Do It Yourself

Como fazer iogurte grego e granola caseira

Eu nunca fui uma pessoa fã de iogurte natural, pois achava sem graça, aguado, insosso, esquisito…

… até começar a fazer o meu próprio iogurte.

Gente, sério, iogurte grego é muito gostoso.

Eu comprei uma iogurteira e desde então faço toda semana de 2 a 3 vezes.

E pra coroar essa delícia, passei a fazer a minha própria granola.

É outra delicia também rs.

É tão gostoso que eu e meu marido perdemos o interesse por sorvete. Só queremos comer o iogurte. Usamos a geleia de morango para adoçar (feita pela minha mãe) e depois acrescentamos a granola. Hummm, nham nham nham.

A pedidos, segue a receita do iogurte grego e granola.

 

IOGURTE GREGO CASEIRO

O iogurte em si, é muito fácil de fazer.

Eu comprei uma iogurteira para facilitar a minha vida, pois não queria ficar amornando o leite toda vez, mas não é essencial. Eu só comprei porque achei que iria agilizar a minha vida (e agilizou mesmo).

1
Essa é a minha iogurteira.

Basta misturar 2 colheres de sopa de iogurte natural não adoçado (metade do potinho) em 1 litro de leite. Misturo bem e deixo na iogurteira ligada por 8 horas. O iogurte fica pronto assim.

2
Aqui está o iogurte normal pronto. A partir deste iogurte, eu preparo o iogurte grego.

Como eu gosto do iogurte beeeem espesso, eu dessoro o iogurte. Para isso, eu comprei na mesma loja online da iogurteira o dessorador.

3
Agora é só transferir o iogurte pronto no dessorador para tirar o soro do iogurte.

Então é só transferir esse iogurte na dessoradora e deixar escorrendo o soro por mais 5-8 horas, até chegar na consistência do seu agrado.

4
Eu, transferindo o iogurte na dessoradora.
5
Deixo na porta da geladeira por algumas horas até alcançar a consistência que gosto.
6
Olha quanto soro saiu.
7
Transfiro num pote e guardo essa delícia na geladeira.

A loja online fala pra usar um coador de café de papel, e usei nas primeiras vezes. Mas depois eu comprei um coador que não é descartável (é sintético, mas não sei dizer de que material é) numa loja chamada Lojas Mel, por R$2,99. Então uso e reuso esse coador só para este fim. Depois é só transferir em um pote, misturar bem com um garfo ou com um fuê e está pronto o mais delicioso iogurte grego.

Aqui em casa vira uma linha de produção para fazer o iogurte. Enquanto estou dessorando o iogurte, já uso a outra metade do potinho para fazer um novo lote de iogurte. Mas também gosto de usar como “isca” as 2 colheres do iogurte que acabou de ficar pronto. E assim com apenas 1 potinho comprado eu faço o iogurte umas 10 vezes.

 

GRANOLA CASEIRA

8

Já a granola não tenho medida, é tudo no olhômetro. Mas é bem fácil de fazer.

Eu pego uma bacia bem grande e vou misturando:

  • castanha de caju picadas
  • castanha do pará picadas
  • aveia em grãos
  • quinoa
  • gergelim branco
  • linhaça
  • semente de girassol
  • amendoim torrado sem casca

Quando estiver na quantidade bem bacana (a aveia é o que sobressai na granola), misturo de 1 a 2 colheres de açúcar mascavo, de 1 a 2 colheres de óleo de coco, de 1 a 2 colheres de mel. Misturo bem e sinto com as pontas dos dedos se está um pouquinho úmido. Se estiver muito seco, coloco um pouco mais de mel.

Coloco na assadeira uma camada beeem fina de granola (na primeira tentativa, coloquei demais na assadeira, e a granola mesmo pronta continuou úmida) e deixo no forno baixo até dourar um pouco. Fico misturando a cada 5 minutos para dourar bem todos os grãos. Cuidado para não queimar a granola, pois para pegar cor é muito rápido.

Depois de pronto, acrescento coco ralado queimado e vou transferindo no potinho e espero esfriar bem antes de fechar o pote. Ele fica soltinho e crocante.

Vira um belo presente para seus amigos.

~ Yuka ~

18 comentários em “Como fazer iogurte grego e granola caseira

  1. Maravilha, Yuka! Parece mais uma receita de iogurte grego, mas possui dicas bem práticas que nos animam a fazer realmente. A iogurteira é uma boa ideia mesmo, porque é o lugar próprio para isso. Eu não tenho, por isso não consigo fazer sempre… até tento mas acabo fazendo uma vez na vida e outra sabe Deus quando… kkkk
    Abraços

    Curtir

    1. Oi Silvia, sem a iogurteira, eu me desanimava também pra fazer, tinha que amornar o leite, depois lavar a panela, em dias frios demorava mais, e eu tinha medo de estragar. Fora que dá uma preguiça rsrs. Minha mãe a vida inteira fez iogurte sem iogurteira. Mas eu resolvi comprar e não me arrependo, paguei acho que uns 80, 90 reais, e valeu cada centavo. É bem fácil fazer, viu? Tanto que nunca mais comprei iogurte grego do supermercado.

      Curtir

    1. Oi Thaís, a iogurteira Izumi eu comprei na Walmart pela internet porque estava mais barato do que na loja oficial da Izumi. Só que o dessorador eu comprei direto no site deles por aqui: https://loja.izumi.com.br mas dá pra comprar a iogurteira e o dessorador juntos, se preferir. Achei melhor esse que é um potão de 1 litro do que aquelas iogurteiras que vem em potinhos. Mais fácil na hora de lavar rsrs. Beijos.

      Curtir

    1. Pois é, minha mãe fez iogurte sem iogurteira a vida inteira. Eu até fiz algumas vezes, mas a preguiça venceu rsrs…. eu tenho usado o soro do iogurte no feijão. Ao invés de deixar o feijão de molho na água, tenho deixado no soro do iogurte. Fiz torcendo o nariz na primeira vez, mas não fica com gosto nenhum. 🙂 Beijos.

      Curtir

  2. Yuka, seu blog é um refúgio pra mim! Suas dicas são valiosas!
    Depois que eu comprei “bebida láctea” ao invés de iogurte, eu me revoltei e resolvi fazer o meu!!! rsrsrs. eu estou com uma dúvida: o leite que você utiliza é leite longa vida de caixinha? ou tem que utilizar algum leite específico, como daqueles refrigerados?
    Beijo grande

    Curtir

Deixe um comentário