Dinheiro, IF e FIRE

Gaste dinheiro onde você gasta tempo

dinheiro tempo

Apesar de gostar de economizar, também gosto de gastar bem, principalmente onde gasto bastante parte do meu tempo.

Geralmente, quando compro algo, costumo avaliar quanto tempo usaria aquele determinado item por dia.

Na minha cabeça, funciona da seguinte forma: não compensa comprar algo caro, se sei que vou usar somente algumas vezes por semana ou por mês.

Gosto de comprar coisas de qualidade e de conforto para os itens onde gasto tempo da minha vida.

Alguns itens onde gasto um pouco mais em prol do conforto:

Cama

Das 24 horas por dia, quanto tempo passamos dormindo na cama? 6 horas? 8 horas? São muitas horas por dia. Ao invés de comprar um colchão “maomeno”, prefiro comprar um de qualidade, principalmente porque alguns colchões possuem durabilidade superior a 10 anos.

Celular

Quanto tempo passamos olhando para o celular? Eu confesso que passo bastante tempo. Não só navegando na internet, mas principalmente porque toda a minha rotina de organização está dentro do meu celular. Eu uso a agenda, o bloco de notas, listas, aplicativos que me auxiliam nas finanças pessoais, aplicativos de bancos, tudo sincronizado e organizado para não me perder. Ouço audiobooks e assisto conteúdos para meu aprimoramento pessoal no YouTube. Então prefiro ter um celular de minha preferência, mesmo que o valor seja um pouco mais elevado. Outro dia uma colega insinuou que meu celular era muito caro. E eu perguntei para ela quantas vezes ela já tinha trocado o celular nos últimos 5 anos? Duas, três vezes? Eu não troquei nenhuma vez. Funciona perfeitamente e pretendo ficar com ele por mais alguns anos. Agora, se fizer os cálculos, quem está gastando mais no celular, eu ou ela? Tenho certeza que não sou eu.

Sapato

Sapato é uma coisa que eu parei de economizar. Na verdade, durante anos da minha vida, como minha mãe não tinha dinheiro, eu usava muito sapato ganhado. Quem usou ou usa roupas doadas sabe que tamanho é a última coisa que a gente pode reclamar. Ou seja, apesar do meu pé ser do tamanho 36, eu usava 35, 37 e até 38. E isso machucava demais o meu pé. Depois que comecei a ganhar o meu próprio salário, passei a comprar sapatos confortáveis que possuem um preço justo. Como não tenho zilhões de pares de sapatos, gosto de comprar os que considero bonitos e confortáveis.

Fogão, frigideira, etc.

Fogão é outra coisa que eu não economizo. Durante anos, usei aqueles fogões mais baratos, onde a chama do fogo era bem irregular. Nem sei quantas vezes a chama do forno havia se apagado sem eu perceber, enquanto estava assando um bolo. Também passei a usar frigideiras boas, e essa combinação frigideira vs fogão é tudo de bom. É uma das coisas, que se bem cuidada, duram mais de 10 anos.

Sofá

Outra coisa que me deixa feliz é quando sento no meu sofá. Antes, eu tinha um sofá de 2 lugares, pequeno, que era suficiente só para mim. Depois meu marido chegou, casei, e o sofá pequeno continuou entre nós durante muitos anos. Quando a minha primeira filha nasceu, o sofá ainda estava lá, mas já achávamos pequeno demais. Hoje temos um sofá bem grande, que cabe 4 pessoas lindamente (na verdade dá para sentar umas 6 pessoas). Fofo como deve ser, grande e confortável, vai durar muitos e muitos anos.

Eletrônicos

Costumo comprar eletrônicos como televisão, computador, bateria, de marca reconhecida. Essa semana um colega estava falando que acabou queimando um celular novinho, porque tinha comprado uma bateria recarregável de marca duvidosa. Além de ter perdido dinheiro com a bateria que não funciona, queimou o celular. Duplo prejuízo.

Esses são os itens que eu definitivamente não gosto de economizar. Em todos os outros lugares, eu penso duas vezes antes de gastar demais.

~ Yuka ~

34 comentários em “Gaste dinheiro onde você gasta tempo

  1. Com certeza vale a pena gastar bem em itens duradouros e que serão bem proveitosos. A gente sente aquela sensação de felicidade e nem nos sentimos tão culpadas pelo dinheiro que gastamos. Eu também passei a pensar assim. O problema é que às vezes ainda gasto com algo que não aproveito muito e aí vem a culpa. Mas mesmo assim eu tento diminui-la doando algo que não deu certo para mim e quando vejo a outra pessoa aproveitando bem, já me sinto realizada!

    Curtir

    1. Oi Silvia, sim, eu também acabo gastando em coisas que depois fico pensando “por que gastei tanto por aquilo?”. Mas vale como aprendizado, vejo que esses erros vão acontecendo menos e menos. Um beijo pra você.

      Curtir

  2. Eu uso meu celular há mais de 5 anos e paguei só 350,00, tem várias funções e recebe todos os aplicativos, acho bobagem gastar tanto dinheiro com esse item, quem faz isso é só para ostentar mesmo.

    Curtir

    1. Nossa Livia, pagou um preço super legal pelo seu celular. É, eu também não tenho coragem de pagar aqueles celulares caríssimos, muito menos trocar a cada 2 anos. Pra que trocar, se ainda funciona, né? Beijos.

      Curtir

    2. Lívia , acho bem relativo … Depende do uso q vc dá pro celular, se vc não usa muito , ou pra coisas básicas realmente comprar um celular muito sofisticado ou caro, de tela grande não compensa …
      Agora se gosta de tirar fotos (eu só tenho o celular pra tirar fotos) , assisto filmes, Netflix, YouTube , tenho dois Chips … Provavelmente minha necessidade seja maior (não que meu celular seja super caro, enfim), acho que o ponto é ter mais do que julga suficiente pra vc. Se bem que tem pessoas que sentem o prazer de ostentar… E isso é necessário pra elas … Beijos :*

      Curtido por 1 pessoa

  3. Concordo perfeitamente! Mais vale ter qualidade do que quantidade 🙂 Com a roupa/sapatos tenho 2 truques para saber se valem a pena que aproveito para partilhar: imaginemos que quero comprar uma blusa de 20€ – pergunto-me “ela é 20€ de bonita?” ou “Vou usá-la 20 ou mais vezes”? Muitas vezes com estas duas perguntas decidimo-nos facilmente 😉 xx

    http://littleoneoblog.wordpress.com

    Curtir

    1. Também fico fazendo essas perguntas rsrs. Quando compro uma roupa, ficou pensando, vale a pena pagar uma roupa de 300 reais? Uma de 50 reais não daria conta do recado? E a maioria das vezes, dá, viu. Essas perguntas cruciais é o que tem me feito economizar bastante também. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Yuka concordo totalmente contigo. E acrescento que algumas coisas que não estão relacionadas diretamente ao tempo de uso e sim a conforto e qualidade eu não abro mão. São elas: um papel higênico de qualidade kkkkkk parece bobagem mas não é, faz toda diferença as marcas mais caras (infelizmente!), sabão em pó, detergente de louça, amaciante. Já testei todos mais em conta e nesse quesito aqui em casa não consigo economizar.
    Beijocas

    Curtir

    1. Oi Camila, pois é, algumas coisas são caras por algum motivo rsrs. Por isso é bom a gente se conhecer bem pra saber o que estamos dispostas a abrir mão, e o que não estamos. Eu por exemplo, não abro mão de ter sempre em casa o arroz japonês. Ele é 3 vezes mais caro que o arroz brasileiro, mas eu não abro mão. Outra coisa que não abro mão é uma maionese que adoro, de marca japonesa. A maionese custa sem brincadeira, 5 vezes mais que a maionese Hellmann’s, mas me dou esse mimo porque como pouquíssima maionese. Então o esquema é saber onde gastar e onde economizar. Assim, a gente fica feliz e satisfeita sem ter um rombo no orçamento. Beijos.

      Curtir

      1. Yuka faz um post falando sobre presentes. Você tem costume de dar presentes no aniversário / datas comemorativas dos seus parentes e amigos? Como funciona isso pra você? Beijos

        Curtir

  5. A do celular, é a minha cara kkk Eu sempre busquei investir em aparelhos que suprissem a minha necessidade (na faculdade, precisava de muito espaço para gravar áudio, quando tive a minha filha queria tirar muitas fotos…) e, quando escolho o modelo que quero, procuro ver onde posso comprá-lo pelo melhor preço, sendo um local confiável e onde eu possa retornar com facilidade, caso precise trocá-lo. Sempre gasto com prazer ao comprar o meu aparelho, mas tenho a certeza de que ele me auxiliará nos próximos anos e só troco quando ele não funciona mais rsrs. Até hoje, 20 anos após o meu primeiro aparelho de celular, nunca me arrependi de nenhuma compra! Bjs!

    Curtir

    1. Oi Aline, o importante é justamente isso que você falou, não se arrepender das compras feitas. Não importa se é celular, se é aparelho de som, uma roupa, bolsa, se é um carro, uma casa etc. O legal é entender o que é prioridade para cada um. Eu gosto demais do meu celular, já o meu marido falou que se um dia precisar trocar de celular, que vai preferir comprar um barato, já que ele não usa muito o celular, apenas para whatsapp, conferir e-mail, essas coisas mais simples. Achei bem legal ele ter esse ponto de vista. 🙂 Beijos.

      Curtir

  6. Yuka, adorei esse post. Passei a ter esse tipo de raciocínio, quando meu noivo e eu juntamos nosso dinheiro para mobiliar nosso apartamento. Preferimos utilizar dessa programação financeira que fizemos, para comprar coisas que queríamos e teria validade/qualidade importante para nós a longo prazo. Geladeira, fogão, sofá, cama, eletros e máquina de lavar roupas. Ao invés de fazermos uma festa enorme de casamento e esperar ganhar o que as pessoas acreditariam que fosse de boa qualidade. Agora estamos nos programando para essa recepção do nosso casamento, do jeito que a gente gosta, com pessoas mais próximas que é o que faz sentido para ambos. Foi uma escolha difícil no começo, pois o “fluxo normal” não é esse (olhar das pessoas, o que esperam de nós) mas hoje temos a certeza absoluta de que se tivéssemos escolhido entre uma festa de arromba, teríamos gastado um valor que talvez não conseguiríamos aproveitar por tanto tempo, como os itens que compramos mencionados acima. E pra celebrar o amor, do que precisamos senão pessoas queridas, comida e bebida que gostamos, num dia especial? 🙂

    Curtir

    1. Oi Cínthia, tudo que foge do padrão, é questionado pelas pessoas. Para muitas pessoas, é estranho alguém não fazer o que todos estão fazendo. Mobiliar a casa de vocês, do jeitinho que vocês sempre sonharam, trarão satisfação todos os dias ao acordar. Saber que vocês juntaram o dinheiro, escolheram juntos os móveis e eletrodomésticos, faz com que o casamento se fortaleça ainda mais. Os amigos de verdade não se importarão com a festa, se a festa será grande, se será pequena, mesmo se não tiver festa. O que eles querem ver é a felicidade de vocês. Um beijo.

      Curtir

  7. Yuka,
    Muitas vezes a economia sai cara, pois o produto dura menos, é desconfortável ou pode até causar problemas de saúde, como colchões e sapatos de qualidade ruim.
    Boa semana!

    Curtir

    1. Oi Rosana, é verdade, por isso a gente tem que avaliar muito bem onde economizar e onde devemos gastar. Que nem esse meu colega, que resolveu economizar no carregador de bateria e acabou sem os dois, sem a bateria e sem o celular. Beijos.

      Curtir

  8. Sabe Yuka, vc tem pensamentos bem parecidos com os do meu marido. Devido minha criação (que já comentei uma vez com vc por aqui), eu sou muito imediatista. Faço parte da geração microondas. Não sei esperar. Aí como não tenho dinheiro naquele momento pra comprar aquele produto bom que eu tanto queria, vou lá e compro um semelhante por um preço compatível ao que eu posso. De certa forma é bom, pois não me endivido comprando algo que não posso. Mas depois, me arrependo, pq acabo juntando dinheiro e comprando novamente o mesmo produto, porém, aquele que eu queria antes! Entende? Faço 2 compras no final, fico com 2 produtos parecidos e tudo pq não consegui esperar! Já ele, por ter tido uma criação mais humilde, sendo o caçula de 3 irmãos, sempre usando coisas de segunda mão (passada de um irmão pra outro), ele sabe o que quer e sabe esperar para comprar algo. E quando compra, não importa o preço, ele compra o melhor. Lembro que ele juntou a mesada (sim, aqui em casa por nosso dinheiro ser conta conjunta, estabelecemos mesada pra cada um poder gastar (gastos arbitrários) com o que quiser sem afetar os planos para o futuro e compromissos a dois! Meus amigos morrem de rir, mas da super certo pra nós!) por quase 1 ano até conseguir comprar o tão sonhado PlayStation. Achei tão bonitinho! Espero chegar nesse nível um dia! Vc me inspira, não me canso de te falar isso! Beijo enorme!

    Curtir

    1. Oi Tiemi, eu fazia EXATAMENTE igual, eu comprava os produtos secundários, porque não tinha dinheiro para comprar, só que depois acabava comprando o que eu queria, tendo um gasto desnecessário. Eu percebi isso com carteira. Eu sempre gostei de carteiras e por isso mesmo trocava a cada 3, 6 meses por um novo. Até que eu comprei um da marca Victor Hugo, um pequeno, que cabe em qualquer lugar. Nossa, eu tenho ele há 8 anos e nunca mais comprei nenhuma carteira. Foi assim que eu descobri que eu deveria comprar só aquilo que realmente eu queria, e não ficar comprando substitutos ou coisas parecidas para me satisfazer, que no final das contas, não me satisfazia. kkk ri muito com a mesada do seu marido. Em casa a gente também tem mesada, é a maior sensação rsrs. A gente também fica juntando as mesadas dos outros meses para comprar alguma coisa de maior valor hehehe. Eu tenho um rascunho desse post, vou ver se atualizo e posto logo pra você dar uma lida e reconhecer seu marido no post kkk. Um beijo pra você.

      Curtir

      1. Aaaah que demais!! Vc é a primeira pessoa que conheço que também faz esquema de mesada em casa! Acho que super funciona!! Minhas amigas acham um absurdo, pois eu trabalho e ganho o mesmo tanto que meu marido, mas mesmo assim, a gente se limita a mesada pra não comprometer o orçamento e planos maiores. Foi assim que a gente encontrou uma forma de nos mimar de vez em quando, sem precisar dar satisfação ao outro, mas também, sem afetar o outro financeiramente.
        Não vejo a hora de ler esse post! Com certeza surpreenderá muita gente!!

        Curtir

        1. Pois é, você também é a primeira pessoa que vejo que ganha mesada de adulto. Acho o máximo ter mesada, posso tomar café com as minhas amigas, posso comprar alguma coisa que gostei no shopping, e tudo isso sem ter dor na consciência. Tem vezes que ficamos meses sem gastar, porque simplesmente não temos nada para gastar, daí falamos que estamos ricos kkk. Beijos.

          Curtir

          1. Aqui também adotamos o sistema de mesada, eu não tinha controle suficiente e acabava comprometendo o orçamento da família como um todo. Meu esposo que é mais comedido que eu cuida das contas, e das compras e eu tenho minha mesada para me mimar ao longo do mês. Tem dado super certo.

            Curtir

  9. Vim aqui deixar um oi ! E dizer como sempre seus posts são bem esclarecidos e seu ponto vista nos faz refletir. Eu também concordo que muitas coisas um pouco mais caras valem a pena, as vezes o barato sai muito caro ! kkkkk

    Bjs enorme Yukinha!

    Curtir

    1. Oi Dri, olha só, tava online agora, vai dar pra responder rapidinho rs. Eu já comprei muita, muita, MUITA coisa barata que me saiu muito caro, principalmente porque ou parava de funcionar, ou porque no final não era bem aquilo que eu queria. Enfim, gastar bem o dinheiro é muito bom, porque no final das contas, a gente fica rodeada pelas coisas que gostamos, e não há sensação melhor do que isso. Beijos pra você, Dri.

      Curtir

      1. Sim eu também já comprei e me arrependi amargamente sabe…mas a gente vai envelhecendo e aprendendo nos tropeços da vida rs rs bjsssssssssss ❤

        Curtir

  10. Olá Yuka, também aprendi depois de algum tempo essa filosofia! rsrs Aqui não temos empregada doméstica, resolvemos investir em máquinas para ajudar na faxina, que tal? Uns acham frescura ter máquina de lavar louças, mas é uma mão na roda! Beijos Juliana

    Curtir

    1. Oi Juliana, nossa, eu sempre fui doida pra ter uma máquina de lavar louça, mas hoje, depois de duas filhas, eu e meu marido caímos no tapa quem vai lavar a louça. A louça virou um retiro espiritual, um momento de tranquilidade kkkkk, todo mundo quer lavar. Beijos.

      Curtir

    1. Hahaha, eu tenho um iPhone 5, que comprei em 2013. Depois foi lançado o 5C, 5S, 6, 6S, 6 Plus, 6S Plus, SE, 7, 7 Plus, X, Xr, Xs (ufa, quantos!), meu celular ainda está funcionando bem. Acredito que vai mais uns 2, 3 anos. Não sei se o próximo eu vou ter coragem de pagar um tão caro, mas enfim, enquanto ainda tenho um, vou usando até durar. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário