Organização

Como organizar uma lista de supermercado

IMG_4187

O post de hoje foi um pedido de uma leitora, que queria saber como organizo a minha lista de supermercado.

Antes de mais nada, é preciso saber que a minha lista de supermercado anda de mãos dadas com a despensa e a geladeira. Além disso, conforme vou usando os produtos da despensa e da geladeira, a lista de supermercado vai crescendo.

Vou tentar descrever o meu dia-a-dia.

Supondo que eu vá preparar um bolo. Vou na despensa e pego a farinha, açúcar, chocolate em pó, fermento em pó e o leite de côco.

Eu geralmente uso muita farinha ao longo do mês, por isso além da farinha que guardo no pote, gosto de ter sempre um pacote extra na despensa. Quando pego esse pacote e encho o pote, já anoto na lista do supermercado.

O restante dos itens funciona basicamente da mesma forma. O açúcar está na metade do pote? Bora acrescentar na lista. Peguei o último leite de côco? Acrescento na lista.

Continuando no bolo… Abro a geladeira para pegar os ovos, e vejo que só tem 6 (sendo que vou usar 3 para o bolo), acrescento também na lista.

Vou usar papel manteiga para forrar a assadeira e percebo que está acabando, também acrescento na lista.

O bolo fica pronto daqui a 40 minutos. E a lista de supermercado também está pronta, sem fazer esforço. Por isso geralmente quando estou cozinhando, o meu celular fica do meu lado, para que eu possa acrescentar os itens que pretendo comprar no supermercado.

Os produtos que consumo bastante eu sempre tenho mais que 1 na despensa. Por exemplo, 3 caixinhas de creme de leite, 2 latas de milho, etc. Se compro itens novos que já tinha em casa, coloco os itens novos atrás dos que já tinha, assim não preciso me preocupar com a validade dos produtos.

Faço a mesma coisa com os itens de higiene. Se abro a última pasta de dente, anoto na lista. Se vejo que o shampoo está para terminar, anoto na lista. Se o detergente está na metade, anoto na lista. Assim, o fluxo todo da lista do supermercado tem funcionado em perfeita sintonia.

Como eu compartilho a lista com o meu marido, ele não precisa perguntar para mim o que precisa ser comprado, já que está tudo na lista.

Com isso, eu sei que não preciso me preocupar com os itens da despensa e produtos de higiene. Mas antes de ir no supermercado, gosto de dar uma olhada na geladeira para conferir quais legumes, verduras e frutas ainda tenho em casa.

E só depois disso é que vou ao supermercado.

~ Yuka ~

 

 

14 comentários em “Como organizar uma lista de supermercado

  1. Todos os dias venho aqui ver se tem post novo. Adoro seus posts s2.

    Uma pergunta: qual o aplicativo que você usa para fazer a lista e compartilhar com seu marido?

    Curtir

    1. Oi Cristiane. Eu e meu marido temos um iPhone, e um dos aplicativos que já vem nesse próprio celular é o app Lembretes. Esse aplicativo permite criar várias abas, então eu tenho uma lista com o nome: Supermercado (que é a lista de supermercado), Saúde (que eu coloco todos os exames médicos que preciso fazer no ano), Comprar (coloco desde itens de farmácia, reposição de produtos, e antes de sair, gosto de olhar se tem algum produto que já consigo comprar por ser na mesma direção que eu vou), etc. Beijos.

      Curtir

  2. Yuka! Além da praticidade em fazer a lista de maneira rápida, você evita gasto de papel, o que é um grande benefício! eu faço uma lista completa no excel, imprimo mensalmente e só coloco as quantidades dos itens que eu necessito. Mas a ideia de utilizar o celular é excelente…
    Já vi aplicativos de iphone que até fazem a cotação de alguns itens da lista em grandes supermercados, mas confesso que nunca utilizei… Você utiliza algum aplicativo? Acha que realmente facilita para a cotação dos preços?
    Beijo grande

    Curtir

    1. Oi Mariana, eu uso o próprio aplicativo Lembretes que já vem no iPhone, mas acredito que qualquer bloco de notas desempenha o papel da minha lista de mercado. Eu gosto de comparar preços em 2 supermercados. No final do mês, vejo que faz muita diferença no orçamento. Mas não uso nenhum aplicativo, pois gosto de anotar do lado do item da lista do supermercado, por exemplo: “creme de leite 1,75 / 2,39” sendo que o primeiro preço é referente ao primeiro mercado que passei e assim em diante. Beijos.

      Curtir

  3. Ola Yuka! muito bom seu jeito de organizar lista…dessa forma, vc só compra o que realmente utiliza sempre. Quantas vezes, comprei algum alimento (principalmente aqueles shakes para dieta) e ficou esquecido no armário, até q um dia lembrei mas já tinha vencido. Mudei muito esse meu hábito.No meu caso, por eu não gostar tanto de ir em mercado, as compras são feitas uma vez por mês, mas tudo fica bem mais equilibrado agora. Gratidão por mais um post !!!!!!!!!

    Curtir

    1. Oi Ana, eu geralmente faço 1 compra grande também para repor todos os itens de mantimentos, que é quando recebo meu salário. Depois, semanalmente, para repor as frutas e verduras. Custou um pouco para o meu marido aprender a deixar a lista do supermercado sempre atualizada (produto está acabando? já anota no celular), mas valeu muito a pena insistir. Hoje esse método tem funcionado muito bem pra gente. Um beijo pra você!

      Curtir

  4. Olá, te acompanho tem uns 4 meses e é minha primeira vez comentando, portanto preciso dizer que gosto muito da sua escrita e dos assuntos abordados. ^^

    Dito isso, gostaria de saber em qual loja foram comprados os potes de mantimentos, supondo que a foto seja autoral. Achei-os muito bonitos.

    Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Karine! Fico muito feliz em saber que você está gostando do blog. Espero que me acompanhe por muito tempo. 🙂 Em relação aos potes, eu comprei os meus no bairro da Liberdade, aqui em São Paulo. Nesse bairro, tem muitas lojas que vendem bugigangas, tem que entrar e sair procurando mesmo, já que os preços variam muito. Também costumo ver potes de mantimentos de vidro bem bacanas nas Lojas Americanas. Um beijo e boa sorte!

      Curtir

  5. Perfeito… eu tenho a velha lista na geladeira… sou pouci tecnológica… Vou m esforçar p usar agenda e aplicativo esse ano… Quem sabe nem compro agenda 2017.. achei lindo seus potes… Muito organizado .. bjos

    Curtir

    1. Oi Cristina, pra mim o celular smartphone foi uma revolução, principalmente em relação ao peso da minha bolsa. Hoje não carrego mais máquina fotográfica, agenda, caderno, calculadora, livros e outras várias coisas porque o celular faz todas essas funções pra mim. E com isso nem preciso dizer que economizo dinheiro, né? rsrs Um beijo!

      Curtir

Deixe um comentário