Organização

Dicas para esconder a bagunça da casa (brinquedos)

Depois que tive as minhas duas filhas, a casa nunca mais foi a mesma rs.

Uma coisa que eu percebi é que quando deixei os brinquedos no quarto das meninas (para deixar a casa mais organizada), elas quase não tinham iniciativa para brincar. Quando passei a deixa-los na sala, começaram a brincar muito mais. Foi dessa forma que entendi que brinquedos precisam ficar no cômodo que elas passam a maior parte do tempo: no nosso caso, na sala.

Só que havia um problema… brinquedos na sala, significa muita bagunça na sala, e pior, bagunça permanente.

A solução que encontrei foi usar truques para esconder alguns brinquedos, enquanto deixava outros à mostra.

Qualquer pessoa que entrar na minha casa, vai saber que há crianças morando em casa. A intenção nem é esconder tudo, mas deixar a casa o mais apresentável possível.

Dica 1: Adaptar locais para esconder brinquedos, misturando aos móveis

Eu tenho um rack de televisão deste modelo, que comprei na Mobly.

rack1

Adivinhem o que tem nas gavetas?

Na primeira porta, guardamos itens de desenho como caderno, lápis de cor, canetinha, papel, giz de cera, tinta, pincéis etc. Como são itens pequenos, guardar aqui dá muito certo.

esconder brinquedo.JPG

Já na segunda porta, guardamos tapetinhos para forrar o chão nos dias mais frios, assim minhas filhas não sentam no chão gelado.

esconder brinquedo 2.JPG

Embaixo do rack, encomendei 3 caixotes de madeira pinus com rodinhas, na Marcenaria Asahi, da Elo7. Não foi barato, mas a qualidade é impressionante, vale cada centavo. Recomendadíssimo.

caixa brinquedo.JPG

Dentro dessas 3 caixas, cabem muitos brinquedos e pelúcias. Como as caixas possuem rodinhas, as próprias crianças puxam e pegam os brinquedos.

caixa brinquedo 2.JPG

Outra coisa que ajuda muito a diminuir a bagunça é a cama com baú embaixo. E posso dizer que esse espaço que antes era inutilizado, está sendo aproveitado de uma forma bem útil.

cama

Dica 2: Mostre alguns itens como se fosse parte da decoração

Na mesma Marcenaria Asahi, comprei duas prateleiras para colocar livros infantis que ficam expostos na sala, na altura das minhas filhas. Então até a caçula que tem 1 ano e meio, consegue pegar os livros. No início, guardava os livros em uma caixa, mas elas não liam com frequência, por isso resolvi expor na parede mesmo.

estante infantil.JPG

Dica 3: Móveis infantis não precisam ser necessariamente coloridos

Ao invés de comprar móveis coloridos, tento comprar móveis que possuam linhas mais retas, minimalistas. Tenho uma mesa de centro transparente, de acrílico, que fica na sala. Essa mesa, além de servir de apoio para nós, adultos, serve também para as crianças brincarem de massinha de modelar, vira mesa de pintura e desenho. Serve inclusive para elas comerem algum lanchinho da tarde. A visita nunca imaginaria que são as crianças que mais usam essa mesa.

mesadecentro1

Dica 4: Abuse dos ganchos transparentes e ventosas

Gancho é uma coisa maravilhosa! Existe atualmente no mercado, ganchos transparentes da 3M que são inclusive removíveis, ou seja, não estragam a pintura da parede. Há de diversos tamanhos, mas eu gosto dos menores para colocar em alguns pontos da sala. Eu colei alguns destes na parte superior da parede para pendurar bandeiras em períodos festivos como Natal, festa junina, aniversário etc.

gancho2

IMG_9980.jpg

Outra coisa boa para quem tem crianças pequenas em casa, é ter um organizador de brinquedos dentro do box do banheiro. Esse que eu tenho, gruda na parede com ventosa. Ele não é grande, nem pequeno demais, o que é ótimo, porque já negociei com as minhas filhas de trazerem somente brinquedos que caibam nesse organizador. Depois de usar, a água escorre pelos furos.

banho1banho2banho3

Dica 5: Há coisas que simplesmente não dá para esconder

A cozinha de madeira é uma delas. Qual o melhor lugar para deixar? No quarto das crianças. Elas brincam lá? Não. Então tive que fazer uma escolha: ter uma casa arrumada ou pensar nas crianças? Resolvi pensar nas crianças e por isso a cozinha está na sala, ao lado do sofá. As crianças brincam na cozinha, praticamente todos os dias.

espaço criança.JPG

Mostrei as fotos deste post para o meu marido, e ele deu risada falando que as fotos são de antes das coisinhas acordarem… porque depois que elas acordam, parece que passou um furacão em casa.

Essa foto é de 10 minutos depois que elas acordaram.

esconder brinquedo 3.JPG

~ Yuka ~

39 comentários em “Dicas para esconder a bagunça da casa (brinquedos)

  1. Adorei as dicas!! Esses caixotes de madeira com rodinhas são lindos, acho até que em casa vai dar pra fazer algo parecido porque o rack da sala também não vai até o chão, e eu adoro os produtos da Elo7, já comprei várias coisas de lá e nunca me arrependi, eles realmente capricham! Obrigada Yuka pelas dicas! É isso mesmo, casa com criança não dá pra esconder e brinquedo enquanto está havendo brincadeira é diversão, não bagunça… bjoss

    Curtir

    1. Oi Maria, só uma dica, tente comprar o caixote de madeira de um fornecedor bom. Eu, pra tentar economizar, comprei uma prateleira infantil com outro fornecedor. Veio um produto feio e mal acabado. Tive que fazer a devolução e acabei encomendando na marcenaria Asahi. O preço condiz com a qualidade. A sala está bonita porque as caixas são bonitas, talvez se tivesse encomendado com outro fornecedor, não tivesse ficado tão bom. Beijos!

      Curtir

  2. Adorei!!!Vc integrou mto bem os brinquedos com a decoração. Ficou td bem clean, sem perder o colorido que as crianças trazem 🙂 Ps:aguardo ansiosa por dicas do closet das meninas(queria saber se vc aplica o minimalismo com elas, como organiza e tal ) grande beijo :*

    Curtir

  3. Boa tarde Yuka. Muito obrigada pelo post (fiz o pedido nos comentários do post sobre a organização da bolsa para sair com as crianças). Já havia adorado as dicas e visualizando como funciona ficou mais sensacional ainda. Tudo de forma que as crianças possam utilizar diariamente, se misturando a decoração sem parecer que foi simplesmente esquecido fora do local. Simplesmente adoro suas postagens e fico aguardando o domingo chegar pra aprender mais um pouquinho com vc.😘

    Curtir

    1. Oi Manuela, também adorei quando você pediu as dicas, tanto que acabou virando um post hehehe. Achei que com as fotos ficaria mais fácil entender o que eu tinha feito em casa. Beijos e obrigada por me acompanhar.

      Curtir

  4. Oi Yuka! A última foto confortou meu coração 😁, já estava pensando: meu deus eu só tenho 1e minha casa parece que passou um furacão. Rsrs. Muito boa as suas dicas, essa forma de organização estimula até a independência delas. Obrigada por compartilhar conosco! Já aguardo ansiosa pelos seus posts 😘

    Curtir

    1. Oi Luma, a gente só tira foto de uma parte da nossa vida, com certeza a nossa vida é muito mais parecida do que você imagina. Meu marido fica me trollando falando que um dia vai criar um blog pra mostrar os bastidores kkkk. E olha que a foto da bagunça eu só tirei uma partezinha heim. Essas meninas fazem uma bagunça danada. Beijos!!!

      Curtir

  5. Oi Yuka, que ótimas dicas :)) Aqui em casa temos uma mesinha colorida do lado do sofá. E em breve teremos uma lousa 😀 Entendo bem a bagunça pós fotos. Eu tento colocar tudo no lugar todos os dias, mas também acho que não dá para querer uma casa impecável com crianças (a menos que elas não brinquem, e a ideia não é essa né?). Ainda não cheguei numa solução ideal para os brinquedos. Usamos caixas plásticas e eu tento fazer rodízio. Temos uma caixa grande dessas de madeira que meu pai fez. Colocamos rodinhas e usamos para guardar jogos, peças de montar, mas ela tem tampa. Essas de vocês estão ótimas. Você poderia compartilhar onde comprou a cozinha?
    Abraço,

    Curtir

    1. Oi Bruna, eu também tinha uma lousa na parede da sala no apartamento anterior. Infelizmente esse apartamento onde me mudei, é menor do que o outro e tive que me desfazer da lousa. Uma pena. A cozinha eu comprei numa loja chamada Trenzinho Brinquedos Educativos. Essa loja é um sonho de consumo rsrs. http://loja.trenzinho.com.br Ela fica na Rua Fradique Coutinho, n.184, em São Paulo. Dá uma ligadinha antes para ver se está disponível para venda. Beijos.

      Curtir

  6. Oi Yuka! Muito legal esse post para quem tem pequenos. Eu também quando os meus estavam nessa idade fiz um cantinho na sala pra eles, e com o tempo foram aprendendo que depois de brincar tinha que organizar o cantinho. E o mais engraçado que quando vinha alguma criança brincar aqui eles falavam se você não for brincar com esse mais guarde antes de pegar o outro kkkkkk. Tudo culpa da mãe organizada rs.
    E assim se foi hoje já maiores tudo mudou e como já previsto a tecnologia acaba que sendo mais usada…..não tem como fugir né…
    Super bjs e ótima semana!

    Dri 😀

    Curtir

    1. Oi Dri, preciso ensinar as minhas filhas a organizarem os brinquedos. Tem dias que simplesmente é impossível colocar os pés no chão rsrs. Elas tropeçam, mas não guardam kkk. Beijos.

      Curtir

      1. Aos poucos você vai conseguindo rs…as crianças aprendem rápido e ser virar rotina ai pronto só alegria!
        Até eu queria essa cozinha ai pra mim rs.
        Vim te contar também que resolvi migrar meu blog para o WordPress, vamos ver 😉
        Super bjs
        E obrigada por tudo!

        Dri 😀

        Curtir

  7. Oi Yuka, tudo bem?
    Adorei as dicas, mas como ainda não sou mãe elas ficam apenas no meu registro mental, na expectativa de que um dia eu possa aproveita-las na prática.
    Mas gostaria de saber, se você puder ajudar, de dicas para escolher um box baú para a cama. Eu preciso comprar um e qualquer orientação e dicas seriam muito bem-vindas.

    Agradeço!
    Abraço

    Curtir

    1. Oi Karine, posso dar algumas dicas sim. Se você for comprar um box para cama de casal, prefira as que são separadas, são dois box do tamanho de uma cama de solteiro, encaixadas entre si por uma pecinha, para que vire uma de casal. Essa opção é muito melhor, porque permite que você consiga levar o box baú para outros apartamentos, caso você resolva mudar de casa. O acabamento do meu box, é de tecido suede, ao invés de courino, simplesmente porque eu não queria mais usar saia para a cama box. Dava muito trabalho lavar, passar, colocar de volta. Com o suede, já fica com o acabamento bonito, e escolhi da cor que combina com o quarto, um cinza clarinho. Um beijo.

      Curtir

      1. Muito obrigada pelo auxílio. Irei comprar em breve. Quanto ao tecido, para mim não vai fazer muita diferença, pois meu gato ama os box da cama e destrói todo o material dele hahahaah dessa forma, tenho que desencanar pois sei que a probabilidade é que em um ano mais ou menos a espuma já estará toda a mostra.

        Curtir

  8. Olá…
    Não pratico o minimalismo, mas tenho vontade de aplicar desapegos na minha vida mas ainda não consegui.
    Amo seus posts mas passei um tempão sem acessar o blog e hj ao entrar vi uma foto sua. Muito bom conhecer a pessoa que nos escreve….

    Bjs

    Curtir

  9. Amei o post, eu estava com saudades das fotos mais pessoais, gostei de tudo. Realmente temos que adaptar a casa para estimular as crianças. Aqui em casa meu filho só brinca na sala também, mas como é muito pequena os brinquedos ficam no quato, todos separados em cestinhos organizadores, aí ele pega o que quer, brinca, depois guarda e pega outra. Ele é muito organizado e cuidadoso com os brinquedos e adora lego, então tem que ter algum tipo de organização mesmo se não mistura tudo e é fácil perder, rs. Mas ele já tem 6 anos, isso foi aos poucos.

    Curtir

    1. Oi Silvia, que sonho de filho!!! Se bem que a minha filha mais velha é bem bagunceirinha rs, e a caçula, é mais organizada. É impressionante como as duas são diferentes. Mas estou tentando ensinar as meninas a serem mais organizadas. Quem sabe um dia elas me ouvem kkk. Beijos.

      Curtir

  10. Aqui em casa, os brinquedos estão ficando espalhados pela sala. Procuro concentrar a bagunça em um lugar só, rsrsrs. Minha filha traz do quarto e espalha. Eu fico tensa vendo tanta bagunça,mas não podo ela em relação a brincadeira,ainda mais que moramos em apartamento. Mas tem momentos em que eu estresso e saio catando tudo. Ela guarda também, mas muitas vezes eu me antecipo. Adorei suas dicas. Estamos em processo de mudança para uma casa (meu sonho realizado) e pretendo seguir suas dicas!
    com certeza! Beijo!

    Curtir

    1. Que legal que você vai mudar para uma casa. Eu, apesar de achar lindo morar em casa, tenho medo rs, cresci em prédio. Lembro que na época da faculdade, morei em uma república que ficava em uma casa de esquina. Eu pulava de susto toda vez que alguém estava passando e conversando na esquina rsrs. Parabéns pelo seu sonho realizado!!! Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Eu sempre morei em casas com quintal.Então morar em ap é um sacrifício,rsrsrs. Foi uma longa jornada até convencer meu marido exatamente por esta questão de achar casa menos seguro. Mas estou confiante que vai ser bem melhor para minha filha e o bebê que está vindo aí. Obrigada pelas palavras. Bjo!

        Curtido por 1 pessoa

  11. Exatamente o que estava procurando ideias, tenho o mesmo rack comprado no mesmo lugar rs. Aqui tenho um aventureiro que brinca o dia todo na sala, pensei na mesma solução.

    Curtir

Deixe um comentário