Auto-Conhecimento

As assustadoras canções infantis brasileiras

galinha

Depois que eu tive as minhas filhas e passei a cantarolar canções infantis, me deparei com uma realidade muito triste… de que as nossas canções ou são assustadoras ou possuem letras que não fazem sentido.

Canções assustadoras:

  • Atirei o pau no gato tô tô
    Mas o gato tô tô
    Não morreu reu reu
    Dona Chica cá
    Admirou-se se
    Do berro, do berro que o gato deu:
    Miau!

 

  • Marcha soldado
    Cabeça de papel
    Quem não marchar direito
    Vai preso pro quartel
    O quartel pego fogo
    A policia deu sinal
    Acode, acode, acode a bandeira nacional

 

  • Nana nenem
    Que a cuca vem pegar
    Papai foi pra roça
    Mamãe foi trabalhar

 

  • Boi, boi, boi
    Boi da cara preta
    Pega esta criança que tem medo de careta

 

  • A Barata diz que tem sete saias de filó
    É mentira da barata, ela tem é uma só
    Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !

 

  • O anel que tu me destes,
    Era vidro
    E se quebrou.O amor que tu me tinhas
    Era pouco e se acabou.

 

Agora vem a leva das canções com letras sem fundamento nenhum:

  • Fli (fli)
    Fli Flai (fli flai)
    Fli Flai Flu (fli flai flu)
    Tumba (tumba)Tumbalala tumbalala tumbalala vista
    Tumbalala tumbalala tumbalala vistaNo no no no vista
    No no no no vista

 

  • Borboletinha tá na cozinha
    fazendo chocolate
    para a madrinhaPoti, poti
    perna de pau
    olho de vidro
    e nariz de pica-pau pau pau

 

  • Pirulito que bate bate
    Pirulito que já bateu
    Quem gosta de mim é ela
    Quem gosta dela sou eu

 

  • Foi na loja do mestre André
    Que eu comprei um pifarito,
    Tiro, liro, li um pifarito,Ai olé, ai olé,
    Foi na loja do mestre André.
    Ai olé, ai olé,
    Foi na loja do mestre André.

 

Tudo bem, as músicas tem rima, são alegres e engraçadinhas, mas bem que podia ter um fundo de aprendizagem moral, né?

~ Yuka ~

 

21 comentários em “As assustadoras canções infantis brasileiras

  1. Oi Yuka, tudo bem? Eu cortei a TV do meu pequeno. Ele assistia todo dia pq era um santo dum remédio. Hipnotizava mesmo. Agora não vê pq eu acho, com base no que li, que atrapalha o desenvolvimento. E o pior é que é sempre as mesmas, então o cérebro entra em stand by. Agora ele só vai ver lá de vez em quando, mas não é fácil. Meu bebê é bem ativo, só quer passear. Em casa às vezes fica resmungando o tempo todo 😚😚😚

    Curtir

    1. Oi Rosana, é bem isso mesmo, a criança na frente da TV dá um alívio para os pais, mas eu tinha a impressão de que era só ligar a TV que a birra ficava pior. Quando não tinha TV, ela dava um jeito de se distrair lendo livro, brincando de cubos, etc. Dá mais trabalho deixar a TV desligada? Ô se dá! Mas tenho preferido assim, tiro a pilha do controle remoto e falo que a TV quebrou rs. Beijos.

      Curtir

  2. Oi Yuka! Estava pensando sobre isso outro dia mesmo. A maioria dessas canções é de dar medo rsrs

    E a que mais me deixa indignada é essa:

    “A canoa virou
    Por deixá-la virar
    Foi por causa do Indiozinho
    Que não soube remar

    Se eu fosse um peixinho
    E soubesse nadar
    Eu tirava o Indiozinho
    Do fundo do mar”

    (ou seja, como ninguém ajudou o tal do indio, ele se afogou e morreu!) E eu só fui parar para pensar nisso ano passado kk

    Por isso que eu já desisti dessas velhas cantigas, a maioria delas nunca cantei para o meu filho. Ele escutava algumas delas no YT da Galinha Pintadinha. Mas hoje ele só ouve Mundo Bita, essas sim são musicas muito bem escritas e com ótimos ensinamentos. Você provavelmente já deve conhecer também, mas se não, dá uma pesquisada, vale a pena!
    Beijos!

    Curtir

  3. Minha filha estes dias ganhou uns DVds da Galinha Pintadinha e começou a pedir para assistir todo dia,para meu desespero,rsrsrsrs. Realmente algumas músicas são de assustar mesmo. Essa da canoa é terrível! A da atirei o pau no gato até inventaram uma parte que fala para não maltratar os animais para dar uma amenizada. É difícil achar desenhos legais ou musicais interessantes para as crianças.

    Curtir

    1. Oi Missiara, parabéns pela sua gravidez! Ser mãe não é uma tarefa fácil, eu vejo por mim, erro sempre, volto atrás e tento recomeçar de onde acho que errei, muita conversa com o marido, a difícil tarefa de impor limites aos filhos… mas ninguém nasceu sendo pai e mãe, né? Com muito amor, dedicação e paciência, não tenha dúvidas de que você irá transformar sua filha em uma pessoa do bem e feliz. Beijos.

      Curtir

  4. E a do pato que diz ” bateu na galinha, brigou com o marreco…ficou engasgado com dor no papo..tantas fez o moço que foi pra panela” São infelizmente vazias e com lições nada construtivas né

    Curtir

  5. Oi Yuuka!
    Embora o assunto seja músicas infantis, venho criticar os desenhos infantis tbm, aquela porca pepa é a coisa mais sem noção p se dar a uma criança, depois os pais reclamam do porquê o filho é malcriado e só faz aquilo q bem entende, difícil encontrar desenho educativo, melhor ensinar a criança a pegar o gosto pela leitura mesmo, ou comprar aqueles desenhos antigos…
    Bjo!
    X

    Curtir

    1. Oi Suh, por isso é muito importante a supervisão dos pais, eu mesma assisto os desenhos com a minha filha, e às vezes até acho que me divirto mais do que ela rsrs, mas assisto justamente para fazer o “controle de qualidade”, para saber se é adequado à idade dela. Beijos.

      Curtir

  6. Eu não sou brasileira e quando comecei a ouvir as músicas que a minha sogra cantava para meus gêmeos, me assustei, hahaha! Mas ai reparei que em espanhol não são muito melhores…Assim que busquei músicas da minha infância, cantores e cantoras que retomavam estilos musicais de Latinoamérica e faziam músicas para crianças. Hoje meus filhos ouvem “Canticuenticos”, que tocam músicas latinas e “María Elena Walsh” (em espanhol), Mundo Bita (eles gostaram das animações), Zoorquestra (mesma coisa) e algumas músicas de ninar como “Nami” (árabe). Hoje tem muita opção além das clássicas horrorosas e assustadoras músicas que ouvíamos de crianças!

    Curtir

    1. Eu imagino mesmo seu susto quando prestou atenção nas canções brasileiras. Eu mesma nunca tinha prestado atenção, e quando percebi, fiquei pasma!!! Também gosto de cantar algumas canções japonesas, a minha mãe traz até um CD com essas músicas que minhas filhas adoram. Beijos.

      Curtir

  7. Vc nao parou para pensar que ate as canções sem sentido tem uma razão de ser , fazer pensar , questionar , pois ate poesias famosas nao fazem sentido as vezes. Nem tudo deve fazer sentido e seguir uma regra em padrão uma linha retilíneo , tem coisas que apenas sao oq sao , assim como as pessoas assim como a vida muitas vezes nao é justa e nada faz sentido

    Curtir

    1. Oi Lilian, pode até ser. Mas continuo acreditando que poderíamos sim, ter músicas infantis mais amáveis e que tenham algum significado, principalmente para o público infantil. O fato de eu não concordar, não significa que eu não cante ou que eu não conheça as musicas, mas não consigo deixar de pensar como desperdício de oportunidade em não explorar de uma forma mais delicada e inteligente essa fase da primeira infância. Beijos.

      Curtir

  8. Penso da mesma forma. As músicas mais tradicionais são as mais sem noção. Cantar pras crianças até cantamos, mas elas poderiam ser melhorzinhas né? Ás vezes fico pensando porque as pessoas se dão o trabalho de repassá-las as próximas gerações…
    Mesmo assim não acredito que elas prejudiquem. Afinal, eu cantei muito essas canções quando criança, principalmente atirou o pau no gato, e hoje tenho gatos e não os maltrato de forma alguma.

    Curtir

    1. Oi Aline, a gente acaba passando de geração em geração, talvez porque é o que temos guardado na nossa memória afetiva. Volta e meia também fico cantando atirei o pau no gato com a minha filha rsrs. Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário