Auto-Conhecimento

2019… permita-se recomeçar

recomeçar

Há um texto atribuído ao Carlos Drummond de Andrade que sempre me recordo quando o ano está para encerrar.

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão.  Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.  Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente…”

Sim, no próximo ano podemos ter uma nova história para contar, ter um desfecho diferente, um novo estilo de vida, uma nova vida, se tomarmos decisões inteligentes.

E o que seriam decisões inteligentes?

São decisões que apesar de não ser tão prazeroso no início, podem levar a um resultado interessante no médio a longo prazo. Por exemplo, aprendendo a investir. Deixar de frequentar os melhores restaurantes, comprar roupas toda semana, e ter que aprender a economizar pode não ser legal no início, principalmente, porque não enxergamos nenhuma melhoria instantânea quando olhamos para a nossa conta bancária. Mas depois de 1 ano, 3 anos, 5 anos, verá que reescreveu a sua história.

Não basta dizer “vou enriquecer”, “vou ser feliz”, “vou emagrecer”. A grande sacada é o COMO. Como vou enriquecer. Como vou ser feliz. Como vou emagrecer.

A partir da pergunta certa, as respostas começam a surgir. Quanto mais detalhadas forem as respostas, melhor.

Por exemplo, se temos como objetivo enriquecer, e a pergunta é Como vou enriquecer, as respostas poderiam ser:

  • ler livros sobre finanças pessoais e investimentos em renda fixa e variável
  • identificar os melhores canais do YouTube sobre investimentos
  • estudar alternativas para ter outras fontes de renda
  • parar de reclamar e começar a agir
  • etc, etc, etc.

E por aí vai, são só exemplos, mas exemplos que funcionam. Vejam que não são mudanças radicais, são pequenos movimentos, pequenas mudanças de hábito que ao longo do ano fará uma grande diferença.

Não deixe o seu 2019 passar em branco.

~ Yuka ~

 

 

20 comentários em “2019… permita-se recomeçar

    1. Oi Rosana, muito obrigada pelo seu feedback, fico muito feliz em saber que gostou dos posts do ano passado. Esse ano tem mais. Muitas vezes, escrever nesse espaço tem se tornado difícil a cada dia que passa. Trabalhar 9 horas por dia, cuidar da casa, do marido, das crianças, do blog e ainda estudar para tentar mudar de profissão rsrs. Mas são esses comentários positivos que me faz semana após semana, sentar na cadeira e escrever para vocês sobre as mudanças que eu tenho passado. Um beijo pra você.

      Curtir

    1. Oi Silvia. Exatamente, essa é a grande diferença de pessoas que conseguem concretizar os sonhos, daquelas que ficam apenas no sonho. Dividir em diversas, centenas de tarefas minúsculas ajuda muito. Todo dia eu costumo riscar uma dessas minúsculas tarefas, e eu me sinto muito satisfeita em saber que a pequenos passos, a cada dia que passa o meu sonho está para se realizar. Um beijo pra você.

      Curtir

  1. Oi Yuka! Boa colocação. Eu tenho como escolha pro novo ano, estudar pra concurso público. Você é concursada, né? Vc disse em post anterior que seu marido fica com suas filhas a noite pra vc estudar. Seria pra outro concurso? Pergunto isso pq queria saber como lidar com o dia a dia de trabalho… Trabalho 9 h por dia e viajo pra trabalhar (1h pra ir e mais 1 pra voltar). Chego em casa exausta… engordei 10 kg desde comecei a trabalhar (2 anos), pq até atividade física eu parei.
    Como lidar com isso?
    Aproveitando, desejo um feliz ano novo! Que seja com muita saúde e realizações! Bjs, Carol

    Curtir

    1. Oi Carolina, sim, tenho estudado à noite, mas não é para outro concurso. Tenho estudado muito a bolsa de valores para fazer compra e venda de ativos, ou seja, fazer day-trade. Nem sei se vai dar certo, mas estipulei um prazo para aprender e um valor em dinheiro que posso perder.

      Curtir

      1. Enviei a mensagem sem terminar rs. É uma área em que 95% das pessoas perdem dinheiro, por isso não estou com ilusão de que vou conseguir, mas vai que dá certo né… há dias que eu não consigo estudar de tanto cansaço, principalmente quando as minhas filhas fazem muita birra. Você falou que demora 1 hora pra ir e mais 1 hora para voltar. Não sei se é de carro ou de transporte público, mas talvez você possa utilizar esse horário para estudar. Há vários livros em audiobooks, ou seja, não precisa ler, só ouvir (principalmente para quem tem enjôo para ler no balanço do carro). Como seria para concurso, você precisaria separar os horários para estudar algumas coisas. No trajeto de ida e volta teria que ser uma coisa mais leve, que não precise de tanta concentração. E em determinadas horas, precisaria sentar na cadeira e estudar mesmo. Talvez possa estudar na hora do seu almoço também, almoçar em 30 minutos e depois estudar os 30 minutos restantes, já fiz muito isso. Só sei que da mesma forma que para o primeiro milhão, precisamos começar com 1 real, para nadar 1000m, precisamos começar pela primeira braçada. Ou seja, precisamos começar de algum lugar. Não importa se será 10 minutos de estudo, 20 minutos, 1 hora ou 3 horas. Se passar em um concurso é a sua meta, precisa colocar isso como prioridade, deixar de assistir televisão, ficar navegando nas redes sociais ou outra coisa que acaba consumindo o seu dia. Se você fizer disso a sua rotina, passar no concurso será uma questão de tempo. Digo isso porque são poucas as pessoas que seguem uma rotina com disciplina. Um beijo e boa sorte para você.

        Curtir

        1. Oi! Obrigada pelo retorno. Sobre o trajeto, eu vou de carro mesmo. Preciso de atenção, pois pela manhã sinto muito sono (saio as 06:00) e a tarde tem muito trânsito de caminhões. Estou usando o horário do almoço mesmo! Bjs

          Curtir

          1. Oi Michelle, acabei de assistir o vídeo. Gostei muito, muito realista. Obrigada por ter mandado. Realmente, é um mercado que vende esperança, ilusão. Há pouquíssimas pessoas que conseguem consistência nessa área. Conheço pessoas que destruíram o patrimônio da família, patrimônio esse que demoraram anos para construir. Esses dias, uma pessoa perdeu 45 mil reais em um único dia de operação. Por isso, apesar de estudar essa área também, tenho muito pé no chão de que a chance de errar é muito maior. E o valor que eu pré-determinei para a perda, é uma parte muito, muito pequena do meu patrimônio total. Claro que toda perda financeira será dolorosa, independentemente do valor. Não aconselho ninguém a aventurar no day-trade, principalmente se estiver começando a acumular patrimônio. Dá uma olhada no site do Bastter, talvez você goste. Beijos.

            Curtir

            1. Que legal você ter assistido o vídeo e gostado, é legal conhecer a experiência de alguém que já trabalhou na área. Obrigada pela indicação do canal do Bastter, já o conhecia de nome e agora vou acompanhar o canal. Bejios!

              Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Rosana, desejo o melhor para você e sua família também. Obrigada por mais um ano juntas, que o ano de 2019 seja um ano de muitos desafios e conquistas para nós. Beijos pra você.

      Curtir

  2. Um 2019 muito especial para você e sua família, Yuka! Não vamos deixar 2019 passar em branco, vamos continuar escrevendo nossa história e buscando alcançar nossos sonhos!

    Curtir

Deixe um comentário