Dinheiro, IF e FIRE

Seu dinheiro está dormindo? Acorde-o e coloque para trabalhar

Com a inflação em alta, o nosso dinheiro tem valido cada vez menos. Uma forma de contornar essa situação é fechar a torneira para conter desperdícios.

Eu andei fazendo uma análise da minha situação para ver se tinha algum dinheiro dormindo em casa e descobri o seguinte:

ALIMENTAÇÃO

Desperdiçar comida é a mesma coisa que rasgar dinheiro. Uma das formas para não desperdiçar comida é esvaziar bem a despensa antes de repor os estoques. Na prática funciona assim:

1ª semana: despensa cheia, geladeira cheia: receitas diferentes para o jantar.

Captura de Tela 2017-10-20 às 22.14.03

2ª e 3ª semana: despensa em uso, repondo alguns produtos da geladeira principalmente verduras, frutas e legumes

4ª semana: é a semana da criatividade. É nesta semana que o desperdício é eliminado utilizando tudo o que temos na despensa e geladeira, antes de fazer uma nova compra do mês no supermercado. Por exemplo: se não tiver ovo nem farinha de rosca para empanar um bife, uso maionese e queijo ralado. Se não tiver carne suficiente para todos, eu faço espetinho de carne com bastante legumes.

Captura de Tela 2017-10-20 às 22.14.12

SUPERMERCADO

Ignorar a comparação dos preços dos produtos em supermercados diferentes pode fazer uma diferença considerável no fim do mês. Por várias vezes vi preços de produtos que dobravam de valor nos supermercados pesquisados.

INTERNET

De tempos em tempos eu costumo entrar no site da empresa que comercializa planos de internet. Na última vez, percebi que havia um plano de 15MB sendo comercializado por um valor menor do que o meu plano, que era de 10MB. Liguei no 0800 e solicitei a alteração do meu plano. Além de pagar mais barato, a velocidade da minha internet melhorou.

MOEDAS INTERNACIONAIS

Quando voltamos de viagens internacionais, meu marido tem o costume de guardar as notas (para uma nova eventual viagem) ao invés de trocar por Real nas casas de câmbio. E eu percebi que tínhamos euro, dólar americano e dólar canadense guardados na gaveta há anos. Como não temos previsão para viajar, eu vendi.

OBJETOS EM DESUSO

Eu costumava comprar muitos livros quando era mais nova. Mas conforme os livros foram ocupando um espaço considerável da casa, eu passei a comprar livros digitais. Atualmente, a maioria dos meus livros já estão no formato digital, então não via mais sentido em ver meus livros pegando poeira nas estantes. Um ótimo jeito de desapegar das coisas é na OLX. Eu já vendi bicicleta, cabeceira de cama, aspirador de pó, livros…

ÁGUA E LUZ

Passei a dar banho na minha filha de chuveiro ao invés de encher a banheira. O tempo do chuveiro ligado reduziu e consequentemente a conta de luz abaixou.

São pequenos exemplos de como podemos economizar fazendo uma simples análise das nossas atitudes do dia-a-dia.

E você? Tem dinheiro dormindo por aí? Já pensou em acordá-lo?

– Yuka –

12 comentários em “Seu dinheiro está dormindo? Acorde-o e coloque para trabalhar

  1. Oi Yuka, fiquei sabendo do seu blog a pouco tempo e já li todos os post. o legal é que você vive o que escreve e com isso me estimula a seguir meio junto, um dia de cada vez.
    Um grande abraço e uma ótima semana

    Curtir

  2. Oi Yuka, eu de novo, rsrrsr, eu sempre fico de olho se tem alguma coisa dormindo em casa… esses dias tinha uma carteira que ganhei e nunca consegui usar, muito bonita mas muito grande para o meu gosto, daí coloquei no meio das coisas pra vender no brechó: no meio da tralha toda pra vender a dona do brechó não quis a carteira, dai falei, vc não quer ficar com a carteira e me dar uma calça de uniforme? ela adorou a idéia e comentou eu nem quis a carteira pq achei que vc iria pedir muito!!! A calça estava novinha, e na loja eu pagaria uns tinha 30reais, ou seja estava dormindo em casa, rsrsr… fora tantas outras coisas que já vendi e troquei…

    Curtir

    1. Olha que legal, né Cristina. Trocou uma coisa que estava adormecido na sua casa por uma calça que você estava precisando. Acho isso muito, muito legal. Eu até estou com o costume de ficar olhando as coisas em casa para ver o que está “dormindo” hahaha. Beijos.

      Curtir

  3. Oi Yuka, a questão do desperdício de alimentos é algo que pode ( e muito) ser melhorado por aqui. Gostei da tua organização entre semanas, já percebi que quando não me organizo direito (planejamento semanal, preparar algo com antecedência) é quando gastamos mais.. ou desperdiçamos mais. Sobre vender o que não usamos, entrei recentemente em um grupo de brechó de meninas no whatsapp (mãe de uma amiguinha da escola da minha filha que indicou) e vendi vários itens de bebê e roupas e sapatos dela que estavam parados. Consegui vender até uniforme que estava pequeno mas em perfeito estado. Também uso muito o OLX e acho excelente. Acredito que, em se tratando de finanças, o ideal é não se acomodar.
    Ah, vc falou do banho da tua filha. Aqui em casa tínhamos um problema com nossa conta de água, porque nossos chuveiros tinham aquecimento a gás e como o aquecedor ficava longe dos banheiros, demorava uns 5 minutos para a água esquentar. Fomos nos incomodando com a situação (desperdício de $ e de água em si) e ano passado trocamos os chuveiros a gás por elétricos. Nossa conta de água sofreu uma redução de 50% (!) e agora tomamos banho sem tanto peso na consciência. Mudança simples mas super eficaz!
    Abraço

    Curtir

    1. Oi Bruna, atualmente eu tenho focado muito na substituição dos meus gastos. Da mesma forma que você trocou o chuveiro a gás por elétrico e reduziu 50% dos gastos sem sentir diferença na qualidade do banho. Acho esse tipo de troca, uma troca inteligente. Como sou funcionária pública, eu não tenho reajuste salarial há anos, e a forma que eu tenho conseguido guardar mensalmente uma boa parte do meu salário (mesmo com a inflação em alta) se deve justamente a essas substituições que eu faço. Um beijo!!

      Curtir

    1. Oi Julia, desde que publiquei esse post, já vendi berço, cabideiro e a bombinha de leite (amamentação) na OLX. E continuo procurando lugares onde posso acordar meu dinheiro rsrs. Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário