Auto-Conhecimento

Uma vida sem carro: uma opção

Eu já tive um carro há uns 6 anos. E percebi que pagava muito caro para tê-lo perto de mim. Além do valor da compra do carro, tem a manutenção (seguro obrigatório, IPVA, seguro do carro, gasolina, rodízio de rodas, óleo, troca de peças, lavagem do carro, etc.). Como nesse apartamento que moro não tem estacionamento, teria que pagar ainda uma mensalidade para estacionamento.

Agora some todos esses valores e veja quanto você gasta no final de ano. É muito caro.

Eu vou trabalhar de metrô. Meu marido de metrô + ônibus. Não ando de bicicleta porque tenho medo de morrer atropelada. Não é fácil não ter carro em São Paulo, principalmente em dias de chuva e nos finais de semana quando a quantidade de ônibus reduz consideravelmente.

E ainda escuto piadinhas como “por que você não tem um carro ainda?”, “nossa, como você é pobre” e por aí vai. Mas sinceramente? Nem ligo.

Não ter um carro, virou uma escolha de vida. Foi uma decisão tomada em conjunto com marido, de que agora, não precisamos de um carro. Não sentimos falta. E ainda economizamos um bom dinheiro. Pode ser que um dia a gente compre um carro, se a família crescer. Mas pode ser que a gente não sinta falta também.

Quando precisamos ir até algum ponto mais distante da cidade, vamos de metrô até onde dá, e pegamos táxi para o restante do percurso. Fácil assim.

Infelizmente vivemos numa sociedade em que as pessoas julgam quando você tem um bom emprego, um bom apartamento, mas não tem um carro.

Mês passado, fui ver uma exposição do Andy Singer na estação de metrô Clínicas em São Paulo. Muito bom. A exposição trazia críticas e reflexões sobre a sociedade do automóvel.

andy singer andy singer1 andy singer2

~ Yuka ~

4 comentários em “Uma vida sem carro: uma opção

  1. Parabéns por ter optado por não ter carro. Eu também fiz essa opção. Optei pela bicicleta, e senti uma grande liberdade em relação aos ônibus.

    Curtir

    1. Como eu moro em São Paulo, ainda não tenho coragem de andar de bicicleta pelas ruas. Mas meu marido é doido pra andar de bicicleta como meio de transporte e se ver livre dos ônibus. Não vemos a hora de implantar uma ciclovia pelas ruas desta cidade.

      Curtir

  2. Yuka,

    Apesar do seu post ser de 2013, as coisas continuam as mesmas. Ou até piores…

    As pessoas continuam acreditando que ter um carro é sinônimo de sucesso. Poucos perceberam que as duas coisas não possuem nenhuma relação.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    Curtir

    1. Oi Rosana, e acho que vai ficar cada vez pior… as pessoas ainda não perceberam que o período da bonança já terminou faz tempo… estamos em período de recessão, e mesmo assim, a ostentação continua. Vamos ver até quando o bolso do brasileiro vai aguentar…

      Curtir

Deixe um comentário