Minimalismo

Consumir menos é uma habilidade que pode ser desenvolvida

consumismo

Conheço muitas pessoas que são viciadas no consumismo.

Consomem sem necessidade, consomem para mostrar um estilo de vida que não pode sustentar, consomem sem ao menos pensar se aquilo é realmente necessário ou supérfluo. Consomem porque “todo mundo tem”, porque “eu mereço”, ou “porque sim”.

Acredito que o consumo excessivo é um vício, muito parecido com a das drogas ou do álcool, pois cria dependência. Essas pessoas PRECISAM comprar, PRECISAM gastar, mesmo sabendo que não precisam de mais nada.

Para ser viciado no consumismo, não há nenhuma relação com a condição social do indivíduo. A pessoa pode ser pobre ou rica, que o seu instinto de gastar estará lá, na espreita, só aguardando o momento certo para sacar o cartão de crédito.

Mas aí vem a parte boa… dá para desenvolver a habilidade de parar de consumir. Que foi o meu caso.

Eu não nasci sabendo como consumir de forma eficiente. Cometi muitos excessos, compras desnecessárias, não gostava de voltar para casa com as mãos abanando. Mas aos poucos aprendi a reduzir e hoje eu sou o que vocês conhecem.

Com o tempo percebi que o conceito reduzir é muito pessoal. O que é suficiente para mim pode não ser para você. E também o que foi suficiente para mim no ano passado, pode ser excesso neste ano (por exemplo, eu achava que 3 blushes eram suficientes para mim em 2013, mas hoje, 1 blush já me basta).

Eu aprendi a consumir menos e desenvolvi essa habilidade com o tempo.

Ao consumir menos, a gente vai descobrindo que na verdade não somos nós que possuímos os objetos, são os objetos que nos possuem.

E ao consumir menos, a gente descobre que ganhamos mais tempo, gastamos menos energia, nos preocupamos menos e ainda poupamos dinheiro.

Se você ainda está na fase de destralhar os objetos da sua casa, não se desespere, nem desanime.

Viver com menos é uma habilidade que pode ser desenvolvida aos poucos.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre a satisfação e o desejo. Assim, você não tem aquela sensação de que está deixando de se divertir, muito pelo contrário, passa a perceber que precisa de muito pouco para ser feliz.

~ Yuka ~

14 comentários em “Consumir menos é uma habilidade que pode ser desenvolvida

  1. Olá Yuka! Que texto inspirador! Acompanho seu blog há pelo menos 1 ano e depois que o conheci nunca mais deixei de acompanhá-lo. Várias vezes tive vontade de comentar, mas como sempre lia no celular, acabava não escrevendo. Gostaria de agradecê-la por compartilhar um pouco de você e de suas experiências. Conheci o minimalismo em 2013 e compartilho da forma que vê a vida. Grata pelos textos, que você receba toda essa gratidão em saúde, prosperidade e uma vida repleta de alegria!
    Mariana

    Curtir

    1. Oi Mariana. Sinta-se à vontade para comentar por aqui, é legal porque muitas leitoras acabam voltando para ler somente os comentários que as outras leitoras deixam por aqui rs. Nós conhecemos o minimalismo no mesmo ano, em 2013. Fico muito feliz que você tem gostado dos textos, escrevo com muito carinho, apesar da correria do dia-a-dia. Em breve, entro de licença-maternidade, e espero poder postar muito mais textos interessantes. Um grande beijo pra você.

      Curtir

  2. Como gosto das suas postagens!
    De dezembro de 2015 para cá, ler o que vc escreve é o que mais tem influenciado minhas escolhas para melhor!Contribui de maneira grandiosa para auto reflexão, favorecendo a desconstrução de determinados habitos prejudiciais. Muito obrigada por cada texto compartilhado! Bjs!

    Curtir

    1. Olá! Obrigada por acompanhar o blog. Pra mim também, é um aprendizado diário, não sou melhor nem pior que ninguém, mas poder compartilhar as coisas que sinto e aprendo neste espaço do blog têm sido uma ótima forma de saber que não estou sozinha nesta jornada. Dentre tantos blogs existentes, obrigada por acompanhar o meu também. Um grande beijo!

      Curtir

Deixe um comentário