Do It Yourself

Resenha: Decomposer, a composteira doméstica elétrica da Trasix

Olha eu aqui insistindo na história da composteira

Pelo título do post deu pra perceber que eu ainda não desisti.

Ao fazer uma busca no Google por uma composteira doméstica, surgiram várias composteiras elétricas, o que me pareceu que esta prática já é bastante difundida no Japão. Empresas como Panasonic, Hitachi etc já possuem modelos de composteira elétrica há pelo menos 10 anos.

Muitas pessoas até diriam que é bobagem gastar dinheiro com isso, para eu tentar a composteira tradicional. Já tentei diversas vezes, algumas vezes compartilhada aqui no blog, e eu nunca consegui. Era muito bicho, muita larva, cheiro de lixo e eu tinha nojo demais. Desisti por diversas vezes, mas depois de alguns meses, tomava coragem para enfrentar mais uma vez a jornada da compostagem. Até que desisti… em partes.

Foi por acaso que descobri o Decomposer, a composteira elétrica da Trasix e depois de muito pensar, ficar em dúvida, convenci o marido a alugarmos por 2 meses. Achei melhor alugar antes de comprar, pois o preço é bem salgado.

Aqui está a composteira instalada na varanda do nosso apartamento. A instalação é bem fácil, só precisa de uma tomada.
Aqui está a composteira instalada na varanda do nosso apartamento. A instalação é bem fácil, só precisa de uma tomada.

A composteira tem uma pá giratória que mistura o composto e aquece a uma temperatura suficiente para que os micro-organismos se multipliquem. São esses micro-organismos que transformam restos de alimentos em adubo em menos de 24 horas. Posso jogar qualquer tipo de comida como feijão, sopa, pão, frutas, ovos, carnes, osso pequeno de frango, etc. Resumindo, tudo o que a gente consegue comer, pode descartar na composteira.

A ideia de jogar o lixo orgânico em uma composteira elétrica que simula uma lixeira é maravilhosa e muito prática.

Nosso lixo orgânico reduziu para zero, e basicamente temos 3 grandes tipos de lixo: os recicláveis (vidro, plástico, papel, etc), lixo do banheiro e os resíduos orgânicos.

Faz 2 meses que a lixeira da cozinha está vazia.

decomposer2

Aqui estão as cascas de pepino e cenoura, só para mostrar pra vocês.
Aqui estão as cascas de pepino e cenoura, só para mostrar pra vocês.

decomposer4

E depois de 24 horas vira esse pozinho seco, parece uma serragem.
E depois de 24 horas vira esse pozinho seco, parece uma serragem.

decomposer6

Esses resíduos orgânicos podem ser utilizados como adubo na proporção 7 de terra para 1 de adubo. Levo um pouco desse adubo para a horta de onde eu trabalho e também dou de presente para as pessoas que tem interesse em receber.

Esta composteira tem 2 poréns:

1.) É relativamente grande para ser colocada dentro de um apartamento. Para quem mora em casa, recomendo este produto, pois é viciante saber que o lixo orgânico vira adubo para as plantas. Agora, para quem mora em apartamento pode ser um pouco complicado.

2.) O cheiro é um pouco forte, principalmente quando coloco resíduos como carne e ossos. Nessa hora achei que não fosse aguentar o cheiro de ração molhada. A sorte é que tenho uma varanda grande onde pude deixar a composteira. Com o passar dos dias o cheiro foi diminuindo consideravelmente, talvez porque a serragem já fica bem seca. A única umidade que entra é a do alimento que eu jogo 1 vez por dia.

Após esta experiência, decidi que vou esperar a Panasonic trazer a composteira para o Brasil. As marcas japonesas não utilizam micro-organismos, elas simplesmente desidratam os alimentos até virar pó. Dizem que esse processo dura em torno de 1 hora, o cheiro é bem menos característico e o ponto forte é que tem o tamanho de uma lixeira tradicional. Para apartamentos pequenos é o ideal.

Essa é a composteira elétrica da Panasonic. Lembra muito uma lixeira pequena.
Essa é a composteira elétrica da Panasonic. Lembra muito uma lixeira pequena.

Outro dia fiquei sabendo pela minha mãe que o vaso sanitário hi-tech-ultra-moderno-do-Japão já chegou no Brasil.

Quem sabe a composteira elétrica também não começa a ser comercializada aqui em alguns anos?

~ Yuka ~

12 comentários em “Resenha: Decomposer, a composteira doméstica elétrica da Trasix

  1. Oi. Eu não sabia que existia composteira elétrica. Já pesquisei bastante sobre a convencional, mas nunca fui adiante na ideia pq moro em apto. Mas esta elétrica parece ser boa. Quanto custa? Não encontrei preço na internet.

    Aqui em casa jogamos o papel higiênico na privada. Pelo que li, quando se tem rede de esgoto esta é a opção mais sustentável 🙂 Nunca deu problema.

    Beijos

    Curtir

    1. Oi Rosana, para comprar, se não me engano, estava entre R$3.000 a R$5.000. Mas recomendo só se você morar numa casa. Em um apartamento, além de ser muito grande, às vezes vem um cheiro forte. Eu decidi que vou esperar as empresas importarem as lixeiras compactas do Japão. Essas sim, não tem odor porque faz a desidratação dos resíduos. Beijos.

      Curtir

        1. Oi Rosana, já vi sim, mas como estou morando em um apartamento alugado, por enquanto não compensa pra mim. O meu sonho de consumo mesmo é essa lixeira da Panasonic, quem sabe um dia, se eu viajar para o Japão… rs Beijos.

          Curtir

  2. Sonho em ter uma composteira tb, mas os preços são salgados de mais, Yuka, qto sairia uma no japão? tenho amigos lá, aumenta muito a conta de luz??? outra coisa q não entendi, a gente vai armazenando o resto de alimentos nela durante alguns dias e depois ligar, ou assim q coloca os alimentos tem ser imediatamente triturados??? desculpe tantas perguntas bjs

    Curtir

    1. Oi Rosi, não sei quanto custa uma composteira no Japão. Acho que não deve aumentar a conta de luz, principalmente porque essas composteiras trabalham com voltagem baixa. Até onde sei, você pode juntar o resto dos alimentos do dia (café da manhã, almoço e jantar), e no fim do dia ligar. Se deixar o alimento por alguns dias, ele vai apodrecer na composteira. Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário