Rs. Meus últimos 3 aparelhos foram da Xiaomi. Muito bons e baratos. Compro no mercado livre mesmo.

        Curtir

  6. Oi Yuka, queria saber mais da cama de casal montessoriana. Onde você comprou? To pensando em repaginar o quarto das minhas filhas, vamos ganhar espaço assim. Gratidão!!

    Curtir

    1. Oi Cíntia, comprei no Mercado Livre. Procura por “Cama Casal Montessoriana Japonesa Penafort”. Há vários modelos disponíveis no mercado, mas como a minha bebê tem apenas 2 anos, tinha que ser algo muito baixo (já que só o colchão já possui uns 20cm de altura), então comprei um modelo que é praticamente o estrado com acabamento. Ele é bem pesado, os cantos vieram arredondados (eu pedi pro fornecedor), já te adianto que não fica como aqueles quartos decorados, tá? rsrs. Mas eu gostei, é bem seguro, trouxe mobilidade e independência para as minhas meninas (a caçula quando quer tirar uma soneca, entra no quarto e dorme na cama sozinha, é a coisa mais linda de se ver). Tomei essa atitude, porque há alguns anos li uma matéria do pediatra espanhol Carlos Gonzalez em que fala que poucos adultos gostam de dormir sozinhos, então por que as crianças deveriam dormir sozinhas numa fase em que o que elas mais querem é colo e companhia? E posso te falar? Foi a melhor decisão que tomei ao comprar uma cama de casal para as meninas. Se tiver interesse, vou colar a matéria que li do pediatra.
      https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2016/10/o-pediatra-que-quebra-regras.html

      Curtir

      1. Oi Yuka, gratidão pela resposta!
        Sou leitora assídua aqui no blog. Eu me identifico muito com você em vários aspectos. Preciso melhorar o meu caminho financeiro e me espelho muito em você para mudar o rumo da minha vida.Ainda estou no início, despertando… Que bom que você existe! Sou muito grata! Li o artigo do Gonzalez, muito legal! Muito boa a partilha.

        Curtir

        1. Oi Cíntia, fico feliz que você se identifica comigo. Digo que aqui no blog, é o lugar onde encontro, converso e interajo com pessoas que pensam como eu. Por isso, faço tanta questão de conversar com as pessoas nos comentários rsrs. Um beijão.

          Curtir

  7. Troquei de carro. Parece um baita contrassenso escrever isso num blog focado no minimalismo, mas ser frugal ou minimalista, pra mim, não é passar aperto, mas sim ter calculado o “além do necessário” e obtido um saldo positivo entre o custo financeiro e o benefício cotidiano.
    Troquei meu carrinho-guerreiro 2002 por um outro 2011, proporcionando muito mais conforto pra família que tem criança e cachorros, numa cidade média que é inviável depender de transporte público (no caso, só ônibus).

    Curtir

    1. Acho que o minimalismo é justamente isso, focar no que é essencial para cada um. Tem muitos vídeos que eu já assisti que deturpam o minimalismo achando que é viver com pouco, na miséria, e é justamente ao contrário. É viver com o essencial (o que é algo muito particular para cada um). Então você está certíssimo ao dizer que minimalismo não é passar aperto. Esse seu carro era guerreiro mesmo, heim? 18 anos rsrsrs. Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário