Minimalismo

Buscando a simplicidade

pena

Durante muito tempo acreditei que pessoas bem sucedidas eram aquelas que ganhavam muito dinheiro e possuíam inúmeros bens como carros, apartamentos enormes, empregos rentáveis, poder, status, reconhecimento…

Só que há alguns anos, cansei de mostrar o que não sou. Ser para os outros, o que eu não queria me tornar. E aos poucos fui simplificando minha vida: joguei fora objetos, joguei fora alguns sentimentos e joguei fora algumas pessoas. Ao mesmo tempo que eu ia me livrando daquele peso todo que eram os excessos da minha vida, fui percebendo que o nó da minha vida também se desatava.

A palavra ‘simplicidade’, de um modo geral, significa ausência de excessos e extravagâncias na ordem material, social ou psicológica.

Ao aprender a desapegar das coisas, fui descobrindo de que não preciso, nem devo me comparar com os outros. O que traz felicidade para um, não necessariamente traz felicidade para mim. O que traz felicidade para mim, pode ser uma bobagem para o outro.

E passei a admirar as pessoas que conseguem ir no sentido contrário que o mundo inteiro vai: de que consumir é bacana, de que ter muitos bens é sinal de sucesso. Admiro pessoas que ao invés de ter coisas, preferem ter momentos. Ao invés de ostentar as coisas que tem, compartilham experiências. Ao invés de excessos, preferem a simplicidade.

Hoje, esforço para me tornar a pessoa que eu quero me tornar, e não o que as pessoas querem que eu me torne.

E posso dizer que cada passo que tenho percorrido por esse caminho, tem valido muito a pena.

~ Yuka ~

16 comentários em “Buscando a simplicidade

  1. Adorei seu texto, também não tenho me arrependido nenhum momento de viver uma vida mais simples. O processo de mudança não e rápido mas aos poucos a gente vai tomando gosto pela coisa e vai vendo que o que temos pra compartilhar com o nosso próximo são sentimentos, vivendo cada momento de forma única.

    Inspirado nesse estilo de vida tenho escrito meus ensinamentos em um blog: vivendocommenos.blogspot,com.br

    Curtir

  2. Gostei muito do texto, pois é exatamente assim que minha vida veio seguindo. Parece que o que temos que fazer tem que ser bom sempre para os outros e nunca para nós, e assim seguimos por um caminho que os outros determinam e não nós mesmos. Sucesso, um trabalho que ganhe muito e várias outras coisas são mais impulsionadas pelas pessoas ao nosso redor do que por nossa vontade. Acabamos fazendo coisas que nem queremos, e a felicidade ó, lá longe.

    Curtir

    1. Oi Érica, pois é, o que faz feliz pra uma pessoa, não significa necessariamente a nossa felicidade. Pra minha mãe, tudo ainda é muito difícil. Ela compreende, mas inevitavelmente faz comparações entre a minha vida simples com a vida abastada dos meus primos. Mas sabe o que é mais legal? É que eu não me importo mais, nem fico magoada quando fazem esse tipo de comparação. Cada um sabe onde mora a sua própria felicidade. E a minha felicidade tem morado bem pertinho de mim 😀

      Curtir

  3. Olá, lendo seu texto parece que foi escrito pra mim! me identifiquei com tudo, porém ainda não consegui me livrar da culpa de ser diferente, deixei meu emprego por opção, vivo hoje com meu esposo com muito mais tempo pra nós, tempo pra curtir a família, viajar, assistir filmes…. porém sempre pensando que as pessoas estão falando de mim.

    Curtir

    1. Oi Inara, você não precisa se sentir culpada por ser diferente. Você deve se sentir orgulhosa. Você cuida da sua família, do seu esposo, você curte a vida muito mais do que a maioria que fica 8h~10h em um escritório. Aproveite para fazer o que é importante… cuidar de você mesma e da sua família. As pessoas que comentam dos outros sempre comentarão independente do que façamos. Um beijo.

      Curtir

  4. Ola!

    Cresci vendo meus pais trabalharem 10h 12h por dia, chegarem em casa mortos e dormirem em frente a TV, o dinheiro que têm fica guardado pq nem força ou tempo eles tem para gastar :/

    E eu estava no mesmo caminho que eles, mas a quase 2 anos deixei meu concurso público por opção, passei a ter mais tempo e (bom humor rs) com meu esposo e agora com meu bebe que está por vir, temos menos dinheiro mas muito mais qualidade de vida!

    Curtir

  5. Verdade, a cada dia percebo que a felicidade está em aproveitar os pequenos momentos da vida e não o que a sociedade do consumismo nos impõe. Eu e minha família adoramos acampar, enquanto os amigos dos meus filhos vão em resortes, Disney, nós acampamos, os meus conhecem lugares diferentes a cada feriado, já viram vaga-lumes, sapos, fizemos fogueira para esquentar no frio, etc. E os amigos deles são malucos para acampar também, mas isso não faz parte da realidade da família deles.

    Curtir

    1. Que delícia! Não vejo a hora das minhas filhas crescerem um pouquinho mais pra gente também acampar. Será uma experiência maravilhosa. Pessoas a minha volta também só fazem viagem para resorts com tudo incluso. Esse fim de semana, aproveitei para costurar uma casa para as minhas filhas. Eu uso a estrutura da mesa de jantar para fazer a casinha de tecido, com porta e janelas. Está sendo a maior sensação aqui em casa. Pra mim, isso tem mais valor do que comprar um presente para elas. Beijos.

      Curtir

      1. Realmente é fantástico, para nós não tem preço a liberdade que temos acampando, hoje meu filho tem 4 anos e minha filha 12 anos, porém o pequeno começou a acampar com 6 meses e ele adora. Tem uns campings com estrutura completa pronta para viver esta experiência, quando quiser será um prazer lhe apresentar este universo. Beijinhos

        Curtir

        1. Eita que corajosa, o pequeno com 6 meses e já foi acampar? Minha filha mais nova tem 1 ano e 2 meses e ainda não tive coragem… você tem algumas sugestões de lugares para eu ir? Esse que você falou da estrutura completa? Beijos.

          Curtir

          1. Rss. Todo mundo fala isso, mas hoje os campings oferecem uma estrutura tão segura que é bem tranquilo acampar com bebê. O camping Valle das Águas em socorro tem o ready Camp, que tem tudo pronto para quem quer viver a experiência de acampar sem ter equipamento próprio. Eu tenho um blog que as vezes posto alguma coisa. No post abaixo eu coloquei nossa acampada com um bebê https://wp.me/p7DRoS-S
            Manda um email pra mim quando for que te passo várias dicas legais
            Suxavier@yahoo.com. Suas filhas vão amar a experiência! Beijinhos
            😊😘

            Curtir

Deixe um comentário