Auto-Conhecimento

Você já fez a sua lista de conquistas de 2016?

lista-de-conquistas

Todo ano, eu tenho uma lista linda para ser arquivada.

Eu chamo essa lista de “Lista das conquistas de 2016” e tenho esse costume desde 2008, como expliquei neste post aqui. Essa lista começou como um suplício, como se eu quisesse afirmar para mim mesma que a minha vida não estava ruim (2008 foi o ano em que eu me divorciei). Então passei a criar esta lista e colocar pequenas conquistas, pequenas alegrias que eu percebia ao longo do ano. Era para me mostrar (para provar, para me convencer, para me lembrar) que apesar do ano ter sido difícil, que eu tive sim coisas muito boas para serem celebradas.

E desde então, nunca mais parei. Ano a ano, a lista é arquivada com muito carinho.

Todo mês anoto no bloco de anotações (do meu celular) todas as coisas boas que vão acontecendo ao longo do ano. E pode ser de tudo, desde compras materiais, até conquistas pessoais, mudança de algum hábito ruim, algumas descobertas importantes, sentimentos aflorados, enfim, tudo o que você considerar importante.

Desde o ano passado, comecei a incluir as conquistas da minha filha, que ficou mais ou menos assim (eu resumi aqui só para vocês terem uma noção de como é a lista):

2016

  • Anda de lado segurando no sofá (fevereiro)
  • Início da creche municipal (fevereiro)
  • Aprendeu a apontar os objetos e pessoas com o dedinho (fevereiro)
  • Fica em pé por alguns segundos (maio)
  • Andou (22 de junho)
  • Corre, anda para trás, anda de lado, brinca de esconder objetos (agosto)
  • Me chama de mamám. Chama o papai de mamám também (agosto)
  • Faz carinho na minha barriga de grávida, avisa que tem sede, que fez cocô, que quer alguma coisa da geladeira (setembro)
  • Chama papai (outubro)
  • Sabe falar 4 palavras: au-au, mamãe, papai e peixe, nesta ordem (novembro)
  • Aprendeu a provocar, coloca o pé na mesa e dá um sorriso no canto de boca porque sabe que não pode. (dezembro)
  • Aprendeu a mentir: fala que não fez cocô, quando fez, só para não precisar trocar a fralda (dezembro)

Eu e meu marido também temos uma lista, e gostamos de olhar a lista e agradecer as conquistas que tivemos.

Desde 2008, percebo que a minha lista tem ficado cada vez menos “material”.

Antes, as minhas conquistas se resumiam a comprar coisas, fazer viagens, etc.

Hoje, minhas conquistas se resumem basicamente em mudanças de hábitos, criação de valores, sentimentos aflorados, etc.

Quem puder fazer, recomendo muito esta prática.

~ Yuka ~

6 comentários em “Você já fez a sua lista de conquistas de 2016?

  1. Bom dia! Linda mensagem para começamos um ano novo. Nossa adorei esta ideia, vou fazer também junto com meu marido. Que Deus te abençoe. Um grande abraço

    Curtir

    1. Oi Fernanda. Faça a lista sim, e guarde-a com muito carinho. Ontem mesmo, eu e meu marido ficamos lendo a lista das nossas conquistas. E ficamos orgulhosos em perceber tantas mudanças boas que aconteceram neste curto espaço de tempo. Um beijo e boas festas pra você.

      Curtir

    1. Oi Cida, tenta sim, recomendo muito mesmo esta prática. Eu adoro, ano após ano, reler as minhas conquistas e fico muito orgulhosa de lembrar que tantas coisas aconteceram e foram superadas nestes últimos anos. Coisas que talvez sem a lista, não fosse lembrar com tanta frequência. Beijos!

      Curtir

  2. Olá querida,

    Estou feliz de está seguindo o teu blog😀. Bem, a princípio tenho o hábito de fazer as listas sim, mas não no celular, quer dizer: já tentei mas não tinha este “insight” de ficar observando sempre esta lista; apesar de que não era nenhuma lista tão cuidadosa como a tua, rsrs. Sabe aquelas listas ao vento? Já tentei de tudo, bullet journal e por vai. Mas sempre ficava ali no papel mesmo, a lista do mercado funcionava, mas o restante era o restante, rs.

    Mas o que realmente funciona é a simplicidade das coisas. Sem muito enfeite! Acredito que é isso em ti, nos teus posts que há um despertamento ao não desperdício das coisas, do tempo…

    Desde do ano de 2016, que venho de mãos dadas no minimalismo, e aos poucos tenho me ajustado, e simplificando a cada dia.

    Vou fazer da forma que tu deste o exemplo acima e te conto como tem sido, rsrs. Estou separada há 5 anos, e tenho uma menina de 10 anos. Longa estória!

    Beijos e vamos conversando.

    Curtir

    1. Olá, tente fazer a lista das conquistas, tem sido muito útil, comecei desde que me divorciei, quando não conseguia enxergar as coisas boas que aconteciam ao meu redor. Desde então, é um item essencial pra mim. Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário