Dinheiro, IF e FIRE

Organize o seu orçamento doméstico de 2019 com o Minhas Economias

Para quem ainda não tem controle financeiro pessoal, o início de ano é sempre um bom momento para começar a se organizar.

Ter controle financeiro eficiente evita os gastos desnecessários, o que consequentemente aumenta o valor a ser poupado e investido por mês, possibilitando a concretização dos sonhos sem tanto sacrifício.

Há pelo menos 5 anos eu uso o gerenciador financeiro chamado Minhas Economias, que funciona muito bem como um aplicativo de celular, mas permite o acesso também pelo computador.

Imagem relacionada

Eu organizo todos os gastos mensais, desde o salário que entra, até o pão que compro na padaria.

Como eu e meu marido organizamos as finanças da família de forma conjunta, nós compartilhamos o mesmo login e senha para que tudo fique sincronizado no nosso celular.

Eu separo os gastos em categorias como:

  • casa: aluguel, condomínio, luz, gás, internet, telefone, celular
  • alimentação: supermercado, padaria, feira
  • lazer: passeios, restaurantes
  • saúde: farmácia, dentista, remédios, plano de saúde
  • transporte: uber, táxi, ônibus, metrô
  • educação: cursos, livros
  • manutenção da casa: consertos, reposição
  • vestuário
  • gastos gerais
  • investimentos
  • entre outros

No final do mês, o aplicativo cria um gráfico em pizza com as grandes categorias que eu criei: casa, alimentação, lazer, saúde, transporte, investimentos etc e com isso consigo visualizar de uma forma muito fácil qual é o meu custo de vida e quanto gasto em cada categoria.

Essa imagem, eu peguei do próprio site Minhas Economias para vocês poderem ter uma ideia de como é no site, o layout está um pouco desatualizado, mas tudo bem, é mais para ter uma noção.

Resumo financeiro na página inicial

Ele é bem fácil de usar e não troco esse gerenciador por nenhum outro.

Todo fim de ano eu gero o relatório detalhado dos meus gastos do ano inteiro para calcular a minha inflação pessoal. Sim, enquanto o IPCA de 2018 ficou em 3.86%, o meu IPCA pessoal ficou em 23%.

Essa é a grande vantagem de anotar todos os gastos mensais nesse aplicativo. É a possibilidade de visualizar através de gráficos e relatórios, qual foi o maior gasto anual da família. É a chance de ouro que temos de rever onde gastamos mais, onde estamos economizando demais, e fazer um ajuste fino do balancete financeiro.

No ano de 2018 por exemplo, eu e meu marido percebemos que gastamos muito no Uber, na luz e nos gastos gerais. Então concordamos que continuaremos utilizando o Uber para as nossas necessidades, mas não com tanta frequência como estávamos utilizando (tinha dias que eu tinha tanta preguiça que eu usava de 4 a 5 vezes). Luz também aumentou muito. E estamos nos esforçando para desligar a luz quando saímos de um cômodo. É uma questão de hábito que ainda estamos nos esforçando. Outra coisa que aumentou foi a categoria dos “gastos gerais”. Aqui entra todas as bugigangas que compramos e que não se encaixam nas outras categorias. Geralmente são coisas que não estamos precisando. Como este ano acabamos poupamos menos do que gostaríamos, decidimos tentar economizar nessas categorias que extrapolamos, para aumentar o valor a ser investido no ano de 2019.

Todo esse diagnóstico só foi possível, porque nós temos um controle financeiro pessoal.

Não é propaganda, estou recomendando, porque uso e gosto. Então, para quem tiver interesse, recomendo que baixe o aplicativo Minhas Economias no celular, e depois entre no site para configurar as categorias (site: Minhas Economias).

Um bom início de ano para todos.

~ Yuka ~

24 comentários em “Organize o seu orçamento doméstico de 2019 com o Minhas Economias

    1. Oi Marcelo, atualmente você não controla mais seu orçamento? Tem conseguido manter orçamento em dia? Eu ainda preciso ter esse controle, principalmente porque tenho 2 filhas pequenas que a cada momento estão em fases diferentes (compra de muuuuuitas fraldas, tem as fases dos remédios por causa das viroses…) enfim, fiquei curiosa de como você se organiza. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

        1. Que legal! É, eu ainda não posso fazer isso… se eu fizer, minha conta desregula… no final do ano passado eu desencanei de somar os dividendos e os aluguéis dos FIIs. Eu somava todos os proventos, ação por ação, FII por FII, todo santo mês e isso sim estava me deixando louca. Como ele pinga na conta da corretora mesmo, e depois eu acabo reinvestindo junto com uma parte do salário que recebo, resolvi desencanar e só isso já me deixou bem mais tranquila. 🙂

          Curtido por 1 pessoa

  1. Oi. Que dica bacana! Eu há tempo não marco mais, sei a média de gastos e não fujo disso. Mas fiquei com vontade de marcar por curiosidade. Mas não sou do tipo que marca um café de 3,5 pq acho que isso gera mais estresse do que vantagem, não sei se me entende. Mas vou baixar pra testar, depois te conto 😉 Beijos

    Curtir

    1. Oi Rosana, eu entendo sim hahaha. Eu fazia isso com Uber, como cadastrei como plano familiar, tudo o que a minha mãe e meu marido andam no Uber, vai para o meu cartão de crédito. Quando anotava um por um, quase fiquei maluca. Daí parei rsrs. Baixa sim o aplicativo, eu gosto muito mesmo, principalmente quando consigo visualizar quanto poupo por mês. Beijos.

      Curtir

  2. oi yuka, baixei o app por indicação sua e comecei a usar hoje, achei bem organizado e a primeira impressão é a de que irei gostar bastante! antes tentava anotar tudo no caderninho, mas nunca conseguia manter atualizado, pq não anotava na hora pra não ficar bagunçado, acabava acumulando e tendo preguiça de anotar tantas coisas depois. acredito que o app vai ser bem prático. mas fiquei com uma dúvida: como fazer com as compras no cartão de crédito? inclusive as parceladas… pensei que desmarcando a opção “consolidada” funcionaria, mas pelo que entendi, não é assim… se você puder me ajudar nesse ponto, já que usa o app há um tempo, ficarei muito grata! obrigada pelo post (não só esse, por todos, pois toda semana passo aqui animada pelas novidades que você traz) e um ano novo feliz e cheio de paz e coisas boas pra você e sua família. abraços!

    Curtir

    1. Oi Mayara, que ótimo que você baixou o aplicativo. Faz assim, depois de ter criado seu login, entre pelo site para você criar as categorias: alimentação, casa, transporte, investimentos, etc. Acho que pelo celular não dá pra categorizar. Depois, já no aplicativo (ou pelo site, agora tanto faz), comece a anotar todos os seus gastos mensais fixos como salário, luz, plano de saúde, etc. Para esses gastos mensais, há uma possibilidade de “repetir o evento todo mês”. Então você só coloca uma única vez e pede para repetir o evento, assim, no mês que vem, esse gasto já fica programado. Eu gosto de separar as receitas x gastos por datas. Vou te explicar. Tudo que eu recebo, eu coloco todo dia 1. Então dia 1 consta o meu salário e o salário do meu marido (escolher a opção Receita, ao invés de Gastos). Todos os gastos fixos como pagamento de luz (eu estipulo mais ou menos o valor e só depois que recebo o boleto corrijo o valor do mês corrente), plano de saúde, aluguel, condomínio anoto no dia 10 (com a opção de repetir o evento todo mês). E todos os gastos que vou fazendo no cartão de crédito, anoto no última dia do mês, ou seja, dia 30 do mês corrente. Resolvi fazer isso, porque desta forma sei onde estão as “contas a pagar”, no caso, no dia 10. E todos os meus gastos do cartão de crédito, no caso, no dia 30. Assim, quando chega a fatura do cartão de crédito, é só ir no dia 30 e conferir se está tudo ok. Eu ainda gosto de ir alterando as datas das contas que já estão ok (pagas). Então quando pago a conta de luz, altero a data que está como dia 10 para dia 2. Pago a conta de gás e altero para dia 2. Ao fazer isso, eu consigo saber quais contas ainda não paguei. Pode parecer esquisito no início, mas posso te dizer que tem funcionado maravilhosamente bem desta forma. Eu tenho muitas contas a pagar, então esse aplicativo, ao usar desta forma, permite que eu não esqueça de absolutamente nenhuma conta. Ah, também tem a opção de parcelar as compras. Ao incluir um gasto, lá embaixo, na última linha, tem a opção Parcelamento e também tem a opção Avançada que permite que você repita o evento daqui a 1 mês, 1 semestre, 1 ano, etc. Eu gosto de usar a opção Avançada para colocar gastos já programados (para quem tem carro, daria para colocar a previsão do IPVA que acontece 1 vez por ano e repetir todos os anos, ou gastos com material escolar, eu gosto de colocar Caixinha de Natal em dezembro, assim, antes mesmo de iniciar o mês, já sei quanto terei de gasto naquele determinado mês). Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar. Beijos.

      Curtir

    1. Oi Cristiane, que ótima notícia. Eu até tentei usar outros aplicativos de controle financeiro, mas o fato de poder usar pelo aplicativo e também pelo site, facilita muito. Beijos e bom ano pra você também.

      Curtir

    1. Oi Vagabundo, ele gera gráficos e relatórios sim, do período que você quiser, é só inserir a data de início e data fim. Ele gera inclusive gráfico somente da categoria desejada, por exemplo, alimentação. E foi assim que eu descobri que eu estava gastando horrores na padaria. Ah, ele também tem a versão web que é bem completa, além do aplicativo no celular. Beijos.

      Curtir

        1. Oi Vagabundo, tenta fazer o primeiro acesso pelo site minhaseconomias.com.br, foi lá que eu cadastrei tudo no meu primeiro acesso, é mais completo e mais fácil de preencher os dados. Uso o app para manutenção, mas quando preciso gerar relatórios, entro sempre pelo site.

          Curtir

Deixe um comentário