Do It Yourself

Como montar um atelier sem gastar muito

No post anterior, eu mostrei como é o meu pequeno atelier.

Nest post, resolvi explicar como montei um atelier sem gastar muito dinheiro.

A primeira coisa que fiz foi medir tudo com fita métrica todo o espaço disponível que eu tinha, como a distância entre as paredes, o tamanho do varão que eu deveria comprar, enfim, tudo mesmo.

Para facilitar essa etapa, eu gosto de usar o aplicativo de celular (gratuito) chamado Measures. Ele permite tirar fotos e acrescentar as medidas na própria foto, criando pastas. É ótimo.

Photo-Measures-App-150x150

PhotoMeasures-app

Depois esvaziei a escrivaninha, limpei as gavetas e o coloquei móvel na sala.

A partir disso fui recolocando os objetos do atelier pouco a pouco, e sempre tirava fotos para que eu pudesse analisar “com olhos de visitante” como estava ficando: se bagunçado ou colorido demais. Pode soar estranho, mas acredito que quando olho a decoração da minha casa através de uma lente de uma máquina fotográfica, consigo identificar mais fácil se a decoração está ficando boa ou se está muito bagunçada.

Depois fui comprar o varão na loja Daiso (paguei R$6,90), já sabendo o comprimento exato do varão que eu iria precisar.

atelie2

Eu já tinha os ganchos em S (como mostrei aqui), e trouxe-os para o atelier e pendurei as minhas tesouras. Bordei a frase “home is wherever i am with you” em um tecido, prendi no bastidor e pendurei como um quadro com um gancho autocolante.

atelie2_1

Outra coisa além da tesoura que eu resolvi expor foram as amostras de tecido. Eu tenho mania de toda vez que compro algum tecido, recortar uma amostra no tamanho 10x10cm e guardar para posterior consulta. Acho tão útil estas amostras, que separo por cores. Quando preciso repor algum tecido, levo a amostra para a loja, pois assim o vendedor consegue me atender rápido.

atelie2_2

As coisas miúdas que deixavam um ar de bagunça no atelier, foram “escondidas” nas caixinhas transparentes. Só que ao tirar foto desta etapa, percebi que ainda continuava com ar bagunçado. Por isso acrescentei um papel verde-água de scrapbook (para combinar com a capa da máquina de costura que eu tinha feito) na frente de cada uma das caixinhas para ocultar as miudezas e dar um aspecto mais clean.

atelie6

atelie3

Outra coisa que eu queria deixar exposto eram as linhas de costura. Mas todo organizador que eu encontrava para comprar ou eram muito grandes, ou muito pequenos. E eu queria um do tamanho exato para a parte superior da escrivaninha. P jeito foi fazer um utilizando uma placa de isopor, uma placa de plástico branco e palitos para fazer pipa que comprei em uma papelaria.

Captura de Tela 2015-02-03 às 17.48.08

Para dispor os tecidos para costura, dobrei todos os tecidos que eu tenho na mesma largura e altura, e guardei nas gavetas ordenando por gradação de cores.

atelie4

atelie7

atelie8

E foi isso. Gastei muito pouco pra montar um cantinho de costura pra mim.

~ Yuka ~

26 comentários em “Como montar um atelier sem gastar muito

  1. Parabéns mil vezes, seu cantinho ficou show. As dicas das amostras de tecidos e o suporte de linhas, adorei. Pinei uma das fotos do seu atelier no meu Pinterest em Craft Room!!

    Curtir

    1. Bom dia Eliane, essas amostras além de decorativas, são muito úteis. Já comprei muitos tecidos errados por achar que era o que estava procurando. Levando as amostra de tecido, além de evitar comprar tecido diferente, facilita demais os vendedores. Um grande beijo!

      Curtir

  2. Adorei. Muito criativa no suporte para linhas de costura e nas amostras de tecido. Estou projetando montar meu atelie suas dica me inspirou. Obrigada e sucesso sempre!

    Curtir

    1. Oi Nat, tudo bem com você? Quanto tempo!!! Então, o Facebook eu já não tenho mais, tenho só o Messenger, ainda bem que você me deu um alô por aqui, porque o Messenger não me avisou sobre sua mensagem. As meninas estão grandes sim, a maior já está com 3 anos, rápido né? Ainda não consegui voltar a fazer artesanato, você ainda está fazendo? Beijos, saudades de você.

      Curtir

  3. Amei suas dicas! Estou montando um cantinho pra mim e essas informações vieram a calhar.
    Muito obrigada!! E se tiver mais dicas, vou adorar receber….rsrsrs

    Curtir

Deixe um comentário