Organização

9 passos para escolher a árvore de Natal perfeita

Já entramos no mês de dezembro…

Desde criança, sempre tive fascínio por árvore de Natal.

Lembro que na minha família, ninguém tinha vontade de montar (muito menos desmontar) a árvore. Todos os anos eu tirava sozinha a caixa onde ficava armazenada a árvore e montava, pendurava as bolinhas, as luzes pisca-pisca, e ficava encantada com tanta beleza.

Este ano, pela primeira vez, tenho a árvore de Natal da minha nova família: eu, meu  marido e minha filha.

Árvore de Natal é um produto que você geralmente compra uma única vez e ela dura muitos e muitos anos. E justamente para não me arrepender depois, pesquisei muito antes de comprar, que compartilho aqui com vocês:

1.) DEFINA A ALTURA DA ÁRVORE

Definir o tamanho da árvore é o primeiro e importante passo. Para isso, vale ir até alguma loja para ver pessoalmente o quanto uma árvore ocupa de espaço, já que não é só a altura, ela vai alargando na base. Eu fiz uma marcação na parede com uma fita nas alturas 1,50m e 1,80m pra ter uma ideia de como ficaria em casa. E levei em consideração 2 coisas: espaço da casa (como sempre) e sabia que queria colocar os presentes das crianças (pretendo ter mais filhos além da minha bebê) no pé da árvore. Sendo assim, teria que ser uma árvore para deixar no chão, e não em cima de uma bancada ou mesa lateral.

2.) ESCOLHA O TIPO DE PINHEIRO QUE VOCÊ QUER

Sim, eu também não sabia disso, achava que era tudo igual, mas não, há diversas árvores com tipos e quantidade de galhos diferentes, tipo da base, etc. Essa pesquisa dá pra fazer pela internet, apesar de não ser tão aconselhável comprar pela internet (eu tinha ficado em dúvida entre 2 modelos, e quando fui ver pessoalmente, a árvore era bem diferente e acabei escolhendo uma que nem estava na internet).
Estou colocando a foto de alguns pinheiros existentes no mercado, mas são centenas de tipos. Vai de gosto mesmo.
tipos de árvore de Natal

3.) ESCOLHA A COR DO PINHEIRO

Agora é a hora de escolher a cor da árvore. Tem árvore verde, verde degradê, verde com neve, toda branca, árvore colorida.
4.) ANOTE TODAS AS SUAS ESCOLHAS EM UM PAPEL
Depois de tomado as decisões, anote num papel e tire uma foto da árvore que você gostou. Acredite, quando você chegar na loja e ver várias árvores uma do lado da outra, vai ficar tudo confuso. Esse pedaço de papel será a sua salvação.
5.) HORA DE IR ÀS COMPRAS (ÁRVORE DE NATAL)
Eu fiz a compra em 2 etapas. Reservei um dia somente para escolher com calma a árvore de Natal e um outro dia para só para escolher os ornamentos. Fazer as 2 coisas no mesmo dia é cansativo, e tem o perigo de comprar qualquer ornamento só pra poder voltar pra casa e descansar.
arvore de Natal 2
Eu escolhi uma árvore de 1,50m, como já joguei a caixa fora, não lembro o tipo do pinheiro que escolhi, mas enfim, ela é toda desmontável, e vem toda amassada, como dá para ver na foto (não liguem no colchonete no chão, é onde a minha filha fica brincando).
arvore de Natal 3
Depois de desamassar, abrir todos os galhos, ficou assim.

 

6.) DECIDA O TIPO DE DECORAÇÃO QUE A ÁRVORE TERÁ

Chique? Infantil? Minimalista? Contemporâneo? Procure alguns modelos na internet e tire algumas fotos para poder levar na loja. E defina as cores que irão compor a sua árvore. Eu decidi que a minha árvore teria as seguintes cores: vermelho, dourado e branco.
7.) CALCULE A QUANTIDADE DOS ORNAMENTOS QUE SERÃO NECESSÁRIOS
Tem um site do Reino Unido que calcula a quantidade dos ornamentos necessários para montar a árvore de Natal perfeita. Eu mesma não utilizei esse site, fiz tudo de cabeça mesmo. E faça uma lista. Na minha lista teve:
– ornamentos: 40 caixinhas de presente, 40 bolas decoradas
– 3 caixas de pisca-pisca com 100 luzes cada
– 1 corrente de guirlanda de bolinhas douradas
8.) HORA DE IR ÀS COMPRAS (ORNAMENTOS)

Eu resolvi não lotar a minha árvore com todos os ornamentos possíveis este ano, porque quero poder comprar uma coisa aqui e ali junto com a família nos outros anos.

Os ornamentos que comprei foram estes aqui. Como eu não achei as caixinhas de presente do jeito que eu imaginava, eu mesma fiz, comprando isopor, papel de presente e fitas.
Os ornamentos que comprei foram estes aqui. Como eu não achei as caixinhas de presente do jeito que eu imaginava, eu mesma fiz, comprando isopor, papel de presente e fitas.

 

9.) MONTANDO A ÁRVORE DE NATAL

Com pisca-pisca
Com pisca-pisca. Testem antes de começar a enfeitar a árvore. Geralmente o pisca-pisca dá uma falha aqui e ali, e precisa ser ajustado antes de começar a colocar os ornamentos.
Com as guirlandas de bolinha
Com as guirlandas de bolinha
Com as bolas vermelhas lisas
Com as bolas vermelhas lisas
Com as bolas vermelhas decoradas
Com as bolas vermelhas decoradas
Com as bolas douradas lisas e decoradas, mais a estrela (topo), mas achei que ficou feia, por isso tirei
Com as bolas douradas lisas e decoradas, mais a estrela (topo), mas achei que ficou feia, por isso tirei
Com os presentinhos
Com os presentinhos
Já estava anoitecendo... Última foto antes de colocar a árvore no lugar definitivo.
Já estava anoitecendo… Última foto antes de colocar a árvore no lugar definitivo.
E ainda fiz uma saia usando feltro vermelho. Pronto, terminei.
E ainda fiz uma saia usando feltro vermelho. Pronto, terminei.

~ Yuka ~

10 comentários em “9 passos para escolher a árvore de Natal perfeita

  1. Que bonita ficou Yuka! Que interessante o passo a passo para escolher uma árvore 🙂 realmente é bom escolher bem porque elas duram muuuito. Temos a nossa desde o 1o ano de casados, já se vão 10 anos. Fiz a maior parte dos nossos enfeites de natal, uso sempre os mesmos. Esse ano é que acrescentei uns corações de tecido na árvore, fiz uma bota para a minha filha e capas de almofada 🙂
    Abraço

    Curtir

  2. Que bonita ficou Yuka! Que interessante o passo a passo para escolher uma árvore 🙂 realmente é bom escolher bem porque elas duram muuuito. Temos a nossa desde o 1o ano de casados, já se vão 10 anos. Fiz a maior parte dos nossos enfeites de natal, uso sempre os mesmos. Esse ano é que acrescentei uns corações de tecido na árvore, fiz uma bota para a minha filha e capas de almofada. Nada como uma criança em casa para nos animar a enfeitar um pouco mais 🙂

    Curtir

    1. Com certeza! Até meu marido que não liga para essas coisas está todo animado. E ver minha filha encantada com as luzes pisca-pisca e as bolinhas coloridas não tem preço. Agora que aprendeu a se arrastar pelo chão da casa, o lugar preferido dela é ficar embaixo da árvore, puxando os galhos rsrsrs.

      Curtir

  3. Oii qual o modelo da sua arvore?
    Eu ja comprei pela internet 2x e ñ deu certo, na foto parece cheia e quando chega em casa é só o esqueleto. Mas a sorte que na 2x que eu comprei eu comprei pelo mercado livre e caso ñ seja o produto que queremos eles devolvem o dinheiro!
    Os dois modelos que ja comprei vem com os galhos fixo na base e tem que abrir os demais galinhos !
    Eu queria comprar um modelo bom dessa vez, bem cheio como os das fotos mas sem ser de fibra Ótica.
    A minha 2 arvore ETA mais de 1500 galhos p 2,10 achei que seria bem cheia mas ñ era
    Me ajude com as infotnaçoes que puder, ja que vc pesquisou bem, eu aprendi desde a minha 1 compra que o certo seria comprar em loja física mesmo, mas na minha cidade uma arvore bonita fica em torno de 900 reais, e na internet sempre acha mais em conta ou que parcela em maos vezes pelo menos!

    Curtir

    1. Ih Bárbara, vou ficar te devendo essa, porque eu joguei a caixa fora… talvez no seu caso valha a pena dar uma pesquisada nas lojas físicas, anotar o nome da árvore e só depois comprar na internet. Mas ainda assim acho arriscado, viu? Eu lembro que eu fui na loja comprar, e voltei praticamente carregando a caixa nas costas rsrs, mas valeu a pena.

      Curtir

  4. Parabéns, você soube aplicar método à sua escolha. Obrigado especialmente pela parte sobre os tipos de árvore, vai diferenças de formato mas não sabia a lógica e como eu moro em apartamento também preferi uma sintética e desmontável.

    Pessoalmente, além da estética passei a procurar algo para tornar a árvore mais pessoal. Por exemplo, quando estamos viajando sempre procuramos algo que se torne um bom enfeite de natal. Além de outras coisas que façam parte da história da família. A árvore torna-se outra forma de guardar boas lembranças.

    Curtir

    1. Oi Renato, você me deu uma ótima ideia para também começar a fazer isso, de procurar algo nas viagens para que a árvore se torne um “baú de memórias boas”. Um abraço!

      Curtir

      1. Oi Yuka, Além de se algo divertido durante as viagens dá um outro significado, a árvore sempre muda um pouco e vira uma fonte de boas histórias. Quando meu filho começou a fazer artes na escola passamos incluir algum enfeite que use uma técnica que ele aprendeu naquele ano. No mais, meus parabéns a proposta do blog é ótima e muito necessária para esses esses tempos atuais. Um abraço.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário