Do It Yourself

DIY Brinquedos para fazer em casa

A querida Cristina, uma leitora deste blog, me pediu para mostrar o móbile de berço que eu havia feito para a minha filha.

Pensando nisso, o post de hoje são algumas das coisas que já fiz para ela. Espero que gostem.

x
Esse móbile simulando balões de ar quente foi feito de papel colorido e linhas de costura.

x

 

Fiz esse brinquedo usando bastidor de madeira e amarrando várias fitas coloridas.
Fiz esse brinquedo usando bastidor de madeira e amarrando várias fitas coloridas.
Elefante de pelúcia
O elefante de pelúcia vira um travesseiro.
Chocalho - coloquei várias pedrinhas de bijuteria dentro de uma garrafinha de plástico.
Chocalho – coloquei várias pedrinhas de bijuteria coloridas dentro de uma garrafa de plástico. De tempos em tempos vou trocando o conteúdo para mudar o som: feijão, arroz, milho, etc.
DIY_mar1
Simulando o mar dentro de uma garrafinha de plástico. Misturei água e corante azul com óleo de cozinha.
Usei dois bambolês para criar esse brinquedo. Forrei os bambolês com tecido e fiz alguns penduricalhos de feltro. Ela brinca até hoje com os penduricalhos de feltro.
Usei dois bambolês para criar esse brinquedo. Forrei os bambolês com tecido e fiz alguns penduricalhos de feltro. Ela brinca até hoje com os penduricalhos.

DIY_bambole4

DIY_bambole2

Naninha
Naninha

DIY_naninha1

Mesmo para quem não sabe costurar, dá para fazer vários brinquedos sensoriais. Minha filha adora amassar garrafa pet de 1,5l, já coloquei feijão em uma garrafa pet de 500ml e ela ficou durante algumas semanas entretida com o som, controle remoto que não usamos mais (lembre-se de tirar as pilhas), pedaço de papel para ela amassar, fita grossa de gorgurão, almofada. O maior exemplo de que não precisamos comprar zilhões de brinquedos é a certeza que eu tenho de que ela se diverte muito mais com essas coisas da casa do que propriamente com os brinquedos que comprei, pois ela sempre escolhe os brinquedos feitos por mim. Todos os brinquedos feitos têm um custo mínimo… por exemplo, paguei R$5,00 pelos 2 bambolês, R$0,65 por cada garrafinhas de plástico, usei tecidos, cola, linha, miçangas e feltros que já tinha em casa.

Pra que ela pudesse ter autonomia para pegar os brinquedos sem a minha ajuda, liberei o espaço do rack da televisão para criar uma “brinquedoteca”.

Ela pegando um dos livros para eu ler.
Pegando um dos livros. Toda vez que ela pega um livro, eu leio para ela.

IMG_9332

Ela escolhendo qual brinquedo pegar.
Escolhendo qual brinquedo pegar.
Todos os brinquedos em volta dela estavam dentro do cesto. É ela que ao longo do dia vai tirando do cesto para brincar.
Todos os brinquedos em volta dela estavam dentro do cesto. Ela vai tirando do cesto para brincar.
Os brinquedos maiores eu guardo nesta caixa que eu mesma fiz com papelão e forrei com tecido.
Os brinquedos maiores eu guardo nesta caixa que eu mesma fiz com papelão e forrei com tecido.

caixa brinquedo DIY 13

~ Yuka ~

19 comentários em “DIY Brinquedos para fazer em casa

  1. Adorei, Yuka! Vou mostrar para minha irmã para ele se inspirar e aplicar o mesmo conceito com meu sobrinho! Não é preciso um mundo de brinquedos para criança brincar, afinal, muitas vezes eles tem um que é preferido e acabam largando os outros de lado. Sem contar que muitos brinquedos distraem, mas também tiram o foco, eu acho…

    Curtir

    1. Oi Silvia, acho legal a criança ter a capacidade de se concentrar em um único brinquedo. As crianças de hoje parecem enjoar rápido demais dos brinquedos. Eu lembro que quando eu era criança, brincava por meses, até mesmo anos com o mesmo brinquedo. E é por isso que eu mesma crio os brinquedos, pois quero que ela aprenda a criar objetos a partir do nada, usando a criatividade e imaginação. Um grande beijo.

      Curtir

  2. Que lindos Yuka! O móbile da milha filha também foi feito por nós(balões também, mas de tecido) e ela ama, brinca, conversa. Morro de amores quando vejo 🙂 não estava nem em cogitação comprar um móbile barulhento. Concordo com você que é necessário estimular a capacidade de criar.
    Gostei demais das cestinhas no rack, vou tentar adaptar sua ideia por aqui 🙂
    Abraço!

    Curtir

    1. Faz sim, Bruna. Eu não imaginei que nessa idade ela poderia ter tanta autonomia em ir até o rack e escolher uma hora livros e outra hora brinquedos para se entreter. É muito engraçado perceber que ela fica com dúvidas de qual brinquedo pegar. Rsrs um beijo!

      Curtir

  3. Que lindo que ficou o móbile… vou fazer um pro meu bebê também… e que presente vc me deu hein!!! ontem foi meu niver hehehe… gosto do conceito de poucos brinquedo também, eu estava lendo sobre o método montessouri e fala justamente isso ter poucos e trocar sempre pra estimulá-los. E o tapete de atividades então eu achei maravilhoso!!! nunca tinha pensado nisso.. super bjs Yuka e obrigada por compartilhar conosco.

    Curtir

    1. Outro dia minha amiga comentou que eu estava seguindo o método montessoriano, que até então eu nunca tinha ouvido falar rsrs. Depois que fui ler o método, vi realmente que já aplicava muitas coisas. Mais pra frente, vou publicar um post sobre esse método. Um beijo e parabéns pelo seu aniversário! 🎁

      Curtir

        1. Olá, eu não coloquei nada, deixei solto mesmo. O único inconveniente é que conforme o bebê vai ficando esperto, ele puxa, morde, chuta o bambolê, derrubando no chão. Como o bambolê é levinho, não machuca, mas toda hora eu tinha que levantar. O bom de deixar solto é que eu levava pra qualquer lugar: colocava dentro do berço, no sofá, na cama, no chão. E uma das diversões da minha filha era morder o bambolê, então achava que estava valendo. Se quiser prender, encontrei este site aqui, acho que deve dar super certo. Um beijo. http://www.tenjuneblog.com/2014/02/diy-baby-play-mat-sewing-tutorial.html?m=1

          Curtir

    1. Oi Jucélia, eu não tenho o molde, pois fiz durante o curso de costura que eu fazia. Não sei se eles vendem o molde, mas se tiver interesse, entre em contato com o Atelier da Ida e Kika. Um beijo!

      Curtir

Deixe um comentário