Minimalismo

15 dicas para aproveitar os dias de frio

O frio voltou com força (pelo menos aqui em São Paulo) e a coragem pra lavar a louça vai diminuindo…

Nesses dias de frio, por sorte, pude ficar em casa (esta semana é a minha última semana de férias), e com isso selecionei algumas coisas que tenho feito nestes dias preguiçosos:

1. Assar algo no forno

Doces, O Gingerbread, Árvore De Natal, Moço, Forno

Nunca usei tanto o forno como esta semana. Fiz granola, torradas, frango assado, mandioca com manteiga, focaccia… vamos engordando e esquentando um pouco a casa. Por diversas vezes sentei na frente do fogão pra aproveitar o quentinho do forno.

2. Tomar um banho bem demorado

Chuveiro, Duche, Casa De Banho, Limpa, Água, Banho

Tudo bem que nestes dias de frio, haja coragem pra tomar banho. Mas já embaixo do chuveiro, me permito ficar um pouco mais de tempo para aproveitar a água quente.

3. Assistir um filme enrolado no cobertor

Lanterna, Vela, Cobertor, Cozy

Nada como um bom filme, seriado ou documentário para assistir, agarrado no cobertor. Se bem que ultimamente tenho assistido só a desenhos infantis.

4. Usar meias divertidas

Leitura, Meias, Café, Manhã, Mulher, Estilo De Vida

Quem nunca?

5. Dormir até mais tarde

Dormir, Cansado, Cama, Pés

Só para quem está de férias.

6. Dormir com as crianças

Bebê, Criança, Bonito, Pai, Papai, Família, Filho

Parece que as crianças sentem bem menos frio que a gente, sempre estão quentinhas. Adoro colocar as meninas para dormir na nossa cama.

7. Tomar um café bem quente e gostoso…

Café, Caneca, Copo, Bebidas, Capuccino, Café Expresso

… em qualquer horário do dia.

8. Ler um bom livro…

Café, A Cafeína, Bebidas, Copo, Xícara De Café, Bom Dia

… com uma xícara de café com leite.

9. Tomar sol sempre que possível

Summerfield, Mulher, Menina, Pôr Do Sol, Crepúsculo

Meu marido fala que parecemos baratas. Sol? Saímos para a rua.

10. Rever fotos antigas

Menino, Fotógrafo, Câmera, Criança, Lente, Minolta

Nostalgia total. Com crianças pequenas em casa, as fotos de 2 anos atrás parecem que foram tiradas há 10 anos.

11. Comer algo que esquente o corpo

Sempre que possível, vou no Aska. Uma delícia.

12. Abrir as cortinas…

Janela, Mulher, Manhã, Menina, Alongamento

… e deixar o sol esquentar a casa.

13. Morar no sofá

Home, Vida, Sofá, Confortável, Relaxamento, Masculino

Trago o mundo inteiro para o sofá… o notebook, o recarregador já com o cabo de extensão ligado na tomada, celular, kindle. Tudo para não precisar sair do sofá.

14. Planejar um pouco a minha vida

Escrito, Escrever, Pessoa, Papelada, Papel, Notebook

Nesses dias de frio, gosto de dar uma olhada nas minhas listas de tarefas, de como andam as minhas metas e fazer os ajustes necessários.

15. Eu, ainda gosto de rascunhar posts para o blog

Computador Portátil, Computador, Negócios, Tabela

E você, o que gosta de fazer nos dias de frio?

~ Yuka ~

 

18 comentários em “15 dicas para aproveitar os dias de frio

  1. Yuka, nem me fale em frio! Kkkkkk
    Moro numa cidade (que apelidei carinhosamente de Nárnia) cercada de montanhas e que enfrenta uma nevasca absurda durante uns 4 meses… Da última vez, nevou tanto que interditou as estradas e ficamos sem estoque de alimento nos mercados e sem gasolina nos postos! Foi um sufoco!

    Em compensação, no momento estamos no verão e temos praias maravilhosas há 30 minutos de casa. Pena que o calor só dura uns 2 meses no máximo por aqui…

    Ou seja, a maioria do ano, enfrentamos temperaturas baixas, muita chuva e neve! Até na primavera é frio!

    Pra entretenimento, a gente adora chamar os amigos em casa pra brincar de jogos de tabuleiro, baralho, assistir filmes, seriados, montar quebra-cabeça… Também gostamos de fazer noite do pastel, cachorro-quente, pizza…

    Também gosto de aproveitar pra organizar gavetas, armários, roupas…

    Fazer artesanato também é divertido: fiz bordinhas de crochet nas fraldas brancas da minha filha, montei um scrapbook com todas as fotos de gravida e ultra-sons. Preparei os personalizados e lembrancinhas do chá de fraldas.

    Aqui temos ofurô em praticamente todas casas e apartamentos. Nosso apartamento é moderno e possui sistema que reaquece a água (econômico). Então ofurô é nossa diversão diária! Além de relaxar, melhora as dores musculares… Comprar os sais de banho também é uma diversão a parte! Aqui vende sachês individuais com varias funções (desde relaxante muscular até aromas que melhoram o sono).

    Outra ideia é aproveitar pra fazer spa day de vez em quando, pq a pele fica terrível no frio…

    Enfim, a gente inventa um monte de coisa… mas chega uma hora, que a gente não aguenta mais, sente falta de sol, de ar puro… ainda bem que o ano é feito de varias estações! Rs…

    Como sempre, você me inspira!

    Curtir

    1. Oi Tiemi, Nárnia é boa kkkk. Nossa, acho que eu não ia aguentar morar na sua cidade não… 2 meses de calor? Uia, é muito frio o ano todo rsrs. Já não tô aguentando essa frente fria de São Paulo… meu marido bonzinho que só, tem lavado a louça pra mim, o tênis das meninas e outras coisas de água, só pra eu não passar frio hehehe. Eu também gosto de organizar gavetas e armários!! Na verdade gosto de ficar olhando o que posso me desfazer. Agora com as crianças, sinto que minha casa está sempre bagunçada, por mais que eu diga para elas guardarem, sabe como é né? Quando eu era mais nova, fazia também os scrapbooks, fiz álbuns lindíssimos, mas gostava mais dos mini-álbuns. Uma pena que por enquanto não consigo retomar os artesanatos. Quem sabem mais pra frente? Agora sobre o ofurô…. ah, esse é o meu sonho… na casa da minha mãe tem, e toda vez que vou pra lá, tomo uns 3 banhos por dia. Gosto tanto que levo meu kindle para ler, levo água, umeboshi (kkkk) e fico beliscando enquanto estou no banho. Este apartamento que moro atualmente é perfeito, exceto por não poder instalar um ofurô. Uma pena. Beijos.

      Curtir

  2. Gosto de fazer tudo que você falou…. Ontem aproveitei para passar umas roupas (aqui em casa esse serviço é do marido), e no meio já tinha tirado o casaco, rsrsrsrsrs…. Hoje vou assar um bolinho….

    Curtir

    1. Oi R Lima, verdade, passar roupa também é bem interessante nos dias de frio rsrsrs. A gente faz de tudo pra se esquentar, né? Só não compro um aquecedor, porque tenho medo de aumentar muito a conta de luz. Bejios.

      Curtir

  3. Que beleza, Yuka. Adoro essas coisas também. Mas ao invés de dormir com as crianças (que não tenho), feito com os cachorros no sofá (tenho uma coberta só para isso, 😬). Enfim, tenho tentado recuperar esses pequenos prazeres, até porque estou cansada demais da internet. No Instagram ontem uma mulher me ofendeu, pois dei uma opinião (não ofensiva) que era divergente da dela (era uma página sobre sustentabilidade que eu gostava muito). Enfim, parei de seguir a tal página e mais algumas (minha nova resolução é parar totalmente de falar com estranhos na rede (está sendo estressante e não gosto de passar raiva). Pretendo focar no Pinterest, lá tem receitas culinárias e graficos de ponto cruz bem interessantes. E o melhor, sem gente louca bostejando.

    Se quiser passar as receitas dos seus biscoitos. Estão bonitos nas fotos. 😉

    Curtir

    1. Oi Carol, ah mas com cachorro dá pra se esquentar bem também heim. Quando eu era mais nova, tinha uma cachorrinha que eu dormia junto, dividia inclusive o travesseiro com ela. Uma delícia. Gostava de dormir sentindo o cheirinho da cabecinha dela. Lembrando agora, é praticamente o que faço com as minhas filhas hoje kkkk. Sobre a ofensa que você levou de uma mulher do Instagram, o mundo está assim agora. A gente não pode mais dar opiniões diferentes sem as pessoas se sentirem ofendidas. Não há mais diálogo, discussão e com isso a gente não cresce também, a gente perde muito com isso. Esses dias eu também deixei de seguir vários canais do YouTube, não que não sejam bons, mas percebi que não estava agregando nada na minha vida. Aí a gente perde muito tempo da nossa vida olhando pra tela do computador, ao invés de fazer algo mais útil. Fui fazendo uma seleção minuciosa e fiquei satisfeita com o resultado. Ah, vou ver se faço em breve um post de uns cookies maravilhosos da minha sogra… pra aproveitar e esquentar a casa hahahaha. Beijos.

      Curtir

  4. Exercitar. Pra mim esse é um ponto chave que muita gente esquece.

    Quando está frio, temos a reação de agasalhar e proteger as extremidades pra não perder calor, mas esquecemos de “estimular a caldeira” interior pra continuar produzindo mais calor e nos manter ativos e alertas durante esse período.

    E não estou falando sobre sair e correr 5km só pra se aquecer; exercitar pra espantar o frio pode ser tão simples quanto simplesmente não ficar parado e mergulhado no sofá o dia todo, dar uma volta e arrumar a casa (esquenta pra caramba!) ou ficar de pé ao invés de sentado.

    Aqui fora o frio não dá preguiça só, algumas vezes chega a ser perigoso. Por isso hoje sempre me lembro de me “exercitar,” mesmo que minimamente, quando sinto o frio entrando no corpo.

    Mas sim, fora isso, quem nunca aproveitou esses pontos de conforto/preguiça num dia de inverno? hehe

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    Curtir

    1. Oi Pinguin, taí uma coisa que eu ainda não consegui inserir na minha vida… exercício físico. Você está certíssimo nesse ponto. Eu sempre fui muito sedentária, nunca gostei de nenhum esporte, há alguns anos comecei a caminhar até a minha casa quando saía do serviço. E era ótimo, porque era uma caminhada de quase 1 hora, andava 5km. Só que depois do nascimento das crianças, as coisas desandaram de vez, porque saio do meu trabalho correndo para busca-las na creche. E eu já não tenho essa força de vontade que você tem, sabe? Acabo criando várias desculpas do tipo, estou cansada, não tenho tempo… mas a verdade que eu ainda não consegui colocar como prioridade. Tenho a consciência de que estou errada, e se eu quero viver com saúde, preciso repensar esse ponto com uma certa urgência. Olha, você está de parabéns, de conseguir arrumar a casa nesse frio rsrsrs, porque eu praticamente crio um iglu dentro da sala. Sua esposa tem que agradecer kkk.

      Curtir

  5. Ótimas ideias, Yuka! Se minha cachorrinha estivesse viva, hoje faz 5 meses que ela se foi, com certeza teria a levado para passear. Não tem tempo ruim para esses seres maravilhosos!
    Fora isso, um bom fondue cai bem! Mas eu fiz mesmo foi pegar uma receita de pretzels no youtube e repetir em casa, ficou uma delícia!!!
    Beijos e boa semana!

    Curtir

    1. Oi Fernanda, que triste sua cachorrinha ter morrido… a minha cachorra tinha 19 anos quando ela se foi. Era como uma irmã pra mim.
      Já fiz pretzels em casa, mas faz tempo, vou ver se faço de novo também. Beijos.

      Curtir

  6. Essa postagem veio num ótimo momento. Estava ontem mesmo conversando com meu irmão sobre como minha produtividade cai no frio e o quanto me sinto culpada por isso. Geralmente meus dias são: trabalhar, estudar e cuidar da casa, no frio não faço nenhum desses muito bem, só quero ficar quietinha. As vezes é o tempo que a gente precisa pra desacelerar.

    Curtir

    1. Sim, é bom aproveitar os momentos de frio para “curtir o frio”, e fazer coisas que só no frio permitimos fazer. Eu tenho adorado entrar na minha cama, me cobrir com o cobertor bem quentinho e ficar navegando no notebook à noite. Beijos.

      Curtir

  7. oi, Yuka!
    que delícia de postagem! confesso que adoro o inverno, acho que torna minhas hibernações ocasionais justificadas, rs.
    gosto de caminhar, acredita? sair toda encapotada e caminhar, sentindo o vento gelado no rosto, feliz, grata e maravilhada com os ipês e manacás que estão florindo por todo o lado. aproveito e levo a garrafinha térmica com chá, cappuccino, chocolate quente para sentar no sol e ler um livrinho.
    adoro suas postagens, obrigada por compartilhar! 🙂

    Curtir

    1. É, nunca tinha parado para pensar nisso, se gosto de caminhar no frio… talvez com uma garrafinha térmica como você faz, me atraia mais rsrsrs. Agora, o sol do inverno é uma delícia mesmo. Bate aquele vento frio, e ao mesmo tempo o sol quentinho no nosso rosto, é tudo de bom. Um beijo pra você.

      Curtir

Deixe um comentário